Ferrovias, finalmente, na pauta de prioridades

Ferrovias, finalmente, na pauta de prioridades
FAESC
05 de Agosto de 2025
Por: MB Comunicação
Fonte: Sistema FAESC/SENAR

Santa Catarina, por sua vocação agroindustrial e exportadora, não pode mais adiar uma decisão estratégica que impactará decisivamente seu futuro: o investimento urgente e consistente em infraestrutura ferroviária. Com uma malha rodoviária sobrecarregada, deficiente e em muitos pontos obsoleta, o Estado carece de alternativas logísticas compatíveis com sua pujança produtiva e com a complexidade das cadeias de suprimentos que sustentam sua economia. A recente criação do Sistema Ferroviário do Estado de Santa Catarina (SFE), com o respaldo jurídico e institucional da Lei nº 0474/2025, representa um divisor de águas nesse cenário. De parabéns, portanto, o governador Jorginho Mello pela iniciativa e a Assembleia Legislativa pela aprovação da lei.

Ao conferir ao Estado a prerrogativa de conceder, planejar e desenvolver trechos ferroviários, essa nova legislação rompe com a dependência exclusiva da União e inaugura uma era de protagonismo regional. Santa Catarina deixa de ser apenas espectadora do traçado nacional das ferrovias para assumir o timão do próprio destino logístico. Trata-se de uma conquista histórica e, ao mesmo tempo, de uma convocação à ação imediata.

O Estado detém apenas 4,4% da malha ferroviária nacional e responde por irrisórios 1,45% da carga transportada por esse modal. Essa desproporção é inaceitável frente ao peso da economia barriga-verde. Nesse contexto é urgente a necessidade de integrar o Oeste ao Litoral, criando um corredor ferroviário eficiente e contínuo entre as regiões produtoras do interior e os portos marítimos catarinenses. A expansão da Malha Sul, conectando Chapecó a Correia Pinto, constitui um passo necessário, mas insuficiente. O horizonte precisa ser mais ambicioso. A interligação entre os portos de Itajaí, Navegantes, São Francisco do Sul e Itapoá por ferrovia reforçaria a sinergia entre modais e expandiria a capacidade de escoamento das exportações, promovendo ganhos econômicos, ambientais e operacionais de grande magnitude.

O Estado já conta com exemplos consolidados de uso ferroviário, como a Malha Sul e a Ferrovia Tereza Cristina, ambas sob tutela federal. Com o SFE, abre-se a possibilidade de internalizar a gestão, modernizar os trechos existentes e, sobretudo, viabilizar novos empreendimentos sob regime de concessão ou autorização privada. A nova legislação permite outorgas de até 99 anos, proporcionando segurança jurídica e atratividade para investidores de longo prazo. Trata-se de um modelo inovador, sintonizado com o Novo Marco Legal das Ferrovias, que visa fomentar o surgimento de “shortlines”, linhas curtas voltadas a demandas locais, integradas à malha nacional.

Além dos projetos em curso — como a ligação entre os portos de Navegantes e Araquari, já com 70% de execução — o governo estadual vislumbra novas rotas estratégicas: a conexão entre a Ferrovia Tereza Cristina e o município de Aurora e a ferrovia litorânea que uniria os principais portos. São propostas que, se materializadas, impulsionarão a competitividade de Santa Catarina, mitigarão gargalos históricos e oferecerão à indústria, ao agronegócio e à sociedade instrumentos logísticos compatíveis com o século XXI.

Paralelamente, outra questão desafia a agroindústria catarinense, especialmente a cadeia de aves e suínos, altamente dependente da importação de grãos — milho e soja — oriundos do Centro-Oeste brasileiro. A inexistência de uma ferrovia ligando o Oeste de Santa Catarina ao Centro-Oeste agrava custos logísticos, onera a produção, limita a competitividade internacional e compromete a sustentabilidade do setor. É inconcebível que esse elo logístico continue ausente.

