- HOME FAESC SENAR
- Notícias do agro
- Sindicatos
-
- Transparência e prestação de contas
- Transparência
- Normas
- Eventos
- Fale Conosco
FAESC
12 de agosto 2025
SENAR
8 de agosto 2025
Florianópolis sediou, no último fim de semana, uma intensa imersão em liderança, criatividade e inovação. O 2º Encontro Estadual da 6ª Edição do Programa CNA Jovem reuniu jovens entre 20 e 30 anos para dois dias intensos de atividades voltadas ao desenvolvimento de soluções para os desafios do agro.
Promovido pelo Sistema CNA/Senar, em parceria com o Sistema Faesc/Senar e os Sindicatos Rurais, o evento visou fortalecer a atuação dos jovens líderes rurais, incentivando-os à enfrentarem desafios, aplicarem tecnologias, promoverem a inovação e assumirem o papel de líderes no meio rural.
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, representou o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, na abertura do evento e acompanhou as atividades ao longo da programação. Durante o evento, ele enalteceu o compromisso institucional com a formação de novas lideranças. “A inovação é estratégica para o nosso agronegócio. O CNA Jovem contribui diretamente para despertar o protagonismo dos jovens no meio rural, o que é essencial para despertar lideranças que farão a diferença no nosso grande e desafiador agronegócio catarinense. Nosso presidente Pedrozo acredita e tem apoiado, de forma incondicional, essa iniciativa que fará a diferença nos municípios, no estado e no país”, frisou.
A diretora de Educação Profissional do Senar Nacional, Fabíola Bomtempo, também acompanhou a programação e destacou a força do programa. “O tema desse segundo encontro foi inovação e iniciativas. Os jovens estão engajados, com ótimas ideias e acredito que os resultados dos desafios desenvolvidos em Santa Catarina serão excelentes”.
As atividades foram conduzidas pela coordenadora estadual do programa, Francine Iagher, e pelos instrutores Erno Menzel e Fernando Schneider. Durante os dois dias, os jovens participaram de dinâmicas como desbloqueio da criatividade, aprimoramento de propostas e momentos de validação com especialistas e beneficiários do setor rural. A coordenadora estadual da ATeG, Paula Coimbra Nunes, assumiu o papel de especialista e trouxe uma visão técnica e estratégica para o grupo. Já, o produtor rural, egresso do CNA Jovem e supervisor técnico da ATeG, Bruno Zanete Nesi, atuou como benificiário, o que foi fundamental para contribuir com sua visão técnica e prática para fortalecer as soluções desenvolvidas pelos jovens para seus respectivos desafios.
“VAMOS PARA A FRENTE QUE PARA TRÁS NÃO DÁ MAIS”
Um dos pontos fortes do encontro foi a palestra “Vamos para a frente que para trás não dá mais”, ministrada pelo engenheiro agrônomo Marcos Westphal Gonçalves, instrutor do Senar, mestre em Produção Vegetal e com ampla atuação no setor. Ele trouxe reflexões sobre os impactos das transformações tecnológicas e sociais no campo.
“Abordamos vários insights de tecnologia e inovação com esse grupo do CNA Jovem. Trouxemos uma visão do produtor rural, como adotante das tecnologias, para mostrar as dores e oportunidades. Vivemos um tempo de mudanças aceleradas, uma reconfiguração tecnológica e geográfica. É fundamental conectar tudo isso com a realidade da agricultura e com essa nova geração que está chegando. É um tema de extrema importância para esses jovens que estarão na linha de frente do setor”, afirmou o palestrante.
De acordo com a coordenadora Francine, os momentos desse segundo encontro foram valiosos, pois foram marcados por um ambiente de trocas, aprendizado e estímulo à ação. “Mais uma vez, o CNA Jovem reafirma sua missão de transformar o presente e futuro do campo por meio de jovens que se tornarão líderes, com ideias novas e olhos voltados para um agronegócio inovador e sustentável”.