SENAR
29 de julho 2025
A ovinocultura tem conquistado cada vez mais espaço no cenário produtivo de Santa Catarina e destaca-se como uma atividade promissora para a diversificação da renda e o fortalecimento das propriedades rurais. Atentos a essa realidade e aos potenciais do setor, o Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e os Sindicatos Rurais de Catanduvas e Ponte Serrada promoveram, neste mês, uma Oficina Técnica da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), com foco nesse importante segmento.
O evento ocorreu na propriedade do produtor Celso Paglia, em Ponte Serrada, e reuniu lideranças, técnicos e produtores para aprofundar conhecimentos sobre o “Manejo do Cordeiro: do nascimento à desmama” — tema central da capacitação.
As atividades foram conduzidas pelos técnicos Tiago Cazella e Lucas Dacampo, com a participação do supervisor técnico Fernando da Silveira e do supervisor regional do Senar/SC, Jeam Carlos Palavro. O evento também contou com a presença dos presidentes dos Sindicatos Rurais de Catanduvas, Diomar Begnini, e de Ponte Serrada, José Foresti, que reforçaram a importância da união entre as entidades para fortalecer a ovinocultura regional.
Segundo os dirigentes, o evento foi destaque pela excelência técnica e pelo ambiente de integração entre produtores, técnicos e lideranças, o que favoreceu o esclarecimento de dúvidas e o compartilhamento de experiências inovadoras.
Abordar o manejo de cordeiros desde o nascimento até a desmama é estratégico para melhorar os índices produtivos e garantir mais rentabilidade aos produtores. Entre os destaques da programação estiveram os seguintes tópicos: manejos sanitários de pré e pós-parto com a matriz; cuidados com o cordeiro recém-nascido nos primeiros dias de vida, visando reduzir mortalidade e morbidade; calendário sanitários, estratégias reprodutivas e planos nutricionais para os animais, como uso do creep feeding, entre outros.
Jeam Carlos Palavro ressaltou a satisfação com os relatos dos participantes que valorizaram a oportunidade de visualizar, na prática, soluções que poderão ser aplicadas em suas propriedades para contribuir com o desenvolvimento sustentável da atividade como maior rentabilidade e profissionalização.
Para o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, o sucesso da oficina evidencia o compromisso do Sistema Faesc/Senar e dos Sindicatos Rurais com a qualificação contínua do produtor rural por meio de alternativas que tornam a ovinocultura uma atividade cada vez mais profissionalizada e competitiva em Santa Catarina.
Além da ovinocultura, a ATeG atende outras 10 cadeias produtivas: agroindústria; agroindústria apícola; apicultura; bovinocultura de leite; bovinocultura de corte; fruticultura; maricultura; olericultura, piscicultura e turismo rural.