Reunião em Chapecó marca entrega das primeiras doses de sêmen Angus em Santa Catarina

Reunião em Chapecó marca entrega das primeiras doses de sêmen Angus em Santa Catarina
FAESC
10 de Outubro de 2025
Por: MB Comunicação
Fonte: Sistema Faesc/Senar

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC) deram mais um passo importante na consolidação do melhoramento genético dos rebanhos catarinenses. Nesta quinta-feira (9), em Chapecó, as entidades promoveram a reunião de entrega das primeiras doses de sêmen Angus do Projeto de Difusão de Genética Superior para Eficiência Alimentar, em parceria com a Associação Brasileira de Angus e Ultrablack.

O evento integrou a programação da Exposição Nacional Angus & Ultrablack e ocorreu no Marquês Angus Parrilla, no Parque Dr. Valmor Ernesto Lunardi, reunindo produtores rurais, lideranças do setor agropecuário, supervisores e técnicos da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), supervisores regionais do Senar/SC, entre outros representantes do segmento.

A ação é fruto do convênio firmado entre o Sistema Faesc/Senar e a Associação Brasileira de Angus e Ultrablack, que prevê a distribuição de 15 mil doses de sêmen Angus aos produtores atendidos pela ATeG Pecuária de Corte. O objetivo é ampliar o acesso à genética de alta eficiência, especialmente para pequenos e médios produtores, fortalecendo a produtividade e a sustentabilidade das propriedades rurais.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, lembrou que a iniciativa consolida um trabalho iniciado em 2016, quando a ATeG foi implantada em Santa Catarina. “Por uma coincidência feliz, foi neste mesmo salão, no ano passado, que conhecemos o presidente da Associação de Angus, apresentado pelo criador catarinense Nelson Serpa. Concretizamos aquilo que começou como uma ideia, uma parceria que representa continuidade no melhoramento genético catarinense. Desde 2016, a ATeG vem transformando a realidade de centenas de produtores e agora demos mais um passo com a entrega das primeiras doses de sêmen”, destacou Pedrozo.

Pedrozo ressaltou, ainda, que o foco é estimular o desenvolvimento dos pequenos e médios produtores, democratizando o acesso à inseminação artificial em tempo fixo (IATF). “Queremos prestigiar quem tem menos recursos. Os grandes já conhecem e utilizam essa tecnologia, mas nosso papel é garantir que os pequenos também tenham oportunidade de evoluir. Essa é a essência do Senar/SC, ou seja, levar conhecimento, técnica e inovação ao campo”, completou.

As doses serão distribuídas de forma gratuita aos pecuaristas acompanhados pela ATeG, priorizando os pequenos e médios produtores rurais, que muitas vezes não têm acesso às tecnologias de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). O objetivo é promover a democratização do melhoramento genético, aumentar a eficiência produtiva e garantir maior rentabilidade e sustentabilidade nas propriedades.

O vice-presidente da Faesc, vice-presidente do conselho deliberativo do Sebrae/SC e presidente da Associação do Novilho Precoce de SC, Antônio Marcos Pagani de Souza, reforçou a importância do momento para a pecuária catarinense. “Essa parceria entre a Angus Nacional, a Faesc e o Senar/SC vai transformar o rebanho catarinense. As doses de sêmen de animais melhoradores permitirão produzir bovinos mais precoces e com carne de qualidade superior, gerando mais rentabilidade e sustentabilidade. A raça Angus é reconhecida mundialmente e essa iniciativa representa o sucesso da pecuária de corte de Santa Catarina”, afirmou Pagani.

O presidente da Associação Brasileira de Angus e Ultrablack, José Paulo Cairoli, elogiou o protagonismo do Sistema Faesc/Senar na condução do projeto. “Nós, da Associação, vemos com extrema importância essa iniciativa. É uma ideia fantástica da Faesc e do Senar, que merece ser valorizada e replicada em outros estados. A preocupação das instituições catarinenses com o produtor e com a melhoria genética é fundamental para o crescimento da pecuária nacional”, ressaltou Cairoli.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, ressaltou que a entrega das primeiras doses de sêmen, reforça compromisso das instituições parceiras com a inovação, a sustentabilidade e o fortalecimento da cadeia produtiva da carne bovina em Santa Catarina. “O projeto deve gerar resultados diretos na eficiência produtiva, na qualidade dos rebanhos e na competitividade do setor, e poderá servir de modelo para ser ampliado a outros estados brasileiros”.

Também destacaram a importância da iniciativa o presidente do Sindicato Rural de Chapecó, Luiz Carlos Travi, e a coordenadora estadual da ATeG, Paula Coimbra Nunes.

Leia também

SENAR

|

5 de novembro 2025

Programa voltado à saúde feminina atende mais de 250 mulheres em Macieira Promover a saúde e a qualidade de vida das mulheres do meio rural, com ações educativas, preventivas e de diagnóstico.

SENAR

|

5 de novembro 2025

Ação dos Programas Saúde do Homem e da Mulher Rural são promovidos com sucesso em São Pedro de Alcântara O município de São Pedro de Alcântara foi cenário de uma importante ação voltada à promoção da saúde e qualidade de vida da população do campo. O evento integrou os Programas Saúde do Homem e Saúde da Mulher Rural, iniciativas do Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato Rural local e a Prefeitura Municipal.

FAESC

|

4 de novembro 2025

Seminário de Líderes discute os desafios e os avanços do Sindicato Rural de Braço Do Norte O município de Braço do Norte sediou, no dia 24 de outubro, o Seminário de Líderes Rurais do Sindicato Rural de Braço do Norte, reunindo cerca de 800 participantes entre produtores, dirigentes sindicais e representantes de instituições parceiras.

FAESC

|

31 de outubro 2025

CNA debate investigação de dumping nas importações de leite em pó do Mercosul A CNA participou, na terça (28), de uma reunião com parlamentares integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) para discutir a investigação de dumping nas importações de leite em pó do Mercosul.

SENAR

|

30 de outubro 2025

Vargem Bonita reúne 150 mulheres do campo em ação voltada à saúde do público feminino O evento do Programa Saúde da Mulher Rural, realizado no dia 21 de outubro, em Vargem Bonita, reuniu 150 mulheres para um dia inteiramente voltado ao bem-estar, à prevenção e à valorização da mulher do campo. A iniciativa, do Sistema Faesc/Senar e Sindicato Rural de Catanduvas em parceria com a Prefeitura Municipal de Vargem Bonita, contou com o apoio de diversas instituições locais, que contribuíram para o sucesso das atividades.

SENAR

|

30 de outubro 2025

Mais de 300 pessoas presentes na ação do Programa Saúde da Mulher Rural em Santa Terezinha O Programa Saúde da Mulher Rural, recém-promovido pelo Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Santa Terezinha e a Prefeitura Municipal, foi um sucesso.

FAESC

|

29 de outubro 2025

Webinar do Sistema FAESC/SENAR e Safras & Mercado aborda os desafios do mercado do arroz O penúltimo webinar do ano, promovido pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com a Safras & Mercado, teve como tema “Cenário de oferta e demanda global, perspectivas de mercado do arroz”.

FAESC

|

27 de outubro 2025

Prorrogação do prazo para o georreferenciamento de imóveis rurais traz alívio aos produtores A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) avalia de forma positiva a prorrogação do prazo para o georreferenciamento de imóveis rurais.

SENAR

|

24 de outubro 2025

Ação do Programa Saúde da Mulher Rural é promovida com sucesso em Capinzal A ação do Programa “Saúde da Mulher Rural”, realizado recentemente, no município de Capinzal, no Meio Oeste, reuniu aproximadamente 140 mulheres do meio rural.

SENAR

|

23 de outubro 2025

Programa Saúde da Mulher Rural atende cerca de 250 pessoas em Lebon Régis O município de Lebon Régis reuniu, no dia 15 de outubro, aproximadamente 250 mulheres rurais em uma ação do Programa Saúde da Mulher Rural. A iniciativa, promovida pelo Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Lebon Régis e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, teve como objetivo promover a educação para o cuidado com a saúde, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce de doenças que afetam a população feminina.

FAESC

|

21 de outubro 2025

Ação do Programa Saúde da Mulher Rural conscientiza sobre cuidado e prevenção em Maracajá Mais uma edição do Programa Saúde da Mulher Rural foi promovida com êxito no Sul de Santa Catarina.

SENAR

|

21 de outubro 2025

SENAR Nacional conhece os expressivos resultados do Programa Saúde no Campo em SC O Programa Saúde no Campo, implementado neste ano no Meio Oeste catarinense, já apresenta resultados expressivos. A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Nacional) e executada em Santa Catarina pelo Senar/SC, órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc), em parceria com os Sindicatos Rurais.