ACESSAR O MENU

Formada 7º turma do Curso Técnico em Agronegócio em Fraiburgo

Formada 7º turma do Curso Técnico em Agronegócio em Fraiburgo
SENAR
05 de Março de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Uma noite de muita emoção e celebração de conquistas. Assim foi a cerimônia de formatura da sétima turma do Curso Técnico em Agronegócio da Rede e-Tec Brasil em Fraiburgo, meio oeste catarinense, na última sexta-feira (01). A formação é uma iniciativa do polo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Fraiburgo.

Representando o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, o supervisor regional do Senar/SC, Jeam Palavro conduziu a cerimônia de formatura. Também estiveram presentes o representante da diretoria do Sindicato Rural, Olisses Donatti, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Fernanda Rosar, a coordenadora do Polo Fraiburgo Gisele Luize Kramer, a patronesse e tutora Claudia Zimmer, o paraninfo e tutor, Fábio Dutra, o supervisor técnico da ATeG Guilherme Romani de Mello, entre outras lideranças, professores, demais profissionais envolvidos no curso e familiares dos formandos.

Para a produtora rural Angela Maria Rinaldi Conte, de 48 anos, a formatura trouxe “uma sensação de dever cumprido”, de ter conquistado conhecimentos que poderão transformar sua realidade. Após seu marido Alvadi Conte ter participado do curso técnico em 2018, chegou a vez de Angela aprimorar técnicas para aplicar em sua propriedade. “Na minha família sempre praticamos a agricultura. Tive contato com o agronegócio desde pequena, atuando em culturas de alho, feijão, milho e outros. Hoje em dia trabalho com gado leiteiro ao lado de meu esposo e filhas em nossa pequena empresa rural, que é o rendimento da família”.

Logística, gestão de propriedade, finanças, sustentabilidade, organização, sanidade e bem-estar animal na propriedade estão entre os conteúdos abordados na formação destacados por Angela. “Compreendemos todos os processos necessários para gerir com sucesso a empresa rural. Agora desejo colocar em prática o aprendizado em minha propriedade para alcançar melhor qualidade e organização, além de fortalecer a produção de leite, o bem-estar animal e a criação de bezerras”, destacou.

A produtora Juliana Aparecida Gonçalves, de 46 anos, conheceu o curso através da amiga Maria Elena, que integrou a primeira turma do polo. Criada em uma fazenda de gado de leite e atualmente olericultora no município de Caçador, Juliana contou como a formação contribuiu para seu desenvolvimento. “Com o curso eu pude ver minha propriedade como uma empresa e enxergar um futuro nela. Aprendi também a valorizar ainda mais o meu trabalho e entender como ele é importante. Além da parte profissional, a formação foi transformadora para minha vida pessoal pois me ajudou a superar um luto recente”, relatou emocionada.

Sempre em busca de evolução, os próximos passos da formanda são transformar o sítio em propriedade turística e fortalecer sua produção de olericultura. “Toda parte teórica foi muito esclarecedora e contamos com professores excelentes. Mas o que mais me marcou foram todas as visitas técnicas. Ver de perto o agronegócio funcionando deu mais ânimo para continuar nesse ramo. Isso é um aprendizado pro resto da vida”, concluiu.

Em nome do presidente Pedrozo, o supervisor regional do Senar/SC destacou a importância do curso para o desenvolvimento tanto de propriedades rurais quanto de cooperativas e outras empresas do setor. “Essa turma vai se juntar a mais de mil formados e, com isso, nós fortalecemos o agronegócio catarinense. Nosso muito obrigado a todos que acreditam no trabalho do Sistema Faesc/Senar”, ressaltou Jeam.

SOBRE O CURSO

A formação técnica do Senar/SC é coordenada por Katia Zanela. Totalmente gratuito, o curso tem reconhecimento do MEC e do Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA). Com carga horária de 1.230 horas, o Curso Técnico em Agronegócio é dividido em 80% das aulas a distância e 20% presenciais. Técnicas de gestão, de comercialização e execução de procedimentos para planejar e auxiliar na organização e controle das atividades de gestão do negócio rural fazem parte dos conteúdos abordados. Os encontros presenciais incluem aulas e visitas técnicas em propriedades rurais, o que permite aos alunos conhecerem a realidade do agronegócio de Santa Catarina. Os formandos recebem o diploma com a chancela do Sistema Faesc/Senar-SC.

SAIBA QUEM SÃO OS FORMANDOS

  • Alex Luan Ribeiro Rodrigues
  • Angela Maria Rinaldi Conte
  • Edson Luis Gomes das Almas
  • Ewerton Sernajotto
  • Felipe Morando
  • Isabel Maria dos Anjos Olivo
  • Juliana Aparecida Gonçalves
  • Rafael Tábio do Prado
  • Sandra Dalla Pasqua
  • Thania Roberta Zonta

Leia também

FAESC

|

12 de abril 2024

Uma vitória da sociedade Por: José Zeferino Pedrozo, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC).

FAESC

|

5 de abril 2024

Movimento Pró-Ferrovias busca apoio em Brasília para viabilizar projetos Com o propósito de sensibilizar o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o Ministério de Transportes sobre a urgência do modal ferroviário no Sul do Brasil, representantes do Movimento Pró-Ferrovias, participaram de reuniões em Brasília, na última quarta-feira (3).

SENAR

|

5 de abril 2024

Senar/SC forma turma do Curso Técnico em Agronegócio no Polo de Araranguá A formação é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Araranguá.

SENAR

|

3 de abril 2024

De Iraceminha para o mundo Além de conquistar várias premiações nacionais, Indústria de queijos catarinense que faz parte do Programa ATeG do Sistema Faesc/Senar, é reconhecida internacionalmente

SENAR

|

3 de abril 2024

Senar/SC oferece cerca de 400 capacitações gratuitas neste mês A programação contempla cerca de 400 capacitações em todas as regiões de Santa Catarina.

FAESC

|

2 de abril 2024

Produtores de soja, milho e bovinocultura de leite de SC poderão renegociar dívidas do crédito rural A medida beneficiará ao todo 16 estados afetados por eventos climáticos ou pela queda de preços agrícolas e, com isso, os produtores poderão renegociar dívidas do crédito rural para investimentos.

SENAR

|

2 de abril 2024

Senar/SC presente em Encontro que discute os desafios para a expansão da ATeG A iniciativa foi promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e reuniu as 27 administrações regionais da entidade.

FAESC

|

1 de abril 2024

Sistema Faesc/Senar e Safras & Mercado promovem webinar sobre as perspectivas e tendências do mercado de fertilizantes Evento on-line reuniu produtores rurais, dirigentes sindicais, técnicos e outros representantes do setor produtivo catarinense.

FAESC

|

28 de março 2024

Faesc alerta produtores sobre o Plano de Governo para renegociação de parcelas de operações de crédito rural A informação foi transmitida pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.

SENAR

|

27 de março 2024

Novas turmas dos cursos técnicos gratuitos iniciam em cinco Polos do Senar/SC A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).

SENAR

|

25 de março 2024

Novo polo do Senar/SC abre em Santa Cecília com o curso Técnico em Florestas O primeiro curso é o Técnico em Florestas e a aula inaugural ocorreu no último fim de semana.

SENAR

|

25 de março 2024

Técnico em Zootecnia é o novo curso do polo do Senar/SC em Seara A inciativa conta com a parceria do Sindicato Rural do município.