O esgotamento das rodovias, a saturação do modal rodoviário e os custos crescentes do transporte por caminhões exigem mudança. Em qualquer país desenvolvido, foi pelas ferrovias que se encontrou a solução para a eficiência logística, a desconcentração das cargas nas estradas e a ampliação da integração territorial. Não há alternativa. Ou Santa Catarina investe com seriedade na construção de uma malha ferroviária moderna, integrada e funcional, ou estará condenada à estagnação logística e à perda progressiva de competitividade.

Leia também

FAESC

|

7 de agosto 2025

Live do Sistema Faesc/Senar esclarece questões sobre Previdência Rural Em um esforço para aproximar o conhecimento técnico da realidade do campo, o Sistema Faesc/Senar promoveu, na última semana, uma live especial sobre Previdência Rural. Com linguagem acessível e foco em orientação prática, o evento esclareceu um tema fundamental para a vida dos produtores rurais e segurados especiais: os direitos e deveres previdenciários.

FAESC

|

7 de agosto 2025

CNA analisa dados de empregos formais da agropecuária em junho Setor abriu 25,8 mil novos postos de trabalho, segundo dados do Novo Caged

FAESC

|

6 de agosto 2025

Novos profissionais celebram a conclusão do Curso Técnico em Zootecnia no polo de Joaçaba A noite de sexta-feira (1º) foi marcada por comemoração e emoção no Polo de Joaçaba, durante a solenidade de colação de grau da turma 2023/2 do Curso Técnico em Zootecnia.

FAESC

|

6 de agosto 2025

Conacarne reúne especialistas para debater o futuro da carne bovina Evento será promovido pelo Sistema CNA/Senar e Faemg nos dias 18 e 19 de setembro, em Belo Horizonte

FAESC

|

5 de agosto 2025

Ferrovias, finalmente, na pauta de prioridades JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

SENAR

|

29 de julho 2025

Campos Novos sedia Seminário Estadual de Ovinocaprinocultura com foco em gestão, eficiência e sustentabilidade Evento, promovido pelo Sistema Faesc/Senar, Sebrae/SC e Sindicatos Rurais, reúne produtores atendidos pela ATeG

FAESC

|

29 de julho 2025

Sistema Faesc/Senar promove Live sobre Previdência Rural Com o objetivo de esclarecer dúvidas e orientar sobre direitos e deveres previdenciários dos produtores rurais e segurados especiais, o Sistema Faesc/Senar promoverá uma live especial sobre Previdência Rural.

FAESC

|

29 de julho 2025

Oficina Técnica ATeG Ovinocultura destaca manejo eficiente de cordeiros em Ponte Serrada A ovinocultura tem conquistado cada vez mais espaço no cenário produtivo de Santa Catarina e destaca-se como uma atividade promissora para a diversificação da renda e o fortalecimento das propriedades rurais.

SENAR

|

29 de julho 2025

Oficina Técnica destaca manejo eficiente na criação de bezerras e novilhas em Dionísio Cerqueira A Oficina Técnica sobre o “Manejo de criação de bezerras e novilhas” da Assistência Técnica e Gerencial – ATeG Bovinocultura de leite, realizada neste mês, em Dionísio Cerqueira (SC), contou com expressiva participação de produtores.

FAESC

|

28 de julho 2025

FAESC alerta para a importância da entrega da Declaração do ITR no prazo A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) chama a atenção dos produtores rurais para o prazo de entrega da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) referente ao exercício de 2025.

FAESC

|

23 de julho 2025

Sistema FAESC/SENAR e SINDICATO RURAL DE POUSO REDONDO destacam o sucesso da 1ª Expoagro Alto Vale O Sindicato Rural de Pouso Redondo, a Associação Empresarial do município (AEPR), o Sistema Faesc/Senar e demais parceiros comemoram o sucesso da 1ª Expoagro Alto Vale, realizada neste mês no município de Pouso Redondo, no Vale do Itajaí.

FAESC

|

23 de julho 2025

Sindicato dos Produtores Rurais de Rio Negrinho destaca estratégias para fortalecer o setor produtivo, durante Seminário de Líderes Fortalecer o desenvolvimento sustentável no campo foi o foco do Seminário de Líderes Rurais, promovido neste mês pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Rio Negrinho, com o apoio do Sistema Faesc/Senar.