FAESC
28 de janeiro 2026
A primeira parada da Carreta Agro pelo Brasil em Santa Catarina foi um sucesso. O roteiro da estrutura itinerante e multiuso, que leva as ações do Sistema CNA/Faesc/Senar e dos Sindicatos Rurais ao público do campo, teve início no Campo Agroacelerador da Cooperja, em Jacinto Machado, no Sul catarinense, no período de quinta-feira e sábado (29 a 31 de janeiro). Ao longo dos três dias, autoridades, produtores rurais, estudantes e representantes do setor tiveram acesso a uma ampla e diversificada programação.
Ao longo dos três dias de atividades, foram apresentadas iniciativas do Sistema CNA/Faesc/Senar e dos Sindicatos Rurais, com o objetivo de levar tecnologia, inovação e conhecimento aos produtores rurais e parceiros do setor. Os visitantes acompanharam uma programação que incluiu palestras e oficinas de gastronomia, conduzidas por técnicos do Sistema Faesc/Senar e instituições parceiras, Quiz do Agro e podcasts.
Outra atração de destaque foi o espaço de imersão que proporcionou uma experiência interativa sobre a história do agronegócio. Por meio de projeções em 3D, efeitos sonoros e ambientes sensoriais, paredes e piso da carreta se transformaram, o que permitiu ao público uma “viagem” pelo universo do agro e pela história dos alimentos.
O presidente do Sindicato Rural, Ledio Lucietti, a coordenadora estadual da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar/SC, Paula Coimbra Nunes, e as equipes do Sistema CNA/Faesc/Senar recepcionaram os visitantes e os encaminharam para as atividades da Carreta.
Entre as lideranças que prestigiaram a programação estiveram o secretário de Estado da Agricultura, Admir Dalla Corte; o presidente da Cooperja e do Sistema Ocesc/Sescoop, Vanir Zanatta; o deputado estadual Zé Milton; a deputada federal Geovania de Sá; o prefeito de Jacinto Machado, Sander Just; o presidente da Coopersulca, Arlindo Manenti; além de presidentes de Sindicatos Rurais e outros representantes de entidades e órgãos ligados ao agro.
COMPROMISSO COM O AGRO
Lançada em 2023, a Carreta Agro pelo Brasil esteve em Santa Catarina pela primeira vez em fevereiro de 2024 e, desde então, ampliou sua presença no Estado. Para o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, a passagem da Carreta em Santa Catarina reafirma o compromisso com o desenvolvimento do agronegócio. Ele destacou e agradeceu, de forma especial, a parceria e a receptividade da Cooperja, que foram fundamentais para fortalecer o setor agropecuário e valorizar quem produz no campo.
O presidente da Cooperja e do Sistema Ocesc/Sescoop, Vanir Zanatta, ressaltou a importância da Carreta Agro pelo Brasil durante o Campo Agroacelerador e frisou o papel da iniciativa como um espaço de diálogo, disseminação de conhecimento e aproximação com o produtor rural. O dirigente também enfatizou a força da parceria entre cooperativismo e associativismo ao afirmar que a união entre cooperativas, sindicatos e entidades do agro é essencial para fortalecer as propriedades rurais, promover o desenvolvimento regional e garantir maior competitividade aos produtores.

O secretário Admir Dalla Corte participou de um bate-papo no estúdio da estrutura itinerante e reforçou o compromisso do Governo de Santa Catarina com o fortalecimento do setor agropecuário. Durante a conversa, ele abordou os principais desafios enfrentados pelo agro e as ações desenvolvidas pela Secretaria para apoiar o setor. Também ressaltou a relevância do trabalho conjunto entre o poder público e as entidades representativas do agro.
O presidente do Sindicato Rural, Lédio Lucietti, avaliou o evento de forma positiva. Segundo ele, os dias de programação foram extremamente produtivos, percepção confirmada pelos relatos de produtores rurais, lideranças e profissionais do setor agropecuário, que elogiaram a qualidade das atividades. Ele destacou que o evento cumpriu seu propósito de conectar pessoas, promover o debate sobre temas relevantes para o setor, apresentar experiências de sucesso no campo e divulgar as ações desenvolvidas em benefício do produtor rural.

ASSUNTOS EM DESTAQUE
Entre os destaques estiveram a Conversa com especialista na Piscicultura; a Oficina Autópsia de Campo: Diagnóstico Rápido em Piscicultura; e a Oficina Técnica – Bioinsumos na Prática: Produção com recursos da propriedade para Fruticultura e a Oficina Culinária – Produção artesanal de biscoito crocante.
PRÓXIMOS EVENTOS
Após a bem-sucedida participação em Jacinto Machado, a Carreta Agro pelo Brasil segue seu trajeto em Santa Catarina, marcando presença na Tecnoeste, em Concórdia; no Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho; e no Show Tecnológico Copercampos, em Campos Novos.