Painel do Projeto Campo Futuro levanta custos de produção da Pecuária de Leite em São Miguel do Oeste

Painel do Projeto Campo Futuro levanta custos de produção da Pecuária de Leite em São Miguel do Oeste
FAESC
04 de Junho de 2025
Por: MB Comunicação
Fonte: Sistema FAESC/SENAR

Depois de Chapecó, Treze Tílias e Braço do Norte foi a vez de São Miguel do Oeste sediar o painel do Projeto Campo Futuro, com foco na pecuária de leite em Santa Catarina. O evento, realizado na última sexta-feira (30), ocorreu em formato híbrido e contou com a participação de produtores rurais, representantes do Sistema Faesc/Senar, sindicatos rurais, técnicos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e profissionais da região.

A iniciativa, promovida pelo Sistema CNA/Senar, foi realizada em parceria com o Sistema Faesc/Senar, o Sindicato Rural de São Miguel do Oeste e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP).

O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina, Gilmar Antônio Zanluchi, representou o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, e destacou a relevância dos painéis para as diversas cadeias produtivas catarinenses. “O Campo Futuro é uma ferramenta completa que identifica os problemas na raiz e oferece referências fundamentais para que possamos tomar as melhores decisões sobre nossas atividades. É uma iniciativa que nos permite compreender nossa realidade e serve como base para avançarmos. Sem dúvida, é um trabalho extremamente relevante e nós reconhecemos seu valor”, afirmou Zanluchi.

O presidente do Sindicato Rural de São Miguel do Oeste, Adair José Teixeira, também destacou o papel fundamental do projeto para o desenvolvimento da cadeia produtiva da pecuária de leite no extremo-oeste e em todo o estado.

CAMPO FUTURO

O assessor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Guilherme Souza Dias, explicou que o Projeto Campo Futuro levanta, desde 2007, os custos de produção de mais de 60 atividades agropecuárias em todos os estados brasileiros. “O projeto permite delinear as propriedades modais – aquelas que representam o perfil mais comum em uma determinada região. A partir desse modelo, elenca todos os seus custos de produção”, afirmou Dias.

Os custos são analisados em três níveis: custo operacional efetivo (COE), custo operacional total (COT) e custo total (CT). “Depois de aproximadamente quatro anos, voltamos para atualizar o modal produtivo em São Miguel do Oeste”, realçou Dias ao comentar que o município já faz parte do projeto.

PROPRIEDADE TÍPICA DE SÃO MIGUEL DO OESTE

Segundo Dias, a propriedade típica de São Miguel do Oeste é considerada de média tecnologia. “Com uma produção média de 8.800 litros de leite por hectare/ano, a atividade é desenvolvida em uma área de 20 hectares, utilizando um sistema semiconfinado, predominantemente com animais da raça holandesa. A inseminação artificial é adotada como prática reprodutiva e a produção diária gira em torno de 350 litros, obtidos em duas ordenhas por dia”.

O assessor técnico frisou, ainda, que houve avanço tecnológico em relação ao levantamento anterior. “A produção diária aumentou de 300 para 350 litros/dia, fruto da melhoria na produtividade dos rebanhos e das melhorias no manejo alimentar. Além de receber pastagens, as vacas recebem também suplementação volumosa com silagem de milho e alimentação concentrada”, enfatizou o assessor técnico.

Dias destacou que a atividade leiteira na propriedade modal de São Miguel do Oeste é conduzida, em sua maioria, com mão de obra familiar. “Os resultados obtidos com a receita do leite permitiram não apenas remunerar os desembolsos da atividade, mas também gerar caixa suficiente para cobrir o pró-labore do produtor e de sua família, além de possibilitar a formação de reservas para a renovação da infraestrutura produtiva”.

Por fim, o especialista realçou que o sistema desenhado somente não permitiu remunerar os custos totais. “Naturalmente, a alimentação seguiu como as despesas mais oneraram o sistema produtivo, representando cerca de 50% da receita obtida com o leite”, concluiu.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

Site: https://bit.ly/faescsenar

Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar

Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/

Leia também

FAESC

|

20 de junho 2025

Painel do Projeto Campo Futuro voltado à produção de tomate é promovido com sucesso em Lebon Régis Mais uma edição do painel do Projeto Campo Futuro encerrou com sucesso nesta semana em Santa Catarina.

FAESC

|

20 de junho 2025

Reta final dos leilões de terneiros aponta leve alta nos preços em SC A reta final da temporada de leilões de terneiros em Santa Catarina em 2025 traz os últimos registros de eventos com oferta de animais de desmama.

FAESC

|

18 de junho 2025

PROJETO RETIFICAR EM SC Visita técnica em propriedade de Canoinhas reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável no campo Conhecer a realidade dos produtores que serão contemplados pelo Projeto RetifiCAR e evidenciar os propósitos e diretrizes da iniciativa — que tem como foco promover melhorias sustentáveis nas propriedades rurais — foram os objetivos de uma visita técnica realizada à propriedade Castelo, em Canoinhas, no Norte de Santa Catarina.

SENAR

|

16 de junho 2025

Projeto “Plantando para o Futuro” cultiva esperança e aprendizado na Casa da Teca em Florianópolis A Casa da Teca, em Florianópolis, é um serviço de acolhimento para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

SENAR

|

16 de junho 2025

Últimos dias para as inscrições dos Cursos Técnicos gratuitos do Sistema Faesc/Senar As inscrições para os quatro cursos técnicos da Rede e-Tec do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em Santa Catarina podem ser feitas até o dia 23 de junho, conforme indicado no edital por meio do portal: www.senar.org.br/etec.

FAESC

|

13 de junho 2025

Campo Futuro analisa safra de grãos em Xanxerê Reconhecida como uma das regiões de maior destaque no agronegócio catarinense, Xanxerê sediou nesta quinta-feira (12) mais uma edição do Projeto Campo Futuro 2025, reunindo produtores rurais, especialistas e lideranças do setor para discutir os custos de produção de grãos.

FAESC

|

13 de junho 2025

Campo Futuro avalia rentabilidade da safra de grãos em Campos Novos Com protagonismo no agronegócio catarinense, Campos Novos sediou nesta quarta-feira (11) mais um painel do Projeto Campo Futuro 2025.

FAESC

|

12 de junho 2025

CNA, FAESC e SEMAE lançam Projeto RetifiCAR em Canoinhas A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) celebrou a aprovação do Projeto de Lei 4497/2024 pela Câmara dos Deputados nesta terça-feira (10).

FAESC

|

12 de junho 2025

FAESC comemora aprovação do PL 4497/24 e reforça segurança jurídica no campo A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) celebrou a aprovação do Projeto de Lei 4497/2024 pela Câmara dos Deputados nesta terça-feira (10).

FAESC

|

10 de junho 2025

XXIV Feira do Mel em Florianópolis valoriza a apicultura e meliponicultura e destaca importância do produto para saúde e economia O presidente do Sistema Faesc/Senar e vice-presidente de finanças da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), José Zeferino Pedrozo, esteve na última semana na XXIV Feira do Mel de Santa Catarina, realizada em Florianópolis.

FAESC

|

10 de junho 2025

Tribunal de Justiça libera matrículas de imóveis rurais para produtores de Xaxim Criado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJSC), o Programa Lar Legal Rural visa regularizar a propriedade de imóveis rurais.

FAESC

|

10 de junho 2025

E-Tec 10 anos: virada de chave profissional na vida de um catarinense Cristiano Laureth uniu conhecimento técnico à experiência familiar para investir na pecuária e na criação de abelhas sem ferrão. Fotos: Arquivo Pessoal