ACESSAR O MENU

Queijos Balbinot e ATeG Agroindústria: Uma parceria que deu certo

Queijos Balbinot e ATeG Agroindústria: Uma parceria que deu certo
SENAR
12 de Dezembro de 2023
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

A relação da família Balbinot com a produção de queijos começou por volta da década de 1970, quando a jovem lrma Corso Balbinot iniciou a fabricação na cozinha de casa. A tradição foi mantida e atualmente a família gerencia a agroindústria Queijos Balbinot, na Linha Perondi, interior de Guaraciaba. Com o acompanhamento do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) para agroindústrias artesanais, iniciado em 2021, a empresa tem se destacado nacionalmente com sua produção.

Vanderlei Balbinot e Elizete Balbinot, pais de Aline, Alana e Ariel Balbinot, iniciaram a profissionalização dos queijos da família em meados de 2010, quando construíram um novo espaço. Diante da necessidade de um responsável técnico para atuar no estabelecimento, a filha mais velha, Aline, foi estudar para a função e formou-se Técnica em Agroindústria no Instituto Federal de Santa Catarina, campus São Miguel do Oeste. Seis anos após a construção da agroindústria, em 2016, conseguiram o registro no Sistema de inspeção Municipal (SIM) de Guaraciaba/SC e passaram a produzir queijos tradicionais e temperados com o leite oriundo da propriedade.

“Entre 2016 e 2021 nós tínhamos uma gestão conjunta da propriedade com a produção de leite e a de queijo. Naquele ano a propriedade como um todo foi dividida em duas empresas. A produção de leite é de responsabilidade e administração dos meus pais, que são atendidos pela ATeG Leite. A produção de queijos e derivados é gerida por mim e meu companheiro, que também integramos o programa da Assistência Técnica e Gerencial do Senar voltado à agroindústria artesanal”, explica Aline Balbinot, responsável pela empresa.

A produção da Queijos Balbinot gerenciada por Aline e Uilian conta com a supervisão da técnica de campo Larissa da Fré. “Quando eu assumi a gestão da agroindústria, não tinha experiência e nem tanto conhecimento na área de gestão financeira”, relembra a produtora ao afirmar que a assistência do Senar por meio da Larissa foi fundamental para que realizasse um gerenciamento eficiente do controle financeiro da empresa.

Desde a primeira visita, a técnica de campo vem incentivando melhorias. “Ao iniciar os acompanhamentos na agroindústria, observei que alguns controles estavam sendo realizados de forma manual. Para profissionalizar os controles passamos a utilizar uma planilha completa onde é possível fazer o controle do fluxo de caixa, de estoque, rastreabilidade, controle de pedidos, entre outras informações importantes para o desenvolvimento do negócio”, exemplifica a técnica Larissa ao destacar que além da gestão também foram trabalhadas várias questões técnicas que trouxeram resultados para a produtividade do negócio.

GRANDES CONQUISTAS

Um grande marco para a história da família foi a conquista do Selo ARTE. “Durante o acompanhamento do Senar, nós identificamos que a nossa agroindústria tinha potencial para fazer a solicitação do selo que garante que a produção é de fato artesanal. Com a ATeG nós conseguimos conquistar esse selo, o que permitiu que a nossa comercialização fosse mais rápida e que a produção passasse de âmbito municipal para o âmbito nacional, ampliando os nossos mercados”, ressalta Aline. Além disso, o acompanhamento também foi marcado pelo trabalho de desenvolvimento de novos produtos na agroindústria como o queijo ao vinho, o queijo da Nona Irma e o doce de leite da Tia Bete.

A produtora acrescenta, ainda, como a participação no programa de Assistência Técnica pôde transformar a qualidade de vida de sua família. “Nós tivemos uma melhoria significativa nas receitas e na lucratividade da nossa atividade, o que possibilitou eu e meu companheiro de construir nossa casa na propriedade, permanecendo no campo e perto de nossa família”.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, valoriza o caminho traçado pela família e afirma a importância das agroindústrias artesanais. “Um elo entre o campo e a cidade. Geram emprego e renda, preservam a cultura local e fortalecem a agricultura familiar”.

Premiações também marcaram a trajetória da Queijos Balbinot. Em 2022 a propriedade participou de um concurso mundial com seu doce de leite e conquistou medalha de prata. Neste ano, a agroindústria esteve presente no Prêmio Queijo Brasil, conquistando três medalhas de prata e duas medalhas de bronze. “Eu gostaria de agradecer ao Sistema Faesc/Senar pela oportunidade de participar da ATeG, tanto da bovinocultura de leite quanto da agroindústria, porque esse programa revolucionou a vida da nossa família e da nossa empresa como um todo”, finaliza Aline.

ATEG AGROINDÚSTRIA ARTESANAL

De acordo com o supervisor técnico Fernando Schneider, a ATeG Agroindústria iniciou em 2021 por meio do Sindicato Rural de São Miguel do Oeste e inicialmente atendia 20 agroindústrias de diferentes segmentos. Entre os objetivos do programa estão conciliar as partes técnica e gerencial, identificando custos e otimizando possíveis resultados. “Também se incentiva estruturar novos produtos para agregar valor às receitas da agroindústria e atingir novos nichos de mercado com foco em aumentar as vendas e a rentabilidade, sempre buscando melhor qualidade de vida para a família produtora”, ressalta a coordenadora da ATeG em SC, Paula Coimbra Nunes.

“A agroindústria artesanal possibilita uma grande mudança na vida de pequenos produtores rurais e é isso que o Sistema Faesc/Senar-SC busca promover por meio do Programa de Assistência Técnica e Gerencial”, salienta o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antonio Zanluchi.

Atualmente o programa atende 4 grupos formados por 90 agroindústrias artesanais.

Leia também

FAESC

|

15 de julho 2025

FAESC e Sindicatos Rurais reforçam apoio ao projeto que propõe mudanças na classificação do tabaco A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC, com o apoio dos Sindicatos Rurais da região Sul (Faesc), mobilizou diversos produtores de tabaco para participarem da audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), na tarde da última sexta-feira (11), em Içara.

FAESC

|

15 de julho 2025

Energia elétrica para o campo JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

14 de julho 2025

Sindicato Rural de Correia Pinto promove Seminário de Líderes e Assembleia Geral Ordinária Momentos de integração, conhecimento, planejamento e avaliação das ações marcaram o Seminário de Líderes e a Assembleia Geral Ordinária, promovido pelo Sindicato Rural de Correia Pinto, no auditório do Salão de Festas Florarte, no dia 26 de junho.

FAESC

|

14 de julho 2025

EMBRAPA Suínos & Aves: 50 anos JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

SENAR

|

14 de julho 2025

Mel Casanova conquista Selo Arte com apoio do Sistema FAESC/SENAR e leva sabor de Santa Catarina para todo o Brasil O Sistema Faesc/Senar e o Sindicato Rural de Água Doce celebram uma conquista histórica junto ao produtor Luciano Casanova de Salto Veloso, no Meio-Oeste: a obtenção do Selo Arte para o Mel Casanova, agora apto para ser comercializado em todo o território nacional.

FAESC

|

11 de julho 2025

Capacitações ampliam segurança e promovem a profissionalização no transporte agrícola Presidentes dos Sindicatos Rurais de Benedito Novo e de Seara relatam o sucesso dos treinamentos.

FAESC

|

10 de julho 2025

CNA e FAESC capacitam setor produtivo catarinense para o uso do Domicílio Judicial Eletrônico A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveram, na quinta-feira (10), a Capacitação em Domicílio Judicial Eletrônico (DJE).

FAESC

|

10 de julho 2025

CNA divulga nota sobre tarifa anunciada por Trump A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) acompanha com atenção a decisão do Governo dos Estados Unidos de impor tarifas adicionais de 50% sobre todas as suas importações de produtos brasileiros.

FAESC

|

9 de julho 2025

CAPADR aprova repasse mínimo anual de R$ 250 bilhões para execução do Plano Safra Poder Executivo não poderá suspender os recursos sem autorização expressa do Congresso Nacional

FAESC

|

9 de julho 2025

Seminário de Líderes reforça o importante papel do Sindicato Rural de Joaçaba no desenvolvimento do agronegócio regional O Seminário de Líderes Rurais, recentemente promovido pelo Sindicato Rural de Joaçaba, foi uma oportunidade para apresentar o balanço das atividades e destacar o impacto das ações nas áreas de conhecimento e saúde.

FAESC

|

9 de julho 2025

Nesta quarta-feira, dia 09 Mutirão no Sindicato Rural de Mafra orienta produtores sobre retificações do Cadastro Ambiental Rural O produtor rural que já realizou o Cadastro Ambiental Rural (CAR) tem agora a oportunidade de conferir se há alguma pendência para retificação.