Comitiva conhece os potenciais do agronegócio catarinense

Comitiva conhece os potenciais do agronegócio catarinense
Representantes do Senar/SC e da Aurora Coop, em Chapecó, juntamente com o grupo da CNA Jovem. (Foto: Caroline Lorenzetti/MB Comunicação)
FAESC
24 de Maio de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Depois de passar por Minas Gerais e Bahia, o grupo vencedor da 5ª edição do Programa CNA Jovem explorou o potencial do agronegócio catarinense. A comitiva, formada pelos 10 integrantes que se destacaram no ano passado, entre elas uma catarinense, encerrou na última quarta-feira (22) a missão técnica em Santa Catarina. Os próximos destinos são Mato Grosso e Rondônia.

Acompanhado pela coordenadora estadual do programa no Senar/SC, Francine Iagher, e pelo assessor técnico do Senar Nacional, Vilton Júnior, o grupo iniciou o cronograma em solo catarinense na terça-feira (21), no município de Chapecó, oeste do estado, onde conheceu a Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora Coop) – 3º maior conglomerado industrial do Brasil.

Recebidos pelo presidente Neivor Canton, os jovens conheceram a estrutura, a história, os desafios e as conquistas da cooperativa central que une a força de 14 cooperativas singulares presentes nos estados de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Milhares de famílias de empresários rurais responsáveis por produzir a matéria-prima que dá origem aos produtos das marcas são associados às cooperativas. Com um mix de mais de 850 produtos, a empresa está presente na mesa dos brasileiros e de consumidores de 80 países. O grupo também conheceu o Projeto Encadeamento Produtivo, desenvolvido há 25 anos, pela Aurora Coop em parceria com o Sebrae, com apoio do Senar/SC e de outras entidades para aprimorar a gestão das empresas rurais.

A programação seguiu com visita à Fazenda Santa Luzia, localizada em Bom Retiro, onde os jovens foram recebidos pelo gerente Sérgio Hechmaier. Com foco na produção de vinhos finos e sucos, o empreendimento visa o turismo rural, valorizando a riqueza histórica que o ambiente proporciona. Com 82 anos de história, a empresa rural está com o novo proprietário há oito meses. Os jovens foram presenteados com as maçãs padrão exportação diretamente dos produtores de São Joaquim e Bom Jardim da Serra. Também apreciaram um lanche com pinhão, pastel de paçoca de pinhão, bolinho de chuva, cuca e suco de uva feito na propriedade.

O cronograma seguiu, em Florianópolis, com visita na Fazenda Marinha Paraíso das Ostras – empresa que participa do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faesc/Senar há seis anos (três anos no projeto na ATeG Maricultura e outros três na ATeG Agroindústria). O empreendimento é referência em sanidade, aplicação da legislação trabalhista e práticas sustentáveis na produção de ostras, vieiras e mexilhões.

Os jovens foram recebidos pelo proprietário da fazenda marinha Vinícius Marcus Ramos, pela gerente Gislaine Figueiredo, e pela equipe formada por engenheiros e auxiliares de aquicultura. Eles demonstraram todo o processo produtivo que envolve desde o processo de cultivo das ostras em viveiros marinhos até o envio aos fornecedores e destacaram as práticas implementadas de forma criteriosa para garantir cuidado com o meio ambiente e com a segurança alimentar.

Por fim, a missão em Santa Catarina encerou na sede do Sistema Faesc/Senar, onde a comitiva foi recebida pelo superintendente Gilmar Antônio Zanluchi, que representou o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, e equipe da administração regional de Santa Catarina. Durante a visita, o grupo conheceu a estrutura do Sistema Faesc/Senar e participou de apresentações sobre os principais programas e projetos desenvolvidos no estado. As ações foram apresentadas pela assessora de departamento Sindical da Faesc, Andreia Barbieri Zanluchi, e pela técnica de formação profissional do órgão, Gisele Kraieski Knabben.

Zanluchi ressaltou que foi uma satisfação receber jovens de todo o Brasil para conhecer os potenciais do agronegócio catarinense e as ações do Sistema Faesc/Senar. "Sem dúvida voltarão como uma visão abrangente do agronegócio e preparados para liderar e promover inovações onde atuam. Essa iniciativa é fundamental para a formação de pessoas preparadas para impulsionar o agronegócio”, frisou,

Para Francine, a missão técnica é fundamental para que o grupo conheça as diferentes realidades produtivas do país. “É uma inciativa que desperta para as inúmeras oportunidades que o setor oferece, seja para empreender, para investir nos negócios da família ou para atuar em cargos de gestão em determinada empresa”.

Vilton Júnior ressaltou que até o momento a missão foi um sucesso e, em Santa Catarina, oportunizou mostrar a relevância das cadeias produtiva da suinocultura, da avicultura e da maricultura. “Tivemos a oportunidade de conhecer iniciativas de referência em dias de muito aprendizado e troca de informações. Importante destacar que o Sistema Faesc/Senar está sempre pronto para nos receber. Estamos felizes com os resultados”.

Todos jovens avaliaram positivamente as visitas técnicas e relataram boas impressões do agronegócio catarinense e dos demais estados visitados até o momento. “Reconhecemos o quanto foi enriquecedora a missão e, com certeza, os jovens levarão a experiência para seus estados e eu trarei para Santa Catarina o que tenho visto em outros locais do Brasil”, destacou a jovem catarinense Rafaela de Oliveira Nunes.

Para o presidente Pedrozo, o CNA Jovem é essencial para o futuro do agronegócio brasileiro. “Ao investir no desenvolvimento de lideranças, a iniciativa estimula o conhecimento, a implementação de novas ideias e o desenvolvimento de um futuro mais sustentável para o campo”.

CONHEÇA OS JOVENS

  • Paloma de Souza Machado (BA)
  • Ynaê Siqueira Curado (GO)
  • Bianca Kastembal Ferreira da Silva (MG)
  • Igor Rodrigues Fernandes (MG)
  • Juliana da Silva Virginio (RJ)
  • Maria Carolina Bühler de Azevedo (RS)
  • Eduarda Kutrim Franco (RR)
  • Rafaela de Oliveira Nunes (SC)
  • Érica Zambanini (SP)
  • Gustavo Vannucchi Ungari (SP)

Leia também

FAESC

|

21 de junho 2024

Sistema FAESC/SENAR promove reunião virtual sobre FGTS Digital O evento será direcionado às equipes de Sindicatos Rurais, produtores rurais e demais interessados.

SENAR

|

20 de junho 2024

Evento mobiliza produtores de ovinocultura de corte em Palmitos O objetivo foi apresentar a metodologia da Assistência Técnica e Gerencial, expor o cronograma de trabalho, apresentar o técnico que fará o atendimento (Cassio Lopes) e demonstrar as diretrizes da ATeG.

FAESC

|

19 de junho 2024

Investimento na melhoria genética proporciona evolução na cadeia láctea Apresentar os resultados obtidos com o melhoramento genético na bovinocultura leiteira. Com esse objetivo o Sebrae/SC e a Aurora Coop promovem nesta quinta-feira (20), uma missão técnica com visita em duas empresas rurais na região oeste catarinense. As ações de aprimoramento da cadeia láctea fazem parte do Programa Encadeamento Produtivo, que oportuniza conhecimentos e técnicas para melhorar a gestão do empreendimento, a avaliação de oportunidades e a inserção de inovações.

SENAR

|

19 de junho 2024

Processo seletivo para os cursos da rede e-Tec Brasil segue até 2 de julho Santa Catarina oferece vagas para os cursos gratuitos em cinco polos

FAESC

|

19 de junho 2024

Faesc quer aprimorar e ampliar o seguro para a atividade agrícola Seguro rural com ampla cobertura e custo acessível é uma antiga reivindicação do setor primário da economia brasileira e está na pauta do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) José Zeferino Pedrozo.

FAESC

|

17 de junho 2024

Levantados custos de produção de grãos em Campos Novos Campos Novos sediou o segundo painel do Projeto Campo Futuro 2024 em Santa Catarina, nessa quarta-feira (12), para o levantamento dos custos de produção de grãos (soja, milho 1ª safra e trigo). A iniciativa foi da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com o apoio do Sistema Faesc/Senar e dos Sindicatos Rurais.

SENAR

|

17 de junho 2024

Programa Saúde do Homem Rural atende público do campo em Rio Rufino A iniciativa, que busca conscientizar os homens do campo sobre a importância da prevenção e o cuidado com a saúde, reuniu aproximadamente 250 pessoas, entre participantes, voluntários e lideranças.

FAESC

|

17 de junho 2024

Terceiro painel do Campo Futuro em SC levanta custos de produção de grãos em Araranguá A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com o apoio do Sistema Faesc/Senar e do Sindicato dos