Importações excessivas geram crise inédita na cadeia do leite em SC

Importações excessivas geram crise inédita na cadeia do leite em SC
Foto: divulgação
FAESC
29 de Junho de 2023
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR-SC

Milhares de produtores de leite de Santa Catarina estão abandonando a atividade em consequência da nova situação do mercado brasileiro, marcado pela excessiva importação de leite e pela queda persistente da remuneração. O novo quadro é tão grave que a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (FAESC) teme o desaparecimento da agricultura familiar desse segmento da agropecuária barriga-verde.

A pedido da FAESC, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e outras entidades do setor produtivo participaram recentemente de reunião com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, para discutir a importação de leite no país.

O vice-presidente da Federação, Enori Barbieri, aponta que explosivo aumento da importação de leite em pó em 2023 gerou pânico no setor lácteo brasileiro em razão dos impactos na competividade do pequeno e médio produtor de leite. As importações brasileiras de lácteos de janeiro a maio de 2023 tiveram acréscimo de 212% em relação aos primeiros cinco meses de 2022. Neste ano, o Brasil já importou principalmente da Argentina e do Uruguai 850 milhões de litros de leite, volume que, no ano passado, foi atingido só em setembro.

O preço do leite no mercado mundial caiu e o real teve uma relativa valorização frente ao dólar. A associação desses dois fatores estimulou as importações e o preço no mercado interno desabou. Em um primeiro momento, esse movimento é ótimo para o consumidor, que passa a ter produtos lácteos mais baratos. Mas é péssimo para o País, porque pode levar à desorganização e inviabilidade da cadeia produtiva e a consequente expulsão dos pequenos produtores.

A maciça presença de leite importado no mercado interno provocou queda geral de preços, aniquilando a rentabilidade dos criadores de gado leiteiro e também das indústrias de captação, processamento e industrialização de leite.

“Está todo mundo operando no vermelho e a tendência é de nova queda de preços ao consumidor, com mais prejuízo para quem produz. A situação é grave e pode gerar uma nova onda de êxodo rural, como o País já viveu no passado”, adverte o dirigente.

A preocupação da FAESC é procedente em relação ao intenso abandono da atividade leiteira por produtores rurais. Na década de 1990 – de acordo com dados da Secretaria da Agricultura – existiam em território catarinense 75.000 produtores de leite. A pandemia do novo coronavírus baixou esse contingente, em 2022, para menos de 30.000 produtores. A atual crise teria reduzido ainda mais a base produtiva de pecuária leiteira que estaria, hoje, com apenas 20.000 produtores de leite.

Um fato parece comprovar essa avaliação. A captação de leite cru em território barriga-verde caiu mais de 30% neste ano. Os laticínios de Santa Catarina têm, no conjunto, capacidade instalada para processar 13 milhões de litros por dia, mas a captação de matéria-prima não passa de 7,5 milhões de litros/dia. Já tem indústria ociosa e migrando para outros Estados. O motivo dessa escassez não foi a seca ou o excesso de chuvas, foi a diminuição da população rural empregada nessa atividade. Esse fenômeno leva à mais concentração, favorecendo o surgimento de grandes e médias propriedades, com áreas mecanizadas onde o proprietário consegue plantar o pasto, fazer feno e manter baixos os custos de produção.

A SOLUÇÃO

Regular a importação, criando gatilhos e barreiras para que seu exagero não destrua as cadeias produtivas organizadas existentes no Brasil é uma das soluções que a FAESC propõe em sintonia com a CNA. Paralelamente, o presidente da FAESC José Zeferino Pedrozo defende uma política de apoio ao setor que inclua medidas articuladas entre os governos da União e dos Estados para estimular, simultaneamente, a produção e o consumo, abrangendo a redução da tributação, EGF (empréstimos do Governo Federal) para o leite, combate às fraudes, criação de mercado futuro para as principais commodities lácteas, manutenção de medidas antidumping e consolidação da tarifa externa comum em 35% para leite em pó e queijo. Outras medidas incluem aquisição subsidiada de tanques de resfriamento e outros equipamentos para pequenos e médios produtores, o uso obrigatório de leite e derivados de origem nacional em programas sociais.

Leia também

FAESC

|

12 de agosto 2025

Santa Catarina representada no 2º Fórum de Liderança Feminina Sindical Rural em Brasília Santa Catarina esteve representada no 2º Fórum de Liderança Feminina Sindical Rural por uma comitiva de mulheres atuantes no setor em todas as regiões.

FAESC

|

7 de agosto 2025

Live do Sistema Faesc/Senar esclarece questões sobre Previdência Rural Em um esforço para aproximar o conhecimento técnico da realidade do campo, o Sistema Faesc/Senar promoveu, na última semana, uma live especial sobre Previdência Rural. Com linguagem acessível e foco em orientação prática, o evento esclareceu um tema fundamental para a vida dos produtores rurais e segurados especiais: os direitos e deveres previdenciários.

FAESC

|

7 de agosto 2025

CNA analisa dados de empregos formais da agropecuária em junho Setor abriu 25,8 mil novos postos de trabalho, segundo dados do Novo Caged

FAESC

|

6 de agosto 2025

Novos profissionais celebram a conclusão do Curso Técnico em Zootecnia no polo de Joaçaba A noite de sexta-feira (1º) foi marcada por comemoração e emoção no Polo de Joaçaba, durante a solenidade de colação de grau da turma 2023/2 do Curso Técnico em Zootecnia.

FAESC

|

6 de agosto 2025

Conacarne reúne especialistas para debater o futuro da carne bovina Evento será promovido pelo Sistema CNA/Senar e Faemg nos dias 18 e 19 de setembro, em Belo Horizonte

FAESC

|

5 de agosto 2025

Ferrovias, finalmente, na pauta de prioridades JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

SENAR

|

29 de julho 2025

Campos Novos sedia Seminário Estadual de Ovinocaprinocultura com foco em gestão, eficiência e sustentabilidade Evento, promovido pelo Sistema Faesc/Senar, Sebrae/SC e Sindicatos Rurais, reúne produtores atendidos pela ATeG

FAESC

|

29 de julho 2025

Sistema Faesc/Senar promove Live sobre Previdência Rural Com o objetivo de esclarecer dúvidas e orientar sobre direitos e deveres previdenciários dos produtores rurais e segurados especiais, o Sistema Faesc/Senar promoverá uma live especial sobre Previdência Rural.

FAESC

|

29 de julho 2025

Oficina Técnica ATeG Ovinocultura destaca manejo eficiente de cordeiros em Ponte Serrada A ovinocultura tem conquistado cada vez mais espaço no cenário produtivo de Santa Catarina e destaca-se como uma atividade promissora para a diversificação da renda e o fortalecimento das propriedades rurais.

SENAR

|

29 de julho 2025

Oficina Técnica destaca manejo eficiente na criação de bezerras e novilhas em Dionísio Cerqueira A Oficina Técnica sobre o “Manejo de criação de bezerras e novilhas” da Assistência Técnica e Gerencial – ATeG Bovinocultura de leite, realizada neste mês, em Dionísio Cerqueira (SC), contou com expressiva participação de produtores.

FAESC

|

28 de julho 2025

FAESC alerta para a importância da entrega da Declaração do ITR no prazo A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) chama a atenção dos produtores rurais para o prazo de entrega da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) referente ao exercício de 2025.

FAESC

|

23 de julho 2025

Sistema FAESC/SENAR e SINDICATO RURAL DE POUSO REDONDO destacam o sucesso da 1ª Expoagro Alto Vale O Sindicato Rural de Pouso Redondo, a Associação Empresarial do município (AEPR), o Sistema Faesc/Senar e demais parceiros comemoram o sucesso da 1ª Expoagro Alto Vale, realizada neste mês no município de Pouso Redondo, no Vale do Itajaí.