ACESSAR O MENU

Formada 7º turma do Curso Técnico em Agronegócio em Fraiburgo

Formada 7º turma do Curso Técnico em Agronegócio em Fraiburgo
SENAR
05 de Março de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Uma noite de muita emoção e celebração de conquistas. Assim foi a cerimônia de formatura da sétima turma do Curso Técnico em Agronegócio da Rede e-Tec Brasil em Fraiburgo, meio oeste catarinense, na última sexta-feira (01). A formação é uma iniciativa do polo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Fraiburgo.

Representando o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, o supervisor regional do Senar/SC, Jeam Palavro conduziu a cerimônia de formatura. Também estiveram presentes o representante da diretoria do Sindicato Rural, Olisses Donatti, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Fernanda Rosar, a coordenadora do Polo Fraiburgo Gisele Luize Kramer, a patronesse e tutora Claudia Zimmer, o paraninfo e tutor, Fábio Dutra, o supervisor técnico da ATeG Guilherme Romani de Mello, entre outras lideranças, professores, demais profissionais envolvidos no curso e familiares dos formandos.

Para a produtora rural Angela Maria Rinaldi Conte, de 48 anos, a formatura trouxe “uma sensação de dever cumprido”, de ter conquistado conhecimentos que poderão transformar sua realidade. Após seu marido Alvadi Conte ter participado do curso técnico em 2018, chegou a vez de Angela aprimorar técnicas para aplicar em sua propriedade. “Na minha família sempre praticamos a agricultura. Tive contato com o agronegócio desde pequena, atuando em culturas de alho, feijão, milho e outros. Hoje em dia trabalho com gado leiteiro ao lado de meu esposo e filhas em nossa pequena empresa rural, que é o rendimento da família”.

Logística, gestão de propriedade, finanças, sustentabilidade, organização, sanidade e bem-estar animal na propriedade estão entre os conteúdos abordados na formação destacados por Angela. “Compreendemos todos os processos necessários para gerir com sucesso a empresa rural. Agora desejo colocar em prática o aprendizado em minha propriedade para alcançar melhor qualidade e organização, além de fortalecer a produção de leite, o bem-estar animal e a criação de bezerras”, destacou.

A produtora Juliana Aparecida Gonçalves, de 46 anos, conheceu o curso através da amiga Maria Elena, que integrou a primeira turma do polo. Criada em uma fazenda de gado de leite e atualmente olericultora no município de Caçador, Juliana contou como a formação contribuiu para seu desenvolvimento. “Com o curso eu pude ver minha propriedade como uma empresa e enxergar um futuro nela. Aprendi também a valorizar ainda mais o meu trabalho e entender como ele é importante. Além da parte profissional, a formação foi transformadora para minha vida pessoal pois me ajudou a superar um luto recente”, relatou emocionada.

Sempre em busca de evolução, os próximos passos da formanda são transformar o sítio em propriedade turística e fortalecer sua produção de olericultura. “Toda parte teórica foi muito esclarecedora e contamos com professores excelentes. Mas o que mais me marcou foram todas as visitas técnicas. Ver de perto o agronegócio funcionando deu mais ânimo para continuar nesse ramo. Isso é um aprendizado pro resto da vida”, concluiu.

Em nome do presidente Pedrozo, o supervisor regional do Senar/SC destacou a importância do curso para o desenvolvimento tanto de propriedades rurais quanto de cooperativas e outras empresas do setor. “Essa turma vai se juntar a mais de mil formados e, com isso, nós fortalecemos o agronegócio catarinense. Nosso muito obrigado a todos que acreditam no trabalho do Sistema Faesc/Senar”, ressaltou Jeam.

SOBRE O CURSO

A formação técnica do Senar/SC é coordenada por Katia Zanela. Totalmente gratuito, o curso tem reconhecimento do MEC e do Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA). Com carga horária de 1.230 horas, o Curso Técnico em Agronegócio é dividido em 80% das aulas a distância e 20% presenciais. Técnicas de gestão, de comercialização e execução de procedimentos para planejar e auxiliar na organização e controle das atividades de gestão do negócio rural fazem parte dos conteúdos abordados. Os encontros presenciais incluem aulas e visitas técnicas em propriedades rurais, o que permite aos alunos conhecerem a realidade do agronegócio de Santa Catarina. Os formandos recebem o diploma com a chancela do Sistema Faesc/Senar-SC.

SAIBA QUEM SÃO OS FORMANDOS

  • Alex Luan Ribeiro Rodrigues
  • Angela Maria Rinaldi Conte
  • Edson Luis Gomes das Almas
  • Ewerton Sernajotto
  • Felipe Morando
  • Isabel Maria dos Anjos Olivo
  • Juliana Aparecida Gonçalves
  • Rafael Tábio do Prado
  • Sandra Dalla Pasqua
  • Thania Roberta Zonta

Leia também

FAESC

|

5 de dezembro 2025

Calendário de eventos agropecuários 2026 do Sistema FAESC/SENAR terá mais de 220 eventos agropecuários O calendário de eventos agropecuários de 2026 do Sistema Faesc/Senar contabiliza mais de 220 exposições, feiras e leilões em todo o Estado de Santa Catarina. O levantamento foi divulgado após reuniões virtuais, nos dias 17 e 18 de novembro, voltadas à elaboração do calendário anual de feiras, leilões e exposições.

FAESC

|

5 de dezembro 2025

Setor produtivo apresenta ao Governo proposta que favorece compras conjuntas, reduz custos e regulariza as relações comerciais A Lei nº 19.395, aprovada em Santa Catarina e que entra em vigor a partir de 2026, representa um avanço que vai além dos créditos de ICMS. A norma consolida um modelo que fortalece toda a cadeia produtiva — do agricultor às pequenas e médias agroindústrias — ao trazer competitividade, segurança jurídica e um ambiente econômico mais equilibrado para quem vive do campo.

FAESC

|

5 de dezembro 2025

A perigosa escassez de recursos José Zeferino Pedrozo, Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

4 de dezembro 2025

Encontro de lideranças em Pouso Redondo reforça assistência técnica e capacitação no campo O Sindicato Rural de Pouso Redondo promoveu, com apoio do Sistema Faesc/Senar e parceria da Prefeitura Municipal, o Seminário de Líderes Rurais, reunindo 140 participantes entre autoridades, associados e convidados.

FAESC

|

4 de dezembro 2025

Sindicato Rural de Vidal Ramos realiza Seminário de Líderes e destaca mais de 140 ações em 2025 Com celebração de resultados e foco no planejamento, o Sindicato Rural de Vidal Ramos realizou no sábado (29), o Seminário de Líderes Rurais.

FAESC

|

4 de dezembro 2025

José Zeferino Pedrozo é homenageado nos 40 anos de Fundação do Sicoob Central SC/RS O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, recebeu uma placa de homenagem do Sicoob Central SC/RS e um exemplar do livro “Quatro décadas fortalecendo pessoas, negócios e comunidades”, publicação que celebra os 40 anos de história da cooperativa de crédito.

FAESC

|

4 de dezembro 2025

Sindicato Rural de Araranguá elege nova diretoria, durante Seminário de Líderes Rurais O fortalecimento da representatividade rural e o planejamento para os próximos anos marcaram o Seminário de Líderes Rurais do Sindicato Rural de Araranguá, realizado em 25 de novembro, no município de Balneário Arroio do Silva.

FAESC

|

4 de dezembro 2025

Sindicato Rural de Água Doce discute os desafios e os potenciais do agronegócio, durante Seminário de Líderes Rurais Um momento de diálogo, alinhamento e debates sobre os desafios e as potencialidades do agronegócio.

FAESC

|

3 de dezembro 2025

Seminário de Líderes Rurais reúne cerca de 100 participantes em São Miguel do Oeste O Sindicato dos Produtores Rurais de São Miguel do Oeste promoveu, na noite de sábado (29 de novembro), o Seminário de Líderes Rurais, evento que reuniu cerca de 100 participantes, entre associados, produtores, lideranças, técnicos e representantes de instituições parceiras.

FAESC

|

3 de dezembro 2025

Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Erê avalia ações de 2025, durante Seminário de Líderes O Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Erê promoveu, na noite da última sexta-feira, dia 28 de novembro, o Seminário de Líderes Rurais, um encontro marcado pela forte participação dos produtores e pelo balanço das ações voltadas ao fortalecimento do setor produtivo.

FAESC

|

2 de dezembro 2025

Sindicato Rural de Nova Veneza realiza Assembleia Geral Ordinária e homenageia lideranças do setor O Sindicato Rural de Nova Veneza realizou, no dia 22/11, no Restaurante Romagna, a Assembleia Geral Ordinária. O evento reuniu a diretoria, associados, autoridades, técnicos do setor agropecuário, técnicos de campo da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) nas áreas de bovinocultura de leite, apicultura e turismo rural, além de convidados.

FAESC

|

2 de dezembro 2025

Seminário de Líderes do Sindicato Rural de Armazém destaca os desafios e avanços do setor agropecuário na região O Sindicato Rural de Armazém promoveu, com apoio do Sistema Faesc/Senar, o Seminário de Líderes, realizado no Restaurante Tia Maria, no dia 26 de novembro. O encontro reuniu autoridades, lideranças e profissionais do setor para discutir temas estratégicos do meio rural e fortalecer o diálogo com os produtores da região.