CNA divulga comunicado sobre Influenza Aviária com orientações técnicas

CNA divulga comunicado sobre Influenza Aviária com orientações técnicas
FAESC
17 de Maio de 2023
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR-SC

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) alerta aos produtores para o comunicado divulgado nesta terça-feira (15) pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

O Comunicado traz os detalhes e o histórico sobre esses casos e reforça a necessidade de manutenção de medidas de biosseguridade nas granjas.

O documento também esclarece que não há registro em granjas comerciais e/ou aves domésticas e que, desde julho de 2022, o Ministério da Agricultura analisou mais de 45 mil amostras no país.

Integra do documento:

Brasil registra o primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em aves silvestres

Foram confirmados no Brasil, no dia 15 de maio, os três primeiros casos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) de subtipo H5N1 em aves silvestres, das espécies Thalasseus acuflavidus, cujo nome popular é Trinta-réis-de-bando e Sula leucogaster (atobá-pardo). Um caso foi localizado no município de Marataízes, o outro no bairro Jardim Camburi, em Vitória, e o terceiro caso em Cariacica, ambos no Espírito Santo.

As distâncias destes municípios até Santa Maria de Jetibá, maior produtor de ovos do estado, são de 85km (Vitória), 204km (Marataízes) e 65km (Cariacica). A zona de proteção equivale a um raio de 3km a partir do foco e o raio da zona de vigilância é de 7km a partir da zona de proteção, perfazendo um raio total de 10km, que pode ser ampliado ou reduzido conforme o estudo epidemiológico da região.

A maioria dos casos registrados na América do sul foram em aves silvestres migratórias. No caso do Trintaréis-de-bando, o período de reprodução do vai de maio a setembro, sendo que no Brasil, a ave constrói ninhos no litoral de Santa Catarina ao Espirito Santo.

Diante do exposto, fazemos os seguintes esclarecimentos:

1. O Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura e Pecuária notificou à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) imediatamente após à comprovação do caso de infecção pelo vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP).

2. A notificação da infecção pelo vírus da IAAP em aves silvestres não afeta a condição do Brasil como país livre de IAAP e não deve ocasionar a suspensão das exportações de produtos avícolas brasileiros.

3. Estes foram os primeiros casos registrados de IAAP no país, sendo que não há registro em granjas comerciais e/ou aves domésticas. Desde julho de 2022, o Ministério da Agricultura e Pecuária analisou mais de 45 mil amostras no Brasil.

4. O Brasil tem um forte sistema de defesa sanitária, graças ao trabalho do governo, em conjunto com os produtores rurais e agências de defesas estaduais. Destacamos a agilidade na comunicação, coleta das amostras e envio para análise no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP), unidade de referência da Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA).

5. O país segue com o status sanitário livre de IAAP pela OMSA.

6. Por ser uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas, é fundamental a manutenção das medidas de biosseguridade nas granjas para evitar que a doença atinja a produção comercial. A CNA elaborou um material reforçando as principais ações de controle da doença.

Acesse: https://shre.ink/QuKK

✓ Não deixe pessoas estranhas entrarem na unidade produtora.

✓ Lave e desinfete veículos e equipamentos antes de entrar na propriedade.

✓ Aplique práticas de higiene.

✓ Evite contato com outras espécies de aves.

✓ Blinde o ciclo da água.

✓ Atenção aos sinais que indicam doenças nas aves: presença de sinais de doenças nervosas e respiratórias ou casos de morte repentina de grande quantidade de aves em curto período de tempo.

7. Em caso de suspeita, avise imediatamente ao Serviço Veterinário Oficial de sua cidade ou pela internet na plataforma e-Sisbravet: https://shre.ink/QuK7

Acesse também:

  1. Ficha técnica da Influenza Aviária: https://shre.ink/QuKA

2. Plano de Vigilância de Influenza Aviária e Doença de New Castle: https://shre.ink/QuKa

3. Mercado em foco: Gripe Aviária (edição de abril/23): https://shre.ink/QuKS

4. Live: Sistema CNA/Senar promove debate sobre influenza aviária: https://shre.ink/QuKS



Leia também

SENAR

|

27 de abril 2026

Agroindústria familiar do Oeste conquista Selo Arte com apoio do Sistema Faesc/Senar O Apiário Três Coqueiros, do produtor Verno Luiz Lunesburger e família, de Maravilha, conquistou o Selo Arte – iniciativa que marca mais um avanço da agroindústria familiar no oeste catarinense.

FAESC

|

17 de abril 2026

A redução da jornada de trabalho e seus impactos no campo A proposta de redução da jornada de trabalho no Brasil tem gerado debates intensos em todos os setores produtivos. No campo, a preocupação é ainda maior.

FAESC

|

16 de abril 2026

FAESC

|

16 de abril 2026

Leilões de terneiros registram nova valorização e reforçam tendência de alta em SC Os preços dos terneiros em Santa Catarina mantêm trajetória de alta em 2026, segundo o mais recente levantamento do Grupo de Melhoramento Genético (GMG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

FAESC

|

15 de abril 2026

FAESC alerta produtores sobre as novas alíquotas do FUNRURAL O Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) orienta os produtores rurais sobre as mudanças nas alíquotas da Contribuição Previdenciária Rural sobre a comercialização da produção rural, conhecido como Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural), conforme previsto pela Lei Complementar nº 224/2025.

FAESC

|

14 de abril 2026

CNA e FAESC promovem capacitação sobre Contratos Rurais A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) promovem, na quinta-feira, 7 de maio, às 9h30, o evento “Contratos Rurais”.

FAESC

|

14 de abril 2026

Conselho das Federações Empresariais de SC alerta para riscos da tramitação acelerada da escala 6x1 COFEM projeta impactos negativos na economia e adverte sobre potencial aumento da informalidade e de preços ao consumidor, além de falta de mão de obra

SENAR

|

10 de abril 2026

Formada mais uma turma do Programa Jovem Aprendiz Cotista em Fraiburgo Empresas rurais contribuintes do Senar/SC com interesse em vagas nos cursos de Aprendizagem Rural ofertados pela entidade podem entrar em contato pelo e-mail aprendizagem@senar,com.br

FAESC

|

9 de abril 2026

Vice-presidente da FAESC, Clemerson Argenton Pedrozo, fala sobre turismo Rural Santa Catarina reúne paisagens únicas e um enorme potencial para o turismo rural, que vem se consolidando como oportunidade de renda, valorização cultural e desenvolvimento no campo. Com apoio do Sistema Faesc/Senar/Sindicatos, produtores têm acesso à Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), que oferece acompanhamento para aperfeiçoar a gestão e os resultados dos negócios.