Georreferenciamento de imóveis rurais é destaque em palestra da FAESC

Georreferenciamento de imóveis rurais é destaque em palestra da FAESC
FAESC
30 de Maio de 2025
Por: MB Comunicação
Fonte: Sistema FAESC/SENAR

A obrigatoriedade do georreferenciamento de imóveis rurais foi o foco da palestra virtual promovida pelo Sistema Faesc/Senar na última quinta-feira (29). O encontro contou com a participação de um dos grandes especialistas no assunto, o assessor técnico pleno da Diretoria Técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Érico Melo Goulart.

A iniciativa teve como objetivo esclarecer dúvidas e transmitir informações atualizadas sobre o tema, previsto no artigo 10 do Decreto 4.449/2002. A abertura foi conduzida pelo vice-presidente da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, que ressaltou a relevância de debater o assunto. “Discutimos esse tema recentemente e tive a oportunidade de acompanhar o Érico na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados. É uma questão polêmica que impacta diretamente o produtor rural. Estamos buscando soluções para evitar que ele seja penalizado por questões que não decorrem da sua vontade. Nosso papel é justamente esse: orientar e informar com precisão os Sindicatos Rurais, as lideranças e os produtores sobre tudo aquilo que os afeta”, afirmou.

Durante a apresentação, Goulart explicou que o georreferenciamento consiste na descrição precisa do imóvel rural, incluindo limites, características e confrontações. Esse processo é realizado por meio de memorial descritivo elaborado por profissional habilitado, com Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e coordenadas dos vértices definidores dos limites dos imóveis georreferenciadas ao Sistema Geodésico Brasileiro, conforme exige a Lei 10.267/01.

O especialista afirmou que estão obrigados a realizar o procedimento todos os proprietários de imóveis rurais, bem como usufrutuários, nu-proprietários, posseiros, enfiteutas e foreiros. Destacou que o georreferenciamento de imóveis rurais é exigido quando ocorrer desmembramento, parcelamento, remembramento de áreas rurais e em ações judiciais que versem sobre imóveis rurais.

Entre os documentos exigidos para a certificação do georreferenciamento estão: planta do imóvel georreferenciado; memorial descritivo; ART (Anotação de Responsabilidade Técnica); comprovação da responsabilidade técnica pelo levantamento; certidão de matrícula atualizada; requerimento ao INCRA; declaração do proprietário e comprovação da notificação dos confrontantes.

RESTRIÇÕES E PROPOSTAS LEGISLATIVAS

Goulart também alertou para as implicações impostas ao registro de imóveis sem o georreferenciamento. Segundo ele, os oficiais de registro ficam proibidos de registrar desmembramentos, parcelamentos, remembramentos, transferências totais de áreas, ou criações e alterações na descrição do imóvel resultante de qualquer procedimento judicial ou administrativo.

Além disso, o palestrante comentou sobre duas propostas legislativas em tramitação na Câmara dos Deputados:

  • PL 1294/2025, da deputada Daniela Reinehr (PL/SC), que propõe a prorrogação por três anos do prazo para o georreferenciamento de imóveis rurais. O projeto aguarda despacho do presidente da Câmara;
  • PL 1664/2025, da deputada Caroline de Toni (PL/SC) – essa medida prevê que, para imóveis rurais registrados a partir de 2003 com área inferior a 25 hectares, o georreferenciamento só seja exigido a partir de 1º de novembro de 2030. A proposta também aguarda despacho.

Para a Faesc, a palestra reafirmou o compromisso do Sistema Faesc/Senar em promover o conhecimento técnico e a segurança jurídica no campo, oferecendo suporte aos produtores rurais sobre temas que impactam diretamente sua atividade.

Leia também

FAESC

|

20 de junho 2025

Painel do Projeto Campo Futuro voltado à produção de tomate é promovido com sucesso em Lebon Régis Mais uma edição do painel do Projeto Campo Futuro encerrou com sucesso nesta semana em Santa Catarina.

FAESC

|

20 de junho 2025

Reta final dos leilões de terneiros aponta leve alta nos preços em SC A reta final da temporada de leilões de terneiros em Santa Catarina em 2025 traz os últimos registros de eventos com oferta de animais de desmama.

FAESC

|

18 de junho 2025

PROJETO RETIFICAR EM SC Visita técnica em propriedade de Canoinhas reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável no campo Conhecer a realidade dos produtores que serão contemplados pelo Projeto RetifiCAR e evidenciar os propósitos e diretrizes da iniciativa — que tem como foco promover melhorias sustentáveis nas propriedades rurais — foram os objetivos de uma visita técnica realizada à propriedade Castelo, em Canoinhas, no Norte de Santa Catarina.

SENAR

|

16 de junho 2025

Projeto “Plantando para o Futuro” cultiva esperança e aprendizado na Casa da Teca em Florianópolis A Casa da Teca, em Florianópolis, é um serviço de acolhimento para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

SENAR

|

16 de junho 2025

Últimos dias para as inscrições dos Cursos Técnicos gratuitos do Sistema Faesc/Senar As inscrições para os quatro cursos técnicos da Rede e-Tec do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em Santa Catarina podem ser feitas até o dia 23 de junho, conforme indicado no edital por meio do portal: www.senar.org.br/etec.

FAESC

|

13 de junho 2025

Campo Futuro analisa safra de grãos em Xanxerê Reconhecida como uma das regiões de maior destaque no agronegócio catarinense, Xanxerê sediou nesta quinta-feira (12) mais uma edição do Projeto Campo Futuro 2025, reunindo produtores rurais, especialistas e lideranças do setor para discutir os custos de produção de grãos.

FAESC

|

13 de junho 2025

Campo Futuro avalia rentabilidade da safra de grãos em Campos Novos Com protagonismo no agronegócio catarinense, Campos Novos sediou nesta quarta-feira (11) mais um painel do Projeto Campo Futuro 2025.

FAESC

|

12 de junho 2025

CNA, FAESC e SEMAE lançam Projeto RetifiCAR em Canoinhas A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) celebrou a aprovação do Projeto de Lei 4497/2024 pela Câmara dos Deputados nesta terça-feira (10).

FAESC

|

12 de junho 2025

FAESC comemora aprovação do PL 4497/24 e reforça segurança jurídica no campo A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) celebrou a aprovação do Projeto de Lei 4497/2024 pela Câmara dos Deputados nesta terça-feira (10).

FAESC

|

10 de junho 2025

XXIV Feira do Mel em Florianópolis valoriza a apicultura e meliponicultura e destaca importância do produto para saúde e economia O presidente do Sistema Faesc/Senar e vice-presidente de finanças da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), José Zeferino Pedrozo, esteve na última semana na XXIV Feira do Mel de Santa Catarina, realizada em Florianópolis.

FAESC

|

10 de junho 2025

Tribunal de Justiça libera matrículas de imóveis rurais para produtores de Xaxim Criado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJSC), o Programa Lar Legal Rural visa regularizar a propriedade de imóveis rurais.

FAESC

|

10 de junho 2025

E-Tec 10 anos: virada de chave profissional na vida de um catarinense Cristiano Laureth uniu conhecimento técnico à experiência familiar para investir na pecuária e na criação de abelhas sem ferrão. Fotos: Arquivo Pessoal