CAR e interesse público

CAR e interesse público
FAESC
21 de Novembro de 2024
Por: JOSÉ ZEFERINO PEDROZO
Fonte: MB COMUNICAÇÃO

Uma situação está gerando ansiedade e impaciência no universo rural catarinense. O motivo é o imbróglio em que se tornou a implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) em Santa Catarina. A inscrição do CAR é perene e obrigatória para todas as propriedades ou posses rurais do país.

Criado pela Lei nº 12.651/2012, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

Por decisão administrativa do Governo do Estado, a gestão do CAR foi entregue ao Instituto do Meio Ambiente (IMA), mas não evoluiu como seria necessário. Por essa razão, atendendo apelo das principais entidades do agronegócio de Santa Catarina, a Assembleia Legislativa aprovou e o governador sancionou lei que inclui a Secretaria da Agricultura e Pecuária no Sistema Estadual do Meio Ambiente – SISEMA.

Efetivamente, a lei nº 18.973, de 11 de julho de 2024, incluiu a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária no Sistema Estadual do Meio Ambiente, permitindo que participe da gestão do Cadastro Ambiental Rural, do Programa de Regularização Ambiental (PRA), da Certificação das Cotas de Reserva Ambiental (CRA) e nas políticas de desenvolvimento rural sustentável.

O principal resultado prático esperado dessa medida era a homologação dos 397.731 cadastros ambientais rurais existentes. Mas isso não ocorreu.

Como se sabe, a inscrição no CAR é o primeiro passo para obtenção da regularidade ambiental do imóvel, e contempla: dados do proprietário, possuidor rural ou responsável direto pelo imóvel rural; dados sobre os documentos de comprovação de propriedade e ou posse; e informações georreferenciadas do perímetro do imóvel, das áreas de interesse social e das áreas de utilidade pública, com a informação da localização dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Preservação Permanente (APP), das Áreas de Uso Restrito, das Áreas Consolidadas e das Reservas Legais.

Os proprietários rurais fizeram o CAR em um processo autodeclaratório, mas faltava – e ainda falta – a revisão e homologação desses cadastros pelo Governo do Estado, tarefa que deveria ter iniciado em 2021.

Por que é importante estar com o CAR regularizado? A inscrição no Cadastro Ambiental Rural e a homologação pelo órgão oficial estatal permitem acessar os benefícios do Programa de Regularização Ambiental (PRA) e garantem redução de juros nas operações de crédito rural para custeio e investimentos.

Aparentemente, os órgãos estatais (IMA e SAP) não se entenderam ainda – e quem sai prejudicado é o produtor/proprietário rural. Isso porque o PRA possibilita a suspensão de sanções em função de infrações jurídicas por supressão irregular de vegetação em Áreas de Preservação Permanente, Reserva Legal (RL) e uso restrito, além da regularização das áreas sem autuação por infração administrativa ou crime ambiental.

De outro lado, com o PRA, o produtor também consegue acesso facilitado ao crédito rural, contratação do seguro agrícola em condições melhores e prazo de 20 anos para recomposição do passivo ambiental. São benefícios importantes para nossos agricultores, que são verdadeiros protetores do meio ambiente.

Precisamos correr contra o tempo. Os órgãos da Administração estadual – IMA, Secretaria da Agricultura etc. – devem urgentemente criar grupos de trabalho para homologar o CAR de cada produtor/proprietário rural, levando os benefícios que a lei prevê, como jurídicos e financeiros aos produtores.

A burocracia deve estar subordinada ao interesse público. E não o contrário.

Leia também

SENAR

|

10 de dezembro 2024

Caso de sucesso da ATeG é destaque no Seminário Maricultura em rede, durante Fenaostra A iniciativa ocorreu em paralelo à Fenaostra, promovida pelo FloripAmanhã, e teve como objetivo fomentar a sustentabilidade e o desenvolvimento do setor, incentivando o empreendedorismo e a inovação.

FAESC

|

5 de dezembro 2024

Seminário de Líderes apresenta resultados do Sindicato Rural de Videira O Sindicato Rural de Videira promoveu, na última semana, o Seminário de Líderes Rurais de 2024. O evento reuniu produtores, lideranças e equipes técnicas para avaliar os resultados do ano e falar sobre as perspectivas para 2025. A iniciativa contou com o apoio do Sistema Faesc/Senar.

FAESC

|

5 de dezembro 2024

Seminário de Líderes do Sindicato dos Produtores Rurais de Jacinto Machado reúne expressivo número de produtores O município de Jacinto Machado sediou, no último fim de semana (29/11), o Seminário de Líderes Rurais com Assembleia Geral Ordinária do Sindicato dos Produtores Rurais do município e região. A iniciativa, realizada com o apoio do Sistema Faesc/Senar, reuniu produtores rurais e lideranças para apresentação de resultados e troca de experiências.

FAESC

|

5 de dezembro 2024

Seminário de Líderes do Sindicato Rural de Irineópolis destaca resultados do ano O Seminário de Líderes Rurais do Sindicato Rural de Irineópolis reuniu produtores, lideranças e representantes de instituições parceiras para debater os desafios e as oportunidades do setor agropecuário na região.

FAESC

|

5 de dezembro 2024

FAESC encerra o ano com Seminário de Líderes Rurais e assembleia geral A programação será coordenada pelo presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo.

FAESC

|

4 de dezembro 2024

Sistema Faesc/Senar discute programação do calendário de eventos agropecuários para 2025 O planejamento do calendário de feiras, leilões e exposições de 2025 foi o foco de dois encontros virtuais realizados nesta semana pelo Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Os eventos reuniram dirigentes dos Sindicatos Rurais, representantes das empresas leiloeiras e das associações agropecuárias.

FAESC

|

4 de dezembro 2024

Sindicato Rural de Rio Negrinho promove Seminário de Líderes Rurais O Sindicato dos Produtores Rurais de Rio Negrinho promoveu, no fim de novembro, o Seminário de Líderes Rurais e a Assembleia Geral de 2024. O evento reuniu produtores, lideranças e representantes de instituições parceiras para debater os desafios e as oportunidades do setor agropecuário na região. O encontro reforçou a importância da capacitação, do associativismo e da inovação para consolidar as atividades dos produtores rurais.

FAESC

|

4 de dezembro 2024

Seminário de Líderes do Sindicato Rural de Pouso Redondo é realizado com sucesso O Sindicato Rural de Pouso Redondo promoveu, recentemente, o Seminário de Líderes Rurais, que marcou o encerramento das atividades de 2024. O evento, realizado com o apoio do Sistema Faesc/Senar, contou com a presença de 180 participantes, entre produtores rurais, lideranças e parceiros. Foi uma oportunidade de destacar os benefícios das ações desenvolvidas ao longo do ano.

FAESC

|

4 de dezembro 2024

Seminário de Líderes Rurais de Catanduvas conta com palestra sobre Planejamento Sucessório Familiar e Empresarial A importância do processo de sucessão nas propriedades rurais para garantir a continuidade dos negócios e a preservação do patrimônio familiar foi o foco da palestra sobre Planejamento Sucessório Familiar e Empresarial, realizada durante o Seminário de Líderes Rurais promovido, no último fim de semana, pelo Sindicato Rural de Catanduvas. A iniciativa contou com o apoio do Sistema Faesc/Senar.

SENAR

|

3 de dezembro 2024

Comunidades indígenas recebem capacitação para o uso dos Sistemas Agroflorestais O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoveu em parceria com o Sindicato Rural de Xanxerê e com a FUNAI, duas edições do curso sobre Sistemas Agroflorestais (SAF).

FAESC

|

3 de dezembro 2024

Sindicato Rural de Seara promove seminário sobre sucessão familiar e empresarial Com esse tema, o Sindicato Rural de Seara, no oeste catarinense, promoveu com o apoio do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina), na última sexta-feira (29), um seminário seguido de roda de conversa sobre Planejamento Sucessório Familiar e Empresarial.

SENAR

|

29 de novembro 2024

Senar/SC promove cursos gratuitos para impulsionar o agro catarinense Com esses propósitos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), oferece mensalmente capacitações gratuitas com conteúdos atualizados. A partir da próxima segunda-feira (2 de dezembro) serão promovidos 230 cursos gratuitos sobre os mais variados temas em todo o estado.