Janeiro é momento de decisão importante para o empregador rural produtor rural pessoa física

Janeiro é momento de decisão importante para o empregador rural produtor rural pessoa física
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, destaca que essa decisão influencia diretamente o cálculo do tributo. (Foto Imagem e Arte)
FAESC
20 de Janeiro de 2025
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Em janeiro de cada ano, o empregador rural pessoa física tem uma importante decisão a tomar. É momento de escolher a forma de tributação da Contribuição Previdenciária Rural, mais conhecida como “Funrural” – iniciativa que impactará diretamente na tributação aplicada durante todo o ano calendário vigente, acerca do recolhimento sobre a comercialização rural.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, destaca que essa decisão influencia diretamente o cálculo do tributo. “Com isso, o contribuinte poderá optar em calcular e recolher as contribuições previdenciárias rurais tendo como base de cálculo a folha de pagamento de seu (s) empregado (s) ao invés do valor da comercialização da produção rural”.

O dirigente explica, ainda, que ao optar por essa forma de tributação, o produtor rural deverá apresentar uma declaração à empresa que adquirir sua produção rural sempre que realizar uma venda. Assim, o 'Funrural' não será descontado sobre o valor da comercialização. Cabe destacar que a contribuição destinada ao Senar será recolhida normalmente. ”

A norma que estabelece esse tipo de opção é a Lei 13.606/2018 que introduziu o parágrafo 13º no artigo 25 da Lei 8.212/1991.

De acordo com o coordenador de arrecadação do Senar/SC, Emerson Cardozo Gava, na prática, o empregador rural pessoa física poderá optar por recolher a contribuição previdenciária sobre a folha de salários, desde que manifeste sua opção mediante o pagamento da contribuição relativa a janeiro de cada ano ou à primeira competência subsequente ao início da atividade rural.

A opção é irretratável para todo o ano-calendário. Caso opte pelo recolhimento sobre a folha de salários, a base de cálculo da contribuição ao Senar (Pessoa Física: 0,2%) permanece inalterada. A contribuição própria desse contribuinte deve ser recolhida por meio de Darf, com prestação da informação no eSocial.

Caso não faça a opção, a forma de recolhimento terá como base de cálculo o valor da comercialização da produção rural auferida no mês de competência e recolhida até o dia 20 do mês subsequente.

A contribuição destinada ao Senar não é alcançada por esta decisão. Por isso, permanece o cálculo efetuado sobre o valor da comercialização da produção rural, que corresponde a 0,2% no caso do produtor rural pessoa física.

Para auxiliar o produtor rural, o Sistema Faesc/Senar disponibiliza um link de acesso ao simulador: https://sistemafaesc.com.br/faesc/simulador. Com isso, é possível simular os valores a recolher com base na forma da tributação aplicada.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

Site: https://bit.ly/faescsenar

Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar

Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/

Leia também

FAESC

|

27 de janeiro 2025

Conseleite divulga valor de referência do leite para janeiro Durante reunião virtual, realizada na sexta-feira (24), o Conseleite divulgou o valor de referência projetado para o leite em Santa Catarina no mês de janeiro. A estimativa foi elaborada com base nos dados fornecidos pelas indústrias, considerando a movimentação dos primeiros 20 dias do mês.

FAESC

|

23 de janeiro 2025

Sistema Faesc/Senar inicia construção da nova sede, em Florianópolis O Sistema Faesc/Senar celebra uma nova etapa em sua trajetória com o início da construção da nova sede, em Florianópolis. Localizada no terreno anexo à estrutura atual, a obra, que teve início nesta quinta-feira (23), simboliza a superação de desafios e a consolidação de um trabalho pautado pela responsabilidade, compromisso com o setor produtivo e gestão eficiente de recursos.

FAESC

|

20 de janeiro 2025

Janeiro é momento de decisão importante para o empregador rural produtor rural pessoa física Em janeiro de cada ano, o empregador rural pessoa física tem uma importante decisão a tomar. É momento de escolher a forma de tributação da Contribuição Previdenciária Rural, mais conhecida como “Funrural” – iniciativa que impactará diretamente na tributação aplicada durante todo o ano calendário vigente, acerca do recolhimento sobre a comercialização rural.

FAESC

|

16 de janeiro 2025

Setor produtivo catarinense comenta sobre a falta de acordo na rodada de reuniões sobre o preço do tabaco Nos dias 14 e 15 de janeiro, a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) recebeu individualmente cinco empresas fumageiras para as reuniões de definição do preço do tabaco da safra 2024/2025. Embora onze tenham confirmado presença, algumas cancelaram as agendas por não contarem com propostas que atendessem às exigências da comissão representativa dos fumicultores, que determina que o reajuste deve, no mínimo, cobrir o custo de produção.

FAESC

|

16 de janeiro 2025

Atenção SC: inscrições para a 6ª edição do Programa CNA Jovem vão até este domingo As inscrições encerram neste domingo, dia 19 de janeiro de 2025, e podem ser feitas pelo portal do CNA Jovem: https://cnajovem.org.br/.

SENAR

|

16 de janeiro 2025

Inscrições para cursos técnicos do Senar/SC encerram nesta sexta-feira, dia 17 de janeiro Produtores rurais, seus familiares e colaboradores têm prioridade na seleção. As vagas são limitadas.

SENAR

|

15 de janeiro 2025

Turma do Curso Técnico em Florestas conhece produção florestal A primeira turma do curso Técnico em Florestas da rede e-Tec Brasil, em Santa Cecília/SC, Polo do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina), visitou, recentemente, a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi). O objetivo foi apresentar aos alunos as etapas que envolvem desde as técnicas de cultivo até a comercialização das mudas.

FAESC

|

15 de janeiro 2025

Sistema Faesc/Senar capacita para o uso da Nota Fiscal Eletrônica, que será obrigatória a partir de fevereiro de 2025 O Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina) alerta aos produtores rurais que o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) adiou mais uma vez a data de início para o uso obrigatório da Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e) em todo o País.

FAESC

|

15 de janeiro 2025

Inscrições para a 6ª edição do Programa CNA Jovem vão até 19 de janeiro O Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina) reforça o convite aos jovens catarinenses a participarem da 6ª edição do programa de desenvolvimento de lideranças - CNA Jovem. As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de janeiro de 2025.

SENAR

|

15 de janeiro 2025

Inscrições para cursos técnicos do Senar/SC vão até o dia 17 de janeiro Produtores rurais, seus familiares e colaboradores têm prioridade na seleção. As vagas são limitadas.

FAESC

|

15 de janeiro 2025

Todo apoio à agricultura José Zeferino Pedrozo, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

30 de dezembro 2024

Agronegócio catarinense celebra revogação da Resolução que impedia financiamentos em áreas embargadas A mudança foi recebida como uma importante conquista para o setor produtivo.