Jovem de São Lourenço do Oeste fica entre os 10 destaques do Brasil no Programa CNA Jovem

Jovem de São Lourenço do Oeste fica entre os 10 destaques do Brasil no Programa CNA Jovem
FAESC
09 de Dezembro de 2025
Por: MB Comunicação
Fonte: Sistema FAESC/SENAR

O jovem Cristiano Moschen Bordignon, de São Lourenço do Oeste/SC, é uma das 10 lideranças destaques do agro do Brasil do Programa CNA Jovem, que encerrou a etapa nacional no último fim de semana, em Brasília. Ele foi um dos 62 participantes de todo o Brasil e um dos quatro classificados que representaram Santa Catarina na 6ª edição do Programa, tendo seu projeto escolhido entre os melhores do país.

Bordignon apresentou a iniciativa Peixe na Escola, proposta que inclui o filé de tilápia produzido pelos 30 piscicultores de São Lourenço do Oeste na merenda escolar. Com isso, os produtores aumentaram a comercialização e as crianças ganharam mais saúde com o consumo de um alimento com alto valor nutricional.

“O projeto passou por várias etapas. Primeiro, dentro da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema FAESC/SENAR/SC o desafio foi aumentar em 380% a produção local em dois anos e meio, depois, na etapa estadual do Programa CNA Jovem reduzimos o custo da ração em 25%, item de maior peso nas despesas dos produtores. Para a etapa nacional, precisávamos ir além e foi aí que surgiu a iniciativa de levar o peixe para a merenda escolar, ampliando a ponta que faltava: a comercialização”, explica Bordignon ao destacar que o projeto envolveu parcerias entre Prefeitura, Sindicato Rural, piscicultores e o Sistema FAESC/SENAR/SC, com capacitação de merendeiras em culinária à base de peixe e testes de aceitação com estudantes.

“Nós percebemos que só o filé de tilápia não tinha tanta aceitação pelos alunos, por isso decidimos criar quatro novas receitas à base do peixe, capacitar as merendeiras para desenvolver os pratos e testar o gosto das crianças. O resultado foi expressivo: receitas como o kibe de peixe alcançaram 99,8% de aprovação, abrindo mercado para produtores locais e fortalecendo a conexão entre campo e escola”, detalha Cristiano.

MODELO EM EXPANSÃO

A experiência catarinense impulsionou a expansão do projeto para outros estados, despertando interesse de municípios no Paraná, Espírito Santo e Paraíba. Hoje, o modelo já integra o catálogo oficial de cursos do Sistema FAESC/SENAR/SC e tem mobilizado federações, sindicatos e prefeituras na construção de uma nova política de segurança alimentar baseada na produção local.

“Estou muito feliz que a iniciativa foi destaque porque faz parte do trabalho de todo o Sistema FAESC/SENAR/SC que é melhorar a produção e fortalecer os produtores. É uma honra e uma responsabilidade representar Santa Catarina no Programa”, sublinha Cristiano Bordignon.

Além dele, participaram da etapa nacional do Programa as catarinenses Ana Luiza Arruda (Urupema), Andrielli Cristina Fortuna (Galvão) e Gisele Gomes dos Santos (Pinheiro Preto). Ana Luiza apresentou a iniciativa Comunidade Prevenida: classificação e acompanhamento das propriedades segundo os Níveis de Manejo do Solo, fornecendo subsídios para tomada de decisão, redução de riscos climáticos e reconhecimento do progresso dos produtores para fornecer dados oficiais e melhor orientação de políticas agrícolas.

Andrielli propôs a iniciativa de Crédito Integrado para facilitar o entendimento dos produtores sobre as linhas de crédito, de forma imparcial, oferecendo orientação acessível, educação financeira e apoio direto ao produtor sobre como acessar, utilizar e planejar seus financiamentos. Já o projeto de Gisele chama-se Germinar, movimento de conscientização sobre a importância da saúde mental no agro para gerar maior equilíbrio e sustentabilidade no campo.

Para o presidente do Sistema FAESC/SENAR/SC, José Zeferino Pedrozo, o reconhecimento dos projetos catarinenses é a confirmação de que Santa Catarina valoriza sua produção local e fortalece quem vive do campo.

“Nós apoiamos todas as iniciativas, por entendermos que quando aproximamos o produtor rural das políticas públicas e da sociedade, geramos desenvolvimento social, econômico e humano. Para nós, é motivo de orgulho ver Santa Catarina inovando, inspirando outros estados e demonstrando que soluções simples, quando bem estruturadas, têm poder de transformar a vida das pessoas”.

CNA JOVEM

A cada dois anos, o Programa desafia jovens lideranças de todo o País a desenvolverem soluções para problemas reais vividos pelos produtores a partir de pautas estratégicas nacionais como regularização fundiária, logística, cadeias produtivas e demandas consideradas essenciais para o setor agropecuário. Neste ano, foram 62 participantes de 26 estados e do Distrito Federal.

Os 10 premiados vão participar de uma missão técnica pelo País, com visitas a propriedades e instituições nas cinco regiões brasileiras, proporcionando uma imersão na diversidade da produção agropecuária nacional. O grupo deve embarcar para a viagem no primeiro semestre de 2026.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

· Site: https://bit.ly/faescsenar

· Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

· Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar

· Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

· YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

· Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/

Leia também

FAESC

|

9 de dezembro 2025

Agro ajuda indicadores econômicos em 2025, mas cenários de incertezas desafiam produtores em 2026 Dados e projeções foram divulgados na terça (9) durante coletiva de imprensa

FAESC

|

9 de dezembro 2025

Sindicato dos Produtores Rurais de Irineópolis elege diretoria para os próximos três anos O Sindicato dos Produtores Rurais de Irineópolis promoveu sua Assembleia Geral Ordinária, momento que marcou a eleição da nova diretoria (01/12/2025 a 01/12/2028).

FAESC

|

9 de dezembro 2025

Seminário de Líderes do Sindicato Rural de Seara aborda o cenário e as perspectivas do agronegócio O Seminário de Líderes promovido pelo Sindicato Rural de Seara, com o apoio do Sistema Faesc/Senar, reuniu produtores, lideranças e autoridades para discutir temas relevantes ao setor agropecuário.

FAESC

|

9 de dezembro 2025

Jovem de São Lourenço do Oeste fica entre os 10 destaques do Brasil no Programa CNA Jovem Cristiano Moschen Bordignon foi um dos quatro catarinenses classificados da etapa nacional e teve seu projeto “Peixe na Escola” escolhido entre os melhores do país

SENAR

|

9 de dezembro 2025

Mais de 160 produtores participam do Programa Saúde do Homem Rural em Urupema A ação do Programa Saúde do Homem Rural, realizada em Urupema pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural local e a Prefeitura, contou com mais de 160 participantes.

SENAR

|

9 de dezembro 2025

Vargem Bonita recebe ação do Programa Saúde do Homem Rural com foco em prevenção e autocuidado Vargem Bonita sediou recentemente uma ação do Programa Saúde do Homem Rural, iniciativa voltada à promoção da saúde integral do empresário rural.

FAESC

|

9 de dezembro 2025

Eleita diretoria do Sindicato Rural de Itapiranga para o quadriênio 2026–2029 O Sindicato Rural de Itapiranga realizou a eleição da nova diretoria para o quadriênio de 1º de janeiro de 2026 a 31 de dezembro de 2029. A programação, realizada com o apoio do Sistema Faesc/Senar, foi marcada por um momento especial de reconhecimento à história da entidade.

FAESC

|

9 de dezembro 2025

FAESC sedia reunião do COFEM que apresentou o programa Avança SC ao setor produtivo catarinense A Federação da Agricultura de Santa Catarina (FAESC) sediou nesta semana, em Florianópolis, reunião do Conselho das Federações Empresariais (COFEM) para apresentação do Programa Avança SC 2025-2030 ao setor produtivo catarinense.

FAESC

|

5 de dezembro 2025

Calendário de eventos agropecuários 2026 do Sistema FAESC/SENAR terá mais de 220 eventos agropecuários O calendário de eventos agropecuários de 2026 do Sistema Faesc/Senar contabiliza mais de 220 exposições, feiras e leilões em todo o Estado de Santa Catarina. O levantamento foi divulgado após reuniões virtuais, nos dias 17 e 18 de novembro, voltadas à elaboração do calendário anual de feiras, leilões e exposições.

FAESC

|

5 de dezembro 2025

Setor produtivo apresenta ao Governo proposta que favorece compras conjuntas, reduz custos e regulariza as relações comerciais A Lei nº 19.395, aprovada em Santa Catarina e que entra em vigor a partir de 2026, representa um avanço que vai além dos créditos de ICMS. A norma consolida um modelo que fortalece toda a cadeia produtiva — do agricultor às pequenas e médias agroindústrias — ao trazer competitividade, segurança jurídica e um ambiente econômico mais equilibrado para quem vive do campo.

FAESC

|

5 de dezembro 2025

A perigosa escassez de recursos José Zeferino Pedrozo, Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

4 de dezembro 2025

Encontro de lideranças em Pouso Redondo reforça assistência técnica e capacitação no campo O Sindicato Rural de Pouso Redondo promoveu, com apoio do Sistema Faesc/Senar e parceria da Prefeitura Municipal, o Seminário de Líderes Rurais, reunindo 140 participantes entre autoridades, associados e convidados.