Painel do Projeto Campo Futuro voltado à produção de tomate é promovido com sucesso em Lebon Régis

Painel do Projeto Campo Futuro voltado à produção de tomate é promovido com sucesso em Lebon Régis
FAESC
20 de Junho de 2025
Por: MB Comunicação
Fonte: Sistema FAESC/SENAR

Mais uma edição do painel do Projeto Campo Futuro encerrou com sucesso nesta semana em Santa Catarina. Desta vez, o evento levantou os custos de produção do tomate na região de Lebon Légis, meio-oeste do estado. A ação é promovida pelo Sistema CNA/Senar, em parceria com o Centro de Inteligência em Gestão e Mercados (CIM), o Sistema Faesc/Senar e o Sindicato Rural local.

O encontro, realizado na quarta-feira (18), ocorreu em formato híbrido (com participação presencial e on-line) e reuniu técnicos da CNA e do Sistema Faesc/Senar, lideranças sindicais, representantes do CIM e produtores rurais atuantes no setor.

A série de painéis, que vem sendo realizada em diferentes regiões catarinenses desde maio e segue até o fim de junho, tem como objetivo fortalecer um banco de dados com informações econômicas relevantes que influenciam diretamente o agronegócio brasileiro.

O evento contou com a participação do presidente do Sistema Faesc/Senar e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo, que destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento da produção de tomate na região e no estado. “O município de Lebon Régis é destaque na produção de hortifrúti e o tomate está entre as atividades essenciais para promover o momento econômico da região”.

Segundo o dirigente, o levantamento de dados realizado nesses painéis é fundamental para fornecer aos produtores informações confiáveis, que possibilitam uma gestão mais eficiente da propriedade. “Com base nos custos reais de produção, é possível fazer um bom planejamento, enfrentar os desafios do mercado com mais segurança e garantir rentabilidade nos negócios”, afirmou Pedrozo.

O presidente do Sindicato Rural de Lebon Régis, André Barpp, enfatizou a contribuição da iniciativa para impulsionar a cadeia produtiva do tomate no município. O evento também contou com a presença do prefeito Marcelo Spautz e de representantes da Epagri, que reconheceram a importância do Projeto Campo Futuro como ferramenta estratégica para o desenvolvimento local.

A assessora técnica de frutas, hortaliças e flores da CNA, Letícia Assis Barony Valadares Fonseca, destacou que o painel de levantamento de custos de produção de tomate, em Lebon Régis, definiu como propriedade modal aquela com 10 hectares cultivados, sendo 80% com variedades tipo salada e 20% com variedades tipo saladete. “A última safra apresentou bons resultados, com produtividade média de 580 caixas por mil plantas, totalizando cerca de 550 mil caixas. Os produtores destacaram ainda a elevada demanda por mão de obra na atividade, que representa quase 30% dos Custos Operacionais Efetivos (COE).”

Leia também

FAESC

|

27 de fevereiro 2026

Atualizado piso salarial do setor agropecuário As entidades sindicais catarinenses representativas dos empregadores (federações empresariais) e dos trabalhadores (Federações e Centrais Sindicais Laborais) fecharam o acordo para atualização do piso regional de salário para 2026.

SENAR

|

25 de fevereiro 2026

Curso Técnico em Florestas do Sistema FAESC/SENAR forma nova turma no Polo de Santa Cecília Santa Cecília teve uma noite marcada por emoção, reconhecimento e conquista no último fim de semana (21/02).

FAESC

|

23 de fevereiro 2026

Carreta Agro encerra roteiro de eventos em SC no Show Tecnológico Copercampos O Show Tecnológico Copercampos inicia nesta terça-feira (24) e segue até sexta-feira (27), no Campo Demonstrativo Copercampos, em Campos Novos, no Meio Oeste catarinense. A feira reúne produtores, técnicos, lideranças e empresas do setor para apresentar as principais inovações voltadas ao agronegócio.

FAESC

|

18 de fevereiro 2026

Sistema Faesc/Senar anuncia investimentos nas cadeias produtivas durante o 27º Itaipu Rural Show em Pinhalzinho Federação da Agricultura e Serviço de Aprendizagem Rural são apoiadores e expositores da feira que acontece até sábado, no oeste catarinense

FAESC

|

18 de fevereiro 2026

CADECs de SC iniciam atividades de 2026 com reuniões estratégicas As Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (CADECs) iniciaram as atividades de 2026 em Santa Catarina com uma agenda de reuniões voltadas ao fortalecimento do diálogo e à transparência nas cadeias produtivas integradas.

FAESC

|

16 de fevereiro 2026

FAESC destaca a importância da assinatura do protocolo com JTI A Comissão Representativa dos Produtores de Tabaco assinou, na sexta-feira (13 de fevereiro), o protocolo de negociação com a empresa JTI, durante reunião realizada na sede da Afubra, em Santa Cruz do Sul (RS).

SENAR

|

13 de fevereiro 2026

Mais de duas mil pessoas passam pela Carreta Agro pelo Brasil na Tecnoeste 2026 Mais de duas mil pessoas passaram pela Carreta Agro pelo Brasil durante a Tecnoeste, em Concórdia, no Oeste catarinense.

SENAR

|

10 de fevereiro 2026

Carreta Agro pelo Brasil marca presença na Tecnoeste a partir desta terça-feira Depois do sucesso no Campo Agroacelerador Cooperja, em Jacinto Machado, no Sul do Estado, a Carreta Agro pelo Brasil segue para a Tecnoeste, em Concórdia, no Oeste catarinense.

FAESC

|

10 de fevereiro 2026

Negociação do tabaco segue sem acordo Comissão recebeu Alliance One, CTA e JTI, reafirmou o custo de produção como referência e disse que continuará buscando ajustes na tabela 2025/2026 dentro do Sistema Integrado.

FAESC

|

10 de fevereiro 2026

A verdade é aliada do agronegócio JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

SENAR

|

6 de fevereiro 2026

Santa Catarina tem dois vencedores na 6ª edição do Concurso de Vídeos Educativos do SENAR Santa Catarina conquistou dois vencedores na 6ª edição do Concurso de Vídeos Educativos de Formação Profissional Rural (FPR), Promoção Social (PS) e Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

FAESC

|

5 de fevereiro 2026

“Mercado de carnes e leite” é tema de webinar do Sistema FAESC/SENAR e da Safras & Mercado Pelo quarto ano consecutivo, o Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) mantém parceria com a Safras & Mercado, consultoria líder em agronegócio, para disseminar informações e indicadores das principais culturas de Santa Catarina.