Projeto integrado fortalecerá a cadeia de ovinos e caprinos no Extremo Oeste

Projeto integrado fortalecerá a cadeia de ovinos e caprinos no Extremo Oeste
FAESC
28 de Janeiro de 2026
Por: MB Comunicação
Fonte: Sistema FAESC/Senar

O Sistema Faesc/Senar/Sindicatos foi parceiro do evento promovido pelo Sebrae/SC e Governo do Estado de SC, que reuniu produtores rurais e lideranças regionais na terça-feira (27), em Dionísio Cerqueira, na fazenda Dois Irmãos. A iniciativa marcou o lançamento do Projeto Ovinocaprinocultura Regional Extremo Oeste.

O projeto é uma iniciativa realizada em parceria entre o Sebrae/SC e o Sistema Faesc/Senar/Sindicatos, com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária do Estado. O objetivo é promover a organização, a qualificação e a ampliação da ovinocaprinocultura catarinense.

Estiveram presentes o vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC e vice-presidente de Finanças da Faesc, Antônio Marcos Pagani de Souza; o diretor técnico do Sebrae/SC, Fábio Zanuzzi; o secretário adjunto da Agricultura de Santa Catarina, Ademir Dalla Corte, que representou o governador do Estado; o gerente regional do Sebrae/SC no Extremo Oeste, Udo Martin Trennepohl; o gerente de competitividade do Sebrae/SC, Roberto Tavares; o gerente de gestão estratégica do Sebrae/SC, Roberto Füllgraff; o assessor da presidência do Sebrae Nacional, Celso Calcanhotto; o gestor estadual do projeto de ovinos, Filipe Andrade; e supervisora regional do Senar/SC, Grasiane Bitencourt Viêra.

Também participaram o coordenador da Câmara Setorial da Ovinocaprinocultura de Santa Catarina e consultor técnico do Sebrae/SC e da Secretaria de Estado da Agricultura, Paulo Gregianin, a prefeita de Dionísio Cerqueira, Bianca Maran Bertamoni; o presidente da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc) e prefeito de Itapiranga, Alexandre Ribas; o presidente da AMAI e representante da Fiesc na Câmara Setorial, Anderson Elias Bianchi; além dos prefeitos de municípios da região e outras lideranças.

EIXOS DE ATUAÇÃO

Durante o lançamento, foram detalhados os objetivos e os eixos de atuação do projeto, que busca organizar e ampliar a cadeia produtiva regional por meio da qualificação técnica, melhoria da gestão das propriedades, fortalecimento do melhoramento genético, sanidade, produtividade e acesso ao mercado. A proposta integra ações desenvolvidas em parceria com o Governo do Estado e contempla demandas específicas da realidade do Extremo Oeste, respeitando o potencial produtivo e as particularidades locais.

Gregianin ressaltou que, no extremo oeste, diversos municípios já são atendidos diretamente por ações do projeto, como Dionísio Cerqueira, Guarujá do Sul, São José do Cedro, Anchieta, Guaraciaba e Princesa, beneficiando cerca de 90 produtores. Somando os atendimentos do projeto estadual e regional, aliados às ações de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faesc/Senar, inúmeros produtores são acompanhados, com foco em boas práticas de produção, gestão, sanidade e melhoramento genético. Segundo ele, as ações de mercado, genética e organização da cadeia também impactam positivamente toda a região.

Para Antônio Marcos Pagani de Souza, o lançamento representa um avanço importante para o agro catarinense. “A parceria entre o Sebrae/SC, o Senar e as demais entidades amplia as oportunidades de renda no campo, fortalecendo a produção de ovinos com assistência técnica, organização e visão de mercado. Destaco o papel do Senar, por meio do programa de Assistência Técnica e Gerencial (Ateg), e a chegada do Sebrae/SC, que complementa esse trabalho com foco em gestão e estruturação da atividade”, afirmou.

ORGANIZAÇÃO

Anfitrião do evento, o produtor rural Luiz Antônio Dal Magro compartilhou sua trajetória e destacou a importância do projeto para estruturar a cadeia produtiva. Com quase 30 anos de atuação na pecuária, ele ressaltou que sempre houve interesse e viabilidade na criação de ovinos, mas que faltava organização e integração entre os elos. Segundo ele, o apoio do Sebrae/SC e do Senar, aliado à Assistência Técnica e Gerencial, cria um ambiente favorável para consolidar a ovinocaprinocultura como uma atividade economicamente viável e estruturada na região.

Para o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, a iniciativa reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável do meio rural. “A ovinocaprinocultura representa uma importante alternativa de diversificação e geração de renda para os produtores do Extremo Oeste. “Queremos garantir Assistência Técnica, gestão eficiente e organização da cadeia produtiva”.

Pedrozo ressaltou, ainda, que que Santa Catarina já é referência em genética e que há grande expectativa de que o Estado se consolide, nos próximos anos, como um polo nacional na criação de ovinos e caprinos.

Leia também

FAESC

|

28 de janeiro 2026

Projeto integrado fortalecerá a cadeia de ovinos e caprinos no Extremo Oeste O Sistema Faesc/Senar/Sindicatos foi parceiro do evento promovido pelo Sebrae/SC e Governo do Estado de SC, que reuniu produtores rurais e lideranças regionais na terça-feira (27), em Dionísio Cerqueira, na fazenda Dois Irmãos. A iniciativa marcou o lançamento do Projeto Ovinocaprinocultura Regional Extremo Oeste.

FAESC

|

28 de janeiro 2026

Sul do Estado recebe Carreta Agro pelo Brasil nesta quinta e sexta Primeira parada do projeto itinerante será no Campo Agroacelerador Coperja, em Jacinto Machado. Em fevereiro, ação chega em Concórdia, Pinhalzinho e Campos Novos

FAESC

|

26 de janeiro 2026

Capacitação gratuita do SENAR PLAY orienta sobre os impactos e as estratégias da Reforma Tributária para o agro A Reforma Tributária representa uma das maiores mudanças no sistema fiscal brasileiro nas últimas décadas e promete impactar diretamente diversos setores da economia, especialmente o agronegócio.

FAESC

|

23 de janeiro 2026

Sistema FAESC/SENAR/SINDICATOS promove mais de 350 capacitações gratuitas em fevereiro O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoverá no mês de fevereiro mais de 350 capacitações gratuitas.

FAESC

|

23 de janeiro 2026

Santa Catarina consolida a exportação de maçãs com a inspeção fitossanitária na origem O setor produtivo da fruticultura catarinense consolidou nesta semana uma conquista histórica junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). As inspeções fitossanitárias para exportação de maçãs frescas seguem realizadas diretamente na origem da produção, ou seja, nos packing-houses exportadores catarinenses. A iniciativa possibilita a emissão do Certificado Fitossanitário Internacional (CFI) – documento necessário para a exportação da fruta.

FAESC

|

22 de janeiro 2026

Entenda os impactos da Reforma Tributária para os produtores rurais A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) alerta os produtores rurais sobre as principais mudanças decorrentes da transição para o novo modelo de tributação.

FAESC

|

20 de janeiro 2026

SC terá presença da Carreta Agro pelo Brasil em quatro feiras em janeiro e fevereiro Santa Catarina será o primeiro Estado do País a receber a Carreta Agro pelo Brasil do Sistema CNA/Senar em quatro eventos consecutivos.

FAESC

|

17 de janeiro 2026

Reajuste das tabelas do tabaco será debatido em reuniões na próxima semana A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) anunciou que a definição do reajuste das tabelas de preço mínimo deve ocorrer em reuniões marcadas nos próximos dias 19 e 20 de janeiro. As definições ocorrem por empresa, no âmbito das Cadecs (Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração).

FAESC

|

16 de janeiro 2026

Sistema FAESC/SENAR abre matrículas para os aprovados nos Cursos Técnicos de três polos O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) abre, na próxima segunda-feira (19), o período de matrícula para os cursos técnicos do 1º semestre de 2026. Em Santa Catarina, as formações são conduzidas pelo Sistema Faesc/Senar em 17 polos de apoio presencial.

FAESC

|

14 de janeiro 2026

Produtor: chegou o momento de escolher a forma de tributação da Contribuição Previdenciária Rural Todo início de ano, o empregador rural pessoa física se depara com uma decisão estratégica relevante: definir a forma de tributação da Contribuição Previdenciária Rural, conhecida como Funrural. Essa escolha, que deve ser feita no mês de janeiro, é fundamental, pois impacta diretamente o regime de tributação aplicado ao longo de todo o ano-calendário, especialmente no que se refere ao recolhimento incidente sobre a comercialização da produção rural.

FAESC

|

22 de dezembro 2025

Sistema FAESC/SENAR/SINDICATOS promove 275 cursos gratuitos em janeiro O Sistema FAESC/SENAR/SINDICATOS/SC inicia o ano com uma ampla programação de capacitações voltadas ao fortalecimento do meio rural. Em janeiro, serão realizados 275 cursos gratuitos em todas as regiões de Santa Catarina, integrando as ações de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS).

FAESC

|

19 de dezembro 2025

Seminário de Líderes debate mercado agrícola em Xanxerê Em Xanxerê, o Seminário de Líderes Rurais, realizado no dia 12 de dezembro, debateu o mercado agrícola para 2026, com avaliação da produtividade de grãos e de leite, fortes na região. O evento ocorreu na sede da AABB e contou com a parceria do Sistema Faesc/Senar-SC.