ACESSAR O MENU

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão
SENAR
29 de Abril de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Representantes das Forças Armadas da Base Aérea de Florianópolis estiveram, nesta semana, na sede do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O objetivo foi conhecer os resultados das ações de capacitação e formação profissional oferecidos aos produtores rurais e promover o alinhamento das atividades do Projeto Soldado-Cidadão.

Inciativa do Ministério da Defesa, por meio dos comandos das Forças Singulares (Força Aérea, Marinha, Exército e Aeronáutica), o Soldado-Cidadão, em Santa Catarina, conta com a parceria do Sistema Faesc/Senar e do Sindicato Rural de Florianópolis.

O tenente coronel aviador João Paulo Gomez da Silva e a tenente Alícia Medeiros de Oliveira Brum foram recebidos pelo presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo. O dirigente deu as boas-vindas ao tenente coronel aviador que recém assumiu o comando da Base Aérea e reconheceu a importância da parceria no projeto. “Essa iniciativa tem sido essencial para qualificar, ao mercado de trabalho, jovens que prestam Serviço Militar. É uma satisfação saber que, com essa ação, contribuímos para aumentar as chances desse público conseguir emprego e, consequentemente, crescimento pessoal e profissional”.

A programação seguiu com reunião conduzida pelo superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, pela técnica de formação profissional, Nayana Setubal Bittencourt, e pelo presidente do Sindicato Rural de Florianópolis, Erasmo Ney Tieppo. Também esteve presente a secretária do SRF, Susana Almeida Borges.

De acordo com Zanluchi, o projeto atendeu no ano passado 20 turmas com mais de 150 participantes em 444 horas/aula. “Queremos fortalecer esse trabalho com as Forças Armadas juntamente com o Sindicato Rural de Florianópolis e demais envolvidos no projeto, pois é uma ação que abre portas para diversas oportunidades aos jovens no mercado de trabalho”.

Para o presidente do Sindicato Rural, essa cooperação representa um investimento fundamental para a carreira dos jovens e para fortalecer as mais diversas atividades econômicas.

O tenente coronel João também realçou a força da parceria e comentou sobre as expectativas para que o Soldado-Cidadão tenha pleno êxito em 2024. Frisou que considera uma iniciativa de extrema relevância pelo país que deseja para seu filho e para as futuras gerações.

CURSOS OFERECIDOS PELO SENAR E BASE ÁREA

A programação com a Base Aérea de Florianópolis, em 2023, contemplou cursos de Formação de brigadista voluntário intermediário e de nível avançado; de Primeiros-socorros; de Segurança em instalações e serviços elétricos, de Trabalho em altura – NR 35; de Microtratores; de Soldador – Arco elétrico com eletrodo revestido; de Tratores e implementos agrícolas; de Segurança em instalações e serviços de eletricidade; entre outros.

SOBRE O PROJETO SOLDADO-CIDADÃO

O público-alvo do projeto Soldado-Cidadão é formado por jovens, incorporados às Forças Singulares para a prestação do Serviço Militar, de perfil socioeconômico carente e que necessitem de formação profissional básica que os habilite ao primeiro emprego e à consequente inserção no mercado de trabalho.

Leia também

FAESC

|

21 de junho 2024

Sistema FAESC/SENAR promove reunião virtual sobre FGTS Digital O evento será direcionado às equipes de Sindicatos Rurais, produtores rurais e demais interessados.

SENAR

|

20 de junho 2024

Evento mobiliza produtores de ovinocultura de corte em Palmitos O objetivo foi apresentar a metodologia da Assistência Técnica e Gerencial, expor o cronograma de trabalho, apresentar o técnico que fará o atendimento (Cassio Lopes) e demonstrar as diretrizes da ATeG.

FAESC

|

19 de junho 2024

Investimento na melhoria genética proporciona evolução na cadeia láctea Apresentar os resultados obtidos com o melhoramento genético na bovinocultura leiteira. Com esse objetivo o Sebrae/SC e a Aurora Coop promovem nesta quinta-feira (20), uma missão técnica com visita em duas empresas rurais na região oeste catarinense. As ações de aprimoramento da cadeia láctea fazem parte do Programa Encadeamento Produtivo, que oportuniza conhecimentos e técnicas para melhorar a gestão do empreendimento, a avaliação de oportunidades e a inserção de inovações.

SENAR

|

19 de junho 2024

Processo seletivo para os cursos da rede e-Tec Brasil segue até 2 de julho Santa Catarina oferece vagas para os cursos gratuitos em cinco polos

FAESC

|

19 de junho 2024

Faesc quer aprimorar e ampliar o seguro para a atividade agrícola Seguro rural com ampla cobertura e custo acessível é uma antiga reivindicação do setor primário da economia brasileira e está na pauta do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) José Zeferino Pedrozo.

FAESC

|

17 de junho 2024

Levantados custos de produção de grãos em Campos Novos Campos Novos sediou o segundo painel do Projeto Campo Futuro 2024 em Santa Catarina, nessa quarta-feira (12), para o levantamento dos custos de produção de grãos (soja, milho 1ª safra e trigo). A iniciativa foi da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com o apoio do Sistema Faesc/Senar e dos Sindicatos Rurais.

SENAR

|

17 de junho 2024

Programa Saúde do Homem Rural atende público do campo em Rio Rufino A iniciativa, que busca conscientizar os homens do campo sobre a importância da prevenção e o cuidado com a saúde, reuniu aproximadamente 250 pessoas, entre participantes, voluntários e lideranças.

FAESC

|

17 de junho 2024

Terceiro painel do Campo Futuro em SC levanta custos de produção de grãos em Araranguá A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com o apoio do Sistema Faesc/Senar e do Sindicato dos Produtores Rurais de Araranguá, promoveu nessa quinta-feira (13) o terceiro painel do Projeto Campo Futuro 2024 em Santa Catarina. O objetivo foi levantar os custos de produção de grãos, com foco para o arroz. A programação no estado segue até agosto e envolverá seis cadeias produtivas em oito municípios.

SENAR

|

17 de junho 2024

Oficina ATeG em Itainópolis apresenta técnicas e manejos para apicultura no outono-inverno Reunir apicultores e compartilhar novas técnicas e manejos de outono e inverno para manter e melhorar as colmeias durante essa época do ano. Com esse objetivo o Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado) e o Sindicato Rural de Itaiópolis, promoveram a Oficina Técnica do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), com foco para a apicultura.

FAESC

|

14 de junho 2024

FAESC apoia pedido da CNA para rejeição da MP do Equilíbrio Fiscal para o agro A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) orienta aos produtores rurais para que confiram a nota técnica, divulgada nesta quinta-feira (6), pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) sobre o impacto da Medida Provisória 1.227/2024 para o agro e o produtor rural. A medida modifica a legislação tributária federal e, entre outros pontos, limita a compensação de crédito de PIS/Cofins.

FAESC

|

12 de junho 2024

Equipes dos Sindicatos Rurais aperfeiçoam conhecimentos em encontros virtuais Os dois primeiros encontros reuniram profissionais do oeste, meio-oeste e extremo-oeste, bem como do sul e da serra. O último aconteceu contou com representantes do vale do Itajaí e planalto norte.

FAESC

|

11 de junho 2024

Seguro para a atividade agrícola JOSÉ ZEFERINO PEDROZO, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)