- HOME FAESC SENAR
- Notícias do agro
- Sindicatos
-
- Transparência e prestação de contas
- Transparência
- Normas
- Eventos
- Fale Conosco
SENAR
29 de julho 2025
FAESC
29 de julho 2025
A Oficina Técnica sobre o “Manejo de criação de bezerras e novilhas” da Assistência Técnica e Gerencial – ATeG Bovinocultura de leite, realizada neste mês, em Dionísio Cerqueira (SC), contou com expressiva participação de produtores. A iniciativa foi promovida pelo Sistema Faesc/Senar e pelo Sindicato Rural de Dionísio Cerqueira, em parceria com a Cooperativa Coagro do Paraná e empresas parceiras.
A ação conjunta, em prol do fortalecimento da bovinocultura de leite na região, foi realizada na propriedade de Raul Meier, que também é presidente do Sindicato Rural. O encontro reuniu produtores rurais interessados em aprimorar as técnicas de aleitamento, colostragem e manejo alimentar, bem como ter maior eficiência no ganho de peso dos animais.
A supervisora regional do Senar/SC, Grasiane Viêra, representou a entidade e reconheceu os importantes resultados da ATeG na região. A programação foi conduzida pelo supervisor técnico da ATeG, Fernando Schneider, juntamente com os técnicos de campo que trabalharam algumas questões que envolvem todo o contexto do sistema de criação de bezerras e novilhas.
“Iniciamos a discussão sobre aspectos que envolvem o ciclo que antecede o nascimento do animal, tratando do pré-parto – parte do período de transição da vaca que influenciará diretamente no desenvolvimento futuro desta bezerra. A partir daí, abordamos todos os cuidados essenciais logo após o nascimento, incluindo os aspectos sanitários, a colostragem, o aleitamento, a introdução do concentrado e demais alimentos fornecidos nas diferentes fases do crescimento, tanto na etapa inicial quanto nas fases subsequentes das terneiras e novilhas”, explicou Schneider.
A Coagro indicou dois representantes técnicos para apresentar conteúdos práticos aos produtores. Durante as palestras e visitas à propriedade, os participantes puderam observar todas as etapas do ciclo produtivo, desde bezerras recém-nascidas até novilhas prenhes. Essa vivência prática estimulou a troca de experiências e esclarecimento de dúvidas, incentivando a aplicação imediata do conhecimento. A boa notícia é que já na semana seguinte, técnicos da ATeG receberam fotos de melhorias nas instalações realizadas por produtores que participaram da oficina.
O proprietário da fazenda e presidente do Sindicato Rural de Dionísio Cerqueira, Raul Meier, comemorou o sucesso da oficina. “Ficamos satisfeitos com a adesão dos produtores ao evento e com a qualidade das informações repassadas. O interesse do público mostra que estamos no caminho certo para fortalecer a atividade leiteira no município e região”, ressaltou.
A mobilização feita pelos técnicos e pelo Sindicato foi determinante para o êxito do evento. “Com o apoio das instituições parceiras, a oficina reafirmou o compromisso do Sistema Faesc/Senar com a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e o desenvolvimento sustentável das propriedades rurais. Seguimos comprometidos em levar conhecimentos por meio de Assistência Técnica e Gerencial, capacitações, seminários e outros eventos para promover inovação e desenvolvimento ao meio rural”, destacou o presidente Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo.