Reunião regional da FAESC reúne lideranças sindicais da serra para discutir estratégias de fortalecimento do agro

Reunião regional da FAESC reúne lideranças sindicais da serra para discutir estratégias de fortalecimento do agro
FAESC
09 de Outubro de 2025
Por: MB Comunicação
Fonte: Sistema Faesc/Senar

A penúltima reunião regional com lideranças sindicais rurais do cronograma de 2025 foi realizada nesta quarta-feira (08), em Lages, na Serra Catarinense. O encontro, promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), reuniu presidentes e diretores de todos os Sindicatos Rurais da região para debater desafios e oportunidades do agronegócio.

As atividades foram conduzidas pelo presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, juntamente com o vice-presidente regional da Faesc e presidente do Sindicato Rural de Lages, Márcio Pamplona, anfitrião do evento. Também participaram o vice-presidente executivo da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo; o vice-presidente de secretaria, Enori Barbieri; o vice-presidente de finanças, Antônio Marcos Pagani de Souza; o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi; e a supervisora regional do Senar/SC, Stephanye Fanton.

Na abertura, Pamplona destacou os objetivos da ExpoLages e ressaltou a satisfação em conciliar o encontro com a abertura oficial de uma das maiores feiras de negócios do Estado, que segue até 13 de outubro. Em seguida, o presidente Pedrozo reforçou a importância do trabalho desenvolvido pelos Sindicatos Rurais ao mencionar que o agronegócio representa uma fatia expressiva da economia estadual e nacional.

Pedrozo também comentou sobre a assinatura, durante a Expointer em Esteio (RS), do Termo de Cooperação Técnica para o Controle da Reserva de Domínio, em parceria com a Cidasc. O acordo garante mais segurança jurídica e sanitária nas transações realizadas nos leilões de gado em Santa Catarina. Controlada por meio do software de emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), a Reserva de Domínio protege a posse do produtor rural, assegura a sustentabilidade dos empreendimentos leiloeiros e mantém a rastreabilidade e a segurança sanitária do rebanho bovino — patrimônio do agronegócio catarinense.

“O Controle da Reserva de Domínio é fundamental por se tratar de uma ferramenta que une segurança jurídica, eficiência econômica e garantia sanitária — pilares imprescindíveis para o crescimento sustentável do agronegócio catarinense e brasileiro”, destacou Pedrozo.


Outro tema relevante foi a ampliação do Programa Saúde no Campo, em 2026, para todo o Estado. Implantada neste ano na região Meio Oeste com significativos resultados, a iniciativa oferece atenção integral à saúde dos produtores atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

Também foram abordadas a parceria com o ICASA, o fortalecimento da ATeG, dos treinamentos de Formação Profissional Rural e Promoção Social, além do Programa Lar Legal Rural na Serra e as futuras reuniões para a definição do calendário de feiras de 2026.

Os presidentes dos Sindicatos Rurais da região serrana levantaram assuntos estratégicos, como o bom momento da produção de vinhos de altitude; a importância do Programa de Controle e Erradicação do Cancro Europeu em Pomáceas; o cenário da produção florestal e do setor madeireiro; a importante atuação da Faesc em relação aos Campos de Altitude; as exigências bancárias para acesso a crédito e custeio; a preocupação com a cultura de cebola, frente aos elevados custos de produção e os baixos preços na comercialização; entre outros pontos relevantes para o desenvolvimento do setor.

De acordo com Pedrozo, assim como nas demais reuniões, o encontro cumpriu seu papel de aproximar a Federação das lideranças locais, ouvir reivindicações, avaliar ações realizadas ao longo do ano, acompanhar a realidade do setor nas bases e transmitir informações atualizadas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Senar Nacional. “Estamos satisfeitos por reforçar o nosso compromisso de seguir trabalhando para fortalecer o setor produtivo, estimular a inovação, ampliar oportunidades e construir um ambiente cada vez mais sustentável e competitivo”, concluiu Pedrozo.

A última reunião regional do cronograma reunirá os presidentes da região Meio-Oeste catarinense.

Leia também

FAESC

|

8 de outubro 2025

Webinar do Sistema Faesc/Senar e da Safras & Mercado aborda o cenário e as perspectivas de mercado do arroz” “Cenário de oferta e demanda global, perspectivas de mercado do arroz” é o tema do próximo webinar gratuito promovido pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com a Safras & Mercado.

FAESC

|

2 de outubro 2025

Divulgada mais uma atualização parcial dos leilões de touros em Santa Catarina O Grupo de Melhoramento Genético (GMG) da Udesc divulgou, nesta quarta-feira (01/10), mais um resultado parcial dos leilões de touros em Santa Catarina.

SENAR

|

1 de outubro 2025

Sistema FAESC/SENAR promove cerca de 500 cursos gratuitos em outubro Depois do sucesso dos treinamentos de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS) no mês de setembro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC)

FAESC

|

30 de setembro 2025

Feira de Tecnologia impulsiona inovação no agronegócio catarinense A 1ª Feira de Tecnologia e Inovação no Agronegócio (TI Agro), realizada no Parque de Exposições Nova Vicenza, em Água Doce, foi um sucesso.

FAESC

|

30 de setembro 2025

Sistema FAESC/SENAR reúne Sindicatos para apresentar diretrizes do Projeto RetifiCAR O Sistema Faesc/Senar promoveu, com o apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semae), reunião on-line para tratar do Projeto RetifiCAR – iniciativa estratégica voltada à regularização e atualização do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

SENAR

|

29 de setembro 2025

Sistema FAESC/SENAR lança o Projeto Plantando para o Futuro – Educação Financeira Mais um projeto voltado ao ensino fundamental promete movimentar as escolas catarinenses.

FAESC

|

25 de setembro 2025

ATENÇÃO PRODUTOR: Últimos dias para a entrega da Declaração do ITR A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) chama a atenção dos produtores rurais para o prazo de entrega da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) referente ao exercício de 2025.

SENAR

|

24 de setembro 2025

Sistema FAESC/SENAR destaca a importância do Conacarne para o setor Um encontro que promoveu a valorização da carne produzida por pecuaristas apoiados pelo Sistema Sindical Rural — reconhecidos pela adoção de tecnologia, inovação e sustentabilidade. Dessa forma, a comitiva do Sistema Faesc/Senar avaliou o Congresso Nacional da Carne (Conacarne 2025), realizado nos dias 18 e 19 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte. O grupo catarinense acompanhou toda a programação e destacou a relevância da iniciativa para o fortalecimento do setor no País.

FAESC

|

24 de setembro 2025

Divulgada mais uma atualização da pecuária de corte em Santa Catarina O sexto resultado parcial dos leilões de touros foi divulgado na última semana pelo Grupo de Melhoramento Genético (GMG) da Udesc.

FAESC

|

24 de setembro 2025

O produtor rural e a PM Ambiental JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

24 de setembro 2025

FAESC debate demandas estratégicas do agro no Oeste e Extremo Oeste catarinense, durante reunião regional em Chapecó As demandas estratégicas e as oportunidades do agronegócio no Oeste e Extremo Oeste de Santa Catarina foram destaques na reunião regional com os presidentes dos Sindicatos Rurais, na última sexta-feira (19), em Chapecó.

SENAR

|

23 de setembro 2025

Sistema FAESC/SENAR apresenta demandas para 2026 em encontro com entidades correlatas O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoveu na última semana uma reunião estratégica para apresentação das demandas da entidade referentes ao Plano Anual de Trabalho (PAT) de 2026.