Comitiva conhece os potenciais do agronegócio catarinense

Comitiva conhece os potenciais do agronegócio catarinense
Representantes do Senar/SC e da Aurora Coop, em Chapecó, juntamente com o grupo da CNA Jovem. (Foto: Caroline Lorenzetti/MB Comunicação)
FAESC
24 de Maio de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Depois de passar por Minas Gerais e Bahia, o grupo vencedor da 5ª edição do Programa CNA Jovem explorou o potencial do agronegócio catarinense. A comitiva, formada pelos 10 integrantes que se destacaram no ano passado, entre elas uma catarinense, encerrou na última quarta-feira (22) a missão técnica em Santa Catarina. Os próximos destinos são Mato Grosso e Rondônia.

Acompanhado pela coordenadora estadual do programa no Senar/SC, Francine Iagher, e pelo assessor técnico do Senar Nacional, Vilton Júnior, o grupo iniciou o cronograma em solo catarinense na terça-feira (21), no município de Chapecó, oeste do estado, onde conheceu a Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora Coop) – 3º maior conglomerado industrial do Brasil.

Recebidos pelo presidente Neivor Canton, os jovens conheceram a estrutura, a história, os desafios e as conquistas da cooperativa central que une a força de 14 cooperativas singulares presentes nos estados de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Milhares de famílias de empresários rurais responsáveis por produzir a matéria-prima que dá origem aos produtos das marcas são associados às cooperativas. Com um mix de mais de 850 produtos, a empresa está presente na mesa dos brasileiros e de consumidores de 80 países. O grupo também conheceu o Projeto Encadeamento Produtivo, desenvolvido há 25 anos, pela Aurora Coop em parceria com o Sebrae, com apoio do Senar/SC e de outras entidades para aprimorar a gestão das empresas rurais.

A programação seguiu com visita à Fazenda Santa Luzia, localizada em Bom Retiro, onde os jovens foram recebidos pelo gerente Sérgio Hechmaier. Com foco na produção de vinhos finos e sucos, o empreendimento visa o turismo rural, valorizando a riqueza histórica que o ambiente proporciona. Com 82 anos de história, a empresa rural está com o novo proprietário há oito meses. Os jovens foram presenteados com as maçãs padrão exportação diretamente dos produtores de São Joaquim e Bom Jardim da Serra. Também apreciaram um lanche com pinhão, pastel de paçoca de pinhão, bolinho de chuva, cuca e suco de uva feito na propriedade.

O cronograma seguiu, em Florianópolis, com visita na Fazenda Marinha Paraíso das Ostras – empresa que participa do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faesc/Senar há seis anos (três anos no projeto na ATeG Maricultura e outros três na ATeG Agroindústria). O empreendimento é referência em sanidade, aplicação da legislação trabalhista e práticas sustentáveis na produção de ostras, vieiras e mexilhões.

Os jovens foram recebidos pelo proprietário da fazenda marinha Vinícius Marcus Ramos, pela gerente Gislaine Figueiredo, e pela equipe formada por engenheiros e auxiliares de aquicultura. Eles demonstraram todo o processo produtivo que envolve desde o processo de cultivo das ostras em viveiros marinhos até o envio aos fornecedores e destacaram as práticas implementadas de forma criteriosa para garantir cuidado com o meio ambiente e com a segurança alimentar.

Por fim, a missão em Santa Catarina encerou na sede do Sistema Faesc/Senar, onde a comitiva foi recebida pelo superintendente Gilmar Antônio Zanluchi, que representou o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, e equipe da administração regional de Santa Catarina. Durante a visita, o grupo conheceu a estrutura do Sistema Faesc/Senar e participou de apresentações sobre os principais programas e projetos desenvolvidos no estado. As ações foram apresentadas pela assessora de departamento Sindical da Faesc, Andreia Barbieri Zanluchi, e pela técnica de formação profissional do órgão, Gisele Kraieski Knabben.

Zanluchi ressaltou que foi uma satisfação receber jovens de todo o Brasil para conhecer os potenciais do agronegócio catarinense e as ações do Sistema Faesc/Senar. "Sem dúvida voltarão como uma visão abrangente do agronegócio e preparados para liderar e promover inovações onde atuam. Essa iniciativa é fundamental para a formação de pessoas preparadas para impulsionar o agronegócio”, frisou,

Para Francine, a missão técnica é fundamental para que o grupo conheça as diferentes realidades produtivas do país. “É uma inciativa que desperta para as inúmeras oportunidades que o setor oferece, seja para empreender, para investir nos negócios da família ou para atuar em cargos de gestão em determinada empresa”.

Vilton Júnior ressaltou que até o momento a missão foi um sucesso e, em Santa Catarina, oportunizou mostrar a relevância das cadeias produtiva da suinocultura, da avicultura e da maricultura. “Tivemos a oportunidade de conhecer iniciativas de referência em dias de muito aprendizado e troca de informações. Importante destacar que o Sistema Faesc/Senar está sempre pronto para nos receber. Estamos felizes com os resultados”.

Todos jovens avaliaram positivamente as visitas técnicas e relataram boas impressões do agronegócio catarinense e dos demais estados visitados até o momento. “Reconhecemos o quanto foi enriquecedora a missão e, com certeza, os jovens levarão a experiência para seus estados e eu trarei para Santa Catarina o que tenho visto em outros locais do Brasil”, destacou a jovem catarinense Rafaela de Oliveira Nunes.

Para o presidente Pedrozo, o CNA Jovem é essencial para o futuro do agronegócio brasileiro. “Ao investir no desenvolvimento de lideranças, a iniciativa estimula o conhecimento, a implementação de novas ideias e o desenvolvimento de um futuro mais sustentável para o campo”.

CONHEÇA OS JOVENS

  • Paloma de Souza Machado (BA)
  • Ynaê Siqueira Curado (GO)
  • Bianca Kastembal Ferreira da Silva (MG)
  • Igor Rodrigues Fernandes (MG)
  • Juliana da Silva Virginio (RJ)
  • Maria Carolina Bühler de Azevedo (RS)
  • Eduarda Kutrim Franco (RR)
  • Rafaela de Oliveira Nunes (SC)
  • Érica Zambanini (SP)
  • Gustavo Vannucchi Ungari (SP)

Leia também

FAESC

|

27 de novembro 2025

Coordenadores das CADECs Aves e Suínos de SC participaram de Encontro Nacional em Brasília Os coordenadores das Comissões para acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadecs) de Santa Catarina participaram do “3º Encontro Nacional das Cadecs de Aves e Suínos" promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) nos dias 18 e 19/10.

FAESC

|

26 de novembro 2025

Sindicato dos Produtores Rurais de Jacinto Machado apresenta balanço das ações, durante Seminário de Líderes Com presença expressiva de associados e lideranças, o Sindicato dos Produtores Rurais de Jacinto Machado promoveu, no dia 21 de novembro, sua Assembleia Geral Ordinária.

FAESC

|

25 de novembro 2025

Sistema FAESC/SENAR/SINDICATOS promove cerca de 300 cursos gratuitos em dezembro O ano se aproxima do fim e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), celebra o sucesso das capacitações gratuitas ao longo de 2025.

SENAR

|

24 de novembro 2025

Programa Saúde do Homem Rural é promovido com sucesso em Anita Garibaldi Anita Garibaldi, na serra catarinense, sediou neste mês uma ação do Programa Saúde do Homem Rural. A iniciativa, foi do Sistema Faesc/Senar, Sindicato Rural do Município e Prefeitura, por meio da Secretária Municipal de Saúde.

SENAR

|

24 de novembro 2025

Programa Saúde do Homem Rural atende mais de 300 participantes em Lebon Régis O Sistema Faesc/Senar e o Sindicato Rural de Lebon Régis promoveram com o apoio da Prefeitura Municipal, uma importante ação de promoção à saúde: o Programa Especial Saúde do Homem Rural

SENAR

|

24 de novembro 2025

Ação do Programa Saúde do Homem Rural incentiva a prevenção e diagnóstico precoce em Macieira Promover o cuidado com a saúde da população masculina do campo foi o foco da ação do Programa Saúde do Homem Rural, realizado neste mês em Macieira, no Meio Oeste catarinense.

FAESC

|

24 de novembro 2025

Seminário de Líderes do Sindicato Rural de Mafra destaca a importância do Sistema Sindical Rural O Sindicato Rural de Mafra promoveu, no dia 19 de novembro, o Seminário de Líderes Rurais e Resultados Anuais do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). O encontro, realizado no Parque de Exposições José Waldemar Ruthes, reuniu dirigentes sindicais, produtores rurais e lideranças para discutir os desafios e as oportunidades do setor.

FAESC

|

19 de novembro 2025

Sindicato dos Produtores de Caçador destaca inovações durante Seminário de Líderes Rurais O Sindicato dos Produtores Rurais de Caçador promoveu, na última semana, o Seminário de Líderes Rurais, evento que também marcou o encerramento da turma da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na área de Olericultura.

SENAR

|

19 de novembro 2025

Programa Saúde do Homem Rural é promovido com sucesso em Passo de Torres Incentivar o cuidado à saúde e qualidade de vida do público masculino foi o foco da ação do Programa Saúde do Homem Rural, realizado em Passo de Torres no dia 12 de novembro.

FAESC

|

19 de novembro 2025

Programa Lar Legal Rural garante regularização fundiária para 42 produtores de Xaxim Quarenta e duas famílias de produtores de Xaxim receberam na última sexta-feira (14), a tão esperada escritura de suas propriedades, em um ato promovido pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) que marca um avanço na regularização fundiária rural do município.

FAESC

|

17 de novembro 2025

Associação de Apicultores de Palmitos comemora conquista do Selo de Inspeção Municipal A Associação de Apicultores de Palmitos por intermédio da Cooloniale (Cooperativa Dos Pequenos Produtores e Agroindústrias do Município de Palmitos) celebram um marco importante para o fortalecimento da produção local: a conquista do Selo SIM – Serviço de Inspeção Municipal.

FAESC

|

14 de novembro 2025

2º Simpósio de Logística: Carta Aberta O Movimento Pró-Ferrovias, iniciado em 2019 é integrado por oito entidades com um único interesse de transformar o fluxo logístico por meio do modal ferroviário. A iniciativa ganhou força, pois o gargalo é um desafio nacional do comércio, da indústria, da agricultura.