2ª edição do curso “Declaração do Imposto Territorial Rural e Ganho de Capital” encerra com sucesso em SC

2ª edição do curso “Declaração do Imposto Territorial Rural e Ganho de Capital” encerra com sucesso em SC
FAESC
03 de Setembro de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Após concluir a capacitação sobre “Declaração do Imposto Territorial Rural e Ganho de Capital”, em Florianópolis, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faesc) promoveram outra edição, em Chapecó. A programação ocorreu na última semana (de 28 a 30/08) e reuniu as equipes dos Sindicatos Rurais de Santa Catarina. O objetivo foi promover a qualificação para a eficiente prestação de serviço aos produtores.

O presidente do Sindicato Rural de Chapecó, Luiz Carlos Travi, destacou que a iniciativa foi fundamental para que os profissionais dos Sindicatos possam auxiliar os produtores com relação à Declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) e ao Ganho de Capital.

A capacitação, com carga horária de 20 horas/aula, foi ministrada pelo contador e auditor independente, Seres Baum. “O conteúdo contemplou uma abordagem teórica sobre o Sistema Tributário, envolvendo a questão dos convênios que as Prefeituras fizeram com a Receita Federal para fiscalizar o ITR. Também falamos sobre a legislação aplicável, abordamos o correto preenchimento da declaração, falamos sobre as consequências de uma informação precisa ou imprecisa, entre outros aspectos referentes ao Imposto Territorial Rural e ao Ganho de Capital”.

A coordenadora de departamento sindical da Faesc, Andreia Barbieri Zanluchi, esteve à frente das atividades nas duas edições do evento. De acordo com ela, as capacitações cumpriram o objetivo de oferecer às equipes dos Sindicatos Rurais conhecimentos necessários para atender às demandas dos produtores rurais com excelência nos temas abordados. “Os participantes destacaram a qualidade da programação e a certeza de que os aprendizados impactarão em resultados positivos no atendimento aos produtores."

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, assinalou que a qualificação dos profissionais que atuam nas bases é uma das prioridades da Faesc. “A capacitação sobre Declaração de ITR e Ganho de Capital, por exemplo, é fundamental para que os produtores tenham acesso a informações precisas e atualizadas sobre o assunto. Lembramos, ainda, que o prazo para a declaração encerra em 30 de setembro e os Sindicatos Rurais estão à disposição para auxiliar os produtores”.



Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

· Site: https://bit.ly/faescsenar

· Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

· Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar

· Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

· YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

Leia também

FAESC

|

15 de julho 2026

A crescente ameaça dos javalis Por: José Zeferino Pedrozo Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

13 de julho 2026

Sistema FAESC/SENAR apoia 2º Seminário Leite em Foco promovido pelo Sindicato Rural de Água Doce O Sindicato Rural de Água Doce, por meio do Núcleo de Bovinocultura de Leite, promoveu, no dia 2 de julho, o 2º Seminário Leite em Foco. O Sistema Faesc/Senar esteve entre os apoiadores do evento, que reuniu produtores rurais, profissionais e especialistas para debater os principais desafios e as oportunidades da pecuária leiteira.

FAESC

|

9 de julho 2026

Santa Catarina mostra sua força na produção de leite Família de Seara atendida pela Assistência Técnica e Gerencial do Sistema FAESC/SENAR revela avanços em produtividade, gestão e qualidade no campo

FAESC

|

8 de julho 2026

José Zeferino Pedrozo recebe título de cidadão paraibano Em reconhecimento à trajetória profissional e à contribuição ao fomento do empreendedorismo e ao desenvolvimento socioeconômico, José Zeferino Pedrozo, presidente do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae, recebeu o Título de Cidadão Paraibano. O dirigente, que também preside o Sistema Faesc/Senar em Santa Catarina, foi homenageado pela Assembleia Legislativa da Paraíba, em sessão solene realizada na segunda-feira (6).

FAESC

|

7 de julho 2026

Aliança Láctea Sul Brasileira debate exportação e estratégias de proteção ao setor leiteiro Os desafios e as oportunidades da cadeia produtiva do leite foram tema de reunião da Aliança Láctea Sul Brasileira (ALSB), realizada na tarde de segunda-feira (6), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em Florianópolis.