- HOME FAESC SENAR
- Notícias do agro
- Sindicatos
-
- Transparência e prestação de contas
- Transparência
- Normas
- Eventos
- Fale Conosco
Com informação e serviços gratuitos, o Programa Saúde do Homem Rural transformou Praia Grande, no Sul de Santa Catarina, em um movimento de cuidado e conscientização, nesta quinta-feira (07). A iniciativa, promovida pelo Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato Rural de Jacinto Machado, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU Santa Catarina) e a Prefeitura Municipal de Praia Grande, atraiu a atenção da comunidade e reuniu 310 participantes.
Durante o evento, os homens foram incentivados a olhar com mais atenção para a própria saúde. Foram realizados 278 exames preventivos, entre eles PSA, colinesterase, glicose e colesterol, além de 40 consultas com médicos urologistas. Também foram aplicadas 45 vacinas contra sarampo, caxumba, rubéola, tétano, difteria e gripe, além de cortes de cabelos.
Uma estrutura acolhedora foi montada para receber o público com dignidade e atenção. Entre os profissionais que prestaram atendimento estiveram os médicos urologistas contratados pelo Senar/SC, Dr. André Souza e Dr. Francisco Henrique Marconato.
A supervisora regional do Senar/SC, Sueli Silveira da Rosa, afirmou que a ação superou as expectativas. “Tivemos interação, esclarecimento de dúvidas importantes e uma verdadeira quebra de paradigmas. Muitos homens vieram em busca de informação, vencendo preconceitos e assumindo um papel ativo na prevenção. Isso é um avanço significativo”, celebrou.
A abertura contou com a presença de diversas lideranças que reforçaram o compromisso com a saúde e bem-estar da população. Estiveram presentes o prefeito Elisandro Pereira Machado, o vice-prefeito Elizeu Espíndula Pereira, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Jacinto Machado, Lédio João Lucietti, o presidente da Câmara de Vereadores, Hélio Roque Speck, o secretário Municipal de Saúde, Marcos da Silveira Alves, a colaboradora da Prefeitura Rosinéia Burin, entre outras autoridades e representantes de entidades parceiras.
Para Elizeu Espíndula Pereira, o expressivo número de participantes e o envolvimento em cada atividade demonstram o êxito do evento. "Estamos muito satisfeitos com o sucesso dessa ação, que foi pensada com responsabilidade para valorizar a saúde do homem do campo”.
INFORMAÇÕES QUE TRANSFORMAM
Além dos exames, o evento proporcionou momentos de escuta e aprendizado. Ao longo da manhã, foram realizadas três palestras que ampliaram a visão dos participantes sobre temas fundamentais para a saúde masculina. A programação incluiu uma palestra sobre “Saúde”, ministrada pelo médico urologista Dr. Francisco Ribas Marconato; a palestra “Hormônio e Força”, conduzida pela fisioterapeuta Fernanda Salvador Daros, com a participação das especialistas Jéssica Aguiar e Eriete Cardoso Machado (da Secretaria Municipal de Saúde); e, por fim, a palestra sobre “Saúde Mental do Homem”, apresentada pelas psicólogas Kathleen Adriane Forlin de Oliveira e Júlia Valim Leffa.
PROGRAMA SAÚDE DO HOMEM RURAL
De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, ações como essa contribuem para a qualidade de vida, o bem-estar social, a saúde e a cidadania nas comunidades catarinenses. “A adoção de hábitos saudáveis é fundamental para reduzir as chances de desenvolvimento de vários problemas de saúde, entre eles o câncer – considerado um dos mais graves e que preocupa pela alta incidência. Reforço o orgulho em sermos pioneiros, em 2010, no Programa Saúde do Homem Rural, que agora é realizado com sucesso em todo o País.”