ACESSAR O MENU

Formada 7º turma do Curso Técnico em Agronegócio em Fraiburgo

Formada 7º turma do Curso Técnico em Agronegócio em Fraiburgo
SENAR
05 de Março de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Uma noite de muita emoção e celebração de conquistas. Assim foi a cerimônia de formatura da sétima turma do Curso Técnico em Agronegócio da Rede e-Tec Brasil em Fraiburgo, meio oeste catarinense, na última sexta-feira (01). A formação é uma iniciativa do polo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Fraiburgo.

Representando o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, o supervisor regional do Senar/SC, Jeam Palavro conduziu a cerimônia de formatura. Também estiveram presentes o representante da diretoria do Sindicato Rural, Olisses Donatti, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Fernanda Rosar, a coordenadora do Polo Fraiburgo Gisele Luize Kramer, a patronesse e tutora Claudia Zimmer, o paraninfo e tutor, Fábio Dutra, o supervisor técnico da ATeG Guilherme Romani de Mello, entre outras lideranças, professores, demais profissionais envolvidos no curso e familiares dos formandos.

Para a produtora rural Angela Maria Rinaldi Conte, de 48 anos, a formatura trouxe “uma sensação de dever cumprido”, de ter conquistado conhecimentos que poderão transformar sua realidade. Após seu marido Alvadi Conte ter participado do curso técnico em 2018, chegou a vez de Angela aprimorar técnicas para aplicar em sua propriedade. “Na minha família sempre praticamos a agricultura. Tive contato com o agronegócio desde pequena, atuando em culturas de alho, feijão, milho e outros. Hoje em dia trabalho com gado leiteiro ao lado de meu esposo e filhas em nossa pequena empresa rural, que é o rendimento da família”.

Logística, gestão de propriedade, finanças, sustentabilidade, organização, sanidade e bem-estar animal na propriedade estão entre os conteúdos abordados na formação destacados por Angela. “Compreendemos todos os processos necessários para gerir com sucesso a empresa rural. Agora desejo colocar em prática o aprendizado em minha propriedade para alcançar melhor qualidade e organização, além de fortalecer a produção de leite, o bem-estar animal e a criação de bezerras”, destacou.

A produtora Juliana Aparecida Gonçalves, de 46 anos, conheceu o curso através da amiga Maria Elena, que integrou a primeira turma do polo. Criada em uma fazenda de gado de leite e atualmente olericultora no município de Caçador, Juliana contou como a formação contribuiu para seu desenvolvimento. “Com o curso eu pude ver minha propriedade como uma empresa e enxergar um futuro nela. Aprendi também a valorizar ainda mais o meu trabalho e entender como ele é importante. Além da parte profissional, a formação foi transformadora para minha vida pessoal pois me ajudou a superar um luto recente”, relatou emocionada.

Sempre em busca de evolução, os próximos passos da formanda são transformar o sítio em propriedade turística e fortalecer sua produção de olericultura. “Toda parte teórica foi muito esclarecedora e contamos com professores excelentes. Mas o que mais me marcou foram todas as visitas técnicas. Ver de perto o agronegócio funcionando deu mais ânimo para continuar nesse ramo. Isso é um aprendizado pro resto da vida”, concluiu.

Em nome do presidente Pedrozo, o supervisor regional do Senar/SC destacou a importância do curso para o desenvolvimento tanto de propriedades rurais quanto de cooperativas e outras empresas do setor. “Essa turma vai se juntar a mais de mil formados e, com isso, nós fortalecemos o agronegócio catarinense. Nosso muito obrigado a todos que acreditam no trabalho do Sistema Faesc/Senar”, ressaltou Jeam.

SOBRE O CURSO

A formação técnica do Senar/SC é coordenada por Katia Zanela. Totalmente gratuito, o curso tem reconhecimento do MEC e do Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA). Com carga horária de 1.230 horas, o Curso Técnico em Agronegócio é dividido em 80% das aulas a distância e 20% presenciais. Técnicas de gestão, de comercialização e execução de procedimentos para planejar e auxiliar na organização e controle das atividades de gestão do negócio rural fazem parte dos conteúdos abordados. Os encontros presenciais incluem aulas e visitas técnicas em propriedades rurais, o que permite aos alunos conhecerem a realidade do agronegócio de Santa Catarina. Os formandos recebem o diploma com a chancela do Sistema Faesc/Senar-SC.

SAIBA QUEM SÃO OS FORMANDOS

  • Alex Luan Ribeiro Rodrigues
  • Angela Maria Rinaldi Conte
  • Edson Luis Gomes das Almas
  • Ewerton Sernajotto
  • Felipe Morando
  • Isabel Maria dos Anjos Olivo
  • Juliana Aparecida Gonçalves
  • Rafael Tábio do Prado
  • Sandra Dalla Pasqua
  • Thania Roberta Zonta

Leia também

SENAR

|

23 de abril 2024

Alunos do Polo do Senar/SC Joaçaba conhecem inovações durante visitas técnicas em duas propriedades catarinenses A formação, da Rede e-Tec Brasil, é ministrada por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Joaçaba.

FAESC

|

23 de abril 2024

CNA e federações conhecem a excelência no processo produtivo de ostras em Fazenda Marinha de SC A Comitiva, formada por representantes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e de outras federações do país, pôde conhecer todo o processo produtivo dessa cultura que representa uma importante fonte de renda ao estado.

FAESC

|

22 de abril 2024

SC sedia 2ª Reunião do Conselho Jurídico e da Comissão de Relações do Trabalho e Previdência Social da CNA O evento ocorreu na última quinta-feira (18), em Florianópolis, e teve por objetivo discutir assuntos de interesse do setor produtivo.

FAESC

|

19 de abril 2024

Produtores rurais comemoram resultados da Assistência Técnica e Gerencial do Sistema Faesc/Senar Mais de 8.700 propriedades rurais foram atendidas pelo programa em 2023 no estado

FAESC

|

19 de abril 2024

Entidades querem restringir a importação de leite Mobilização contra o aumento do volume de importação de leite subsidiado, principalmente da Argentina, está sendo estimulada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) com apoio da Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc).

FAESC

|

18 de abril 2024

Videoconferência do Sistema Faesc/Senar elenca contribuições para a Resolução de circulação de tratores e máquinas agrícolas O evento reuniu dirigentes e equipes dos Sindicatos Rurais, produtores rurais, técnicos e especialistas do agronegócio.

SENAR

|

18 de abril 2024

Formada 7ª turma do Curso Técnico em Agronegócio do Polo do Senar/SC de São Joaquim A iniciativa conta com a parceria do Sindicato Rural do município e região e a colação de grau da turma 2022/01 na ocorreu na última sexta-feira (12), na sede da entidade sindical.

FAESC

|

12 de abril 2024

Senar/SC forma turma do Curso Técnico em Agronegócio no Polo de São Joaquim A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural do município.

FAESC

|

12 de abril 2024

Uma vitória da sociedade Por: José Zeferino Pedrozo, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC).

FAESC

|

11 de abril 2024

Sistema Faesc/Senar conscientiza e capacita Sindicatos Rurais sobre Lei Geral de Proteção de Dados O evento reuniu dirigentes e equipes dos Sindicatos Rurais de todo o estado.

SENAR

|

10 de abril 2024

Formada 3ª turma do Curso Técnico em Agronegócio no polo do Senar/SC de Araranguá A formação conta com a parceria do Sindicato Rural do município e região e a colação de grau da turma que iniciou no primeiro semestre de 2022 ocorreu no último sábado (06), no Namastê Produções e Eventos.

FAESC

|

10 de abril 2024

Setor da proteína animal precisa observar as mudanças do mercado para ser competitivo O evento é promovido anualmente pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet) e prossegue até quinta-feira (11), no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó.