Levantados custos de produção na área de Pecuária de Leite em Chapecó

Levantados custos de produção na área de Pecuária de Leite em Chapecó
FAESC
29 de Maio de 2025
Por: MB Comunicação
Fonte: Sistema FAESC/SENAR

Mais um painel do Projeto Campo Futuro, voltado à pecuária de leite, foi realizado em Santa Catarina. O evento aconteceu na última terça-feira (27), no município de Chapecó, e contou com a presença de produtores rurais, representantes do Sistema Faesc/Senar, Sindicatos Rurais, técnicos da CNA e profissionais da região.

A iniciativa, do Sistema CNA/Senar, foi realizada em parceria com o Sistema Faesc/Senar, o Sindicato Rural de Chapecó e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP).

Durante o evento, o vice-presidente da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, ressaltou a relevância do projeto para as famílias rurais e para a agroindústria de leite em Santa Catarina. “Com apenas 1,12% do território nacional, somos o quarto maior produtor de leite e estamos entre os líderes na produção animal. Santa Catarina é um exemplo de dedicação, inovação e comprometimento do produtor rural. Quando se fala em abraçar novas tecnologias e no compromisso com o trabalho, o produtor catarinense realmente é diferenciado. ”

Clemerson Pedrozo também destacou que o presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, valoriza muito o trabalho do Projeto Campo Futuro. “Agradecemos a oportunidade de participar deste projeto magnífico. O Campo Futuro é fundamental para que o produtor rural possa planejar suas atividades, entender seus custos e tomar decisões estratégicas sobre investimentos. ”

O presidente do Sindicato Rural de Chapecó, Luiz Carlos Travi, também reforçou a importância do projeto para a cadeia produtiva do leite. Segundo ele, os dados coletados durante o painel — fornecidos por produtores, técnicos, veterinários e representantes de laticínios — permitirão traçar um panorama detalhado do custo de produção, desde a propriedade rural até o produto final nas prateleiras. “Trata-se de uma oportunidade valiosa para fortalecer a cadeia produtiva com informações estratégicas e orientação qualificada para todos os envolvidos no setor”.

PERFIL DA PROPRIEDADE E RESULTADOS

O assessor técnico da CNA, Guilherme Souza Dias, explicou que a propriedade típica na região de Chapecó produz, em média, 1400 litros de leite por dia, com a utilização do Sistema de produção Compost Barn. “A propriedade, que conta com 36 hectares e produção totalmente confinada, apresentou um incremento na produtividade animal em comparação ao levantamento anterior, atingindo a marca de 28 litros por vaca. Isso evidencia os bons resultados do processo de melhoramento genético que vem sendo implementado na região, tendência verificada também em Braço do Norte”.

De acordo com Dias, a atividade se mostrou bastante ajustada em termos de composição do rebanho, com a otimização do percentual de vacas em relação ao total de animais e um bom nível de produtividade. “A produção de 16 mil litros de leite por hectare/ano denota a otimização do uso da terra”, ressaltou Dias.

Os resultados econômicos e financeiros, de acordo com o assessor técnico, foram positivos. “Verificamos que a propriedade foi capaz de remunerar não somente os desembolsos do pecuarista na condução da atividade leiteira, mas também foi capaz de gerar caixa suficiente para a reposição da infraestrutura produtiva ao final de sua vida útil, além de garantir o pró-labore da família envolvida na produção. O desempenho da atividade ficou aquém apenas dos custos totais, que representam a remuneração do capital imobilizado. Ainda assim, a pecuária de leite demonstrou ser muito mais atrativa do que outras oportunidades de uso da terra, materializada pelo arrendamento”, explicou Dias.

Ele afirmou, ainda, que o arrendamento na região gira em torno de R$ 2.400 por hectare, enquanto o sistema produtivo alcançou aproximadamente R$ 16.000 de margem bruta por hectare/ano. “Dessa forma, percebemos o sistema se mostrou muito mais eficiente na remuneração do pecuarista”, concluiu Dias.

Leia também

FAESC

|

12 de dezembro 2025

Webinar debate oferta e demanda global e perspectivas para os mercados de milho e soja O Sistema Faesc/Senar promove, no dia 16 de dezembro, às 19h, um Webinar especial para debater o cenário global de oferta e demanda e as perspectivas para os mercados de milho e soja — dois pilares do agronegócio brasileiro.

FAESC

|

12 de dezembro 2025

Seminário de Líderes presta contas do ano e homenageia sócio emérito em Bom Jardim da Serra O Sindicato Rural de Bom Jesus da Serra realizou o Seminário de Líderes Rurais no dia 10 de dezembro, com Assembleia Geral de Prestação de Contas e apresentação das ações para 2026.

FAESC

|

11 de dezembro 2025

Seminário de Líderes reúne associados e autoridades em confraternização em Imbuia O Sindicato Rural de Imbuia realizou, no dia 10 de dezembro, mais uma edição do Seminário de Líderes Rurais, um encontro marcado pela troca de experiências, integração e construção coletiva de ideias voltadas ao fortalecimento do setor agropecuário.

SENAR

|

11 de dezembro 2025

FAESC

|

11 de dezembro 2025

Sindicato Rural de Lages evidencia papel essencial das entidades sindicais no desenvolvimento do agronegócio Um evento que marcou a avaliação das ações realizadas neste ano, debates sobre os desafios e as perspectivas do agronegócio e a celebração das conquistas do setor. Assim foi o Seminário de Líderes Rurais do Sindicato Rural de Lages, realizado com o apoio do Sistema Faesc/Senar, no dia 02/12.

FAESC

|

11 de dezembro 2025

Seminário de Líderes destaca mais de 80 ações no ano em Ituporanga Sindicato Rural comemora aumento de produção de cebola, mas lamenta alta dos custos e desvalorização dos preços

FAESC

|

11 de dezembro 2025

Seminário de Líderes do Sindicato Rural de Benedito Novo reforça compromisso com o campo Momentos de aprendizado, avaliação de resultados e apresentação de expectativas para 2026 marcaram o Seminário de Líderes Rurais – evento que encerrou as atividades de 2025 do Sindicato Rural de Benedito Novo.

FAESC

|

11 de dezembro 2025

Sindicato Rural de Canoinhas destaca novidades para 2026 em Seminário de Líderes O Seminário de Líderes promovido pelo Sindicato Rural de Canoinhas, com o apoio do Sistema Faesc/Senar, reuniu carca de 100 produtores, lideranças e autoridades para avaliar as ações realizadas no ano e empossar a diretoria que atuará nos próximos quatro anos (03/12/2025 a 03/12/2029).

FAESC

|

9 de dezembro 2025

Agro ajuda indicadores econômicos em 2025, mas cenários de incertezas desafiam produtores em 2026 Dados e projeções foram divulgados na terça (9) durante coletiva de imprensa

FAESC

|

9 de dezembro 2025

Sindicato dos Produtores Rurais de Irineópolis elege diretoria para os próximos três anos O Sindicato dos Produtores Rurais de Irineópolis promoveu sua Assembleia Geral Ordinária, momento que marcou a eleição da nova diretoria (01/12/2025 a 01/12/2028).

FAESC

|

9 de dezembro 2025

Seminário de Líderes do Sindicato Rural de Seara aborda o cenário e as perspectivas do agronegócio O Seminário de Líderes promovido pelo Sindicato Rural de Seara, com o apoio do Sistema Faesc/Senar, reuniu produtores, lideranças e autoridades para discutir temas relevantes ao setor agropecuário.

FAESC

|

9 de dezembro 2025

Jovem de São Lourenço do Oeste fica entre os 10 destaques do Brasil no Programa CNA Jovem Cristiano Moschen Bordignon foi um dos quatro catarinenses classificados da etapa nacional e teve seu projeto “Peixe na Escola” escolhido entre os melhores do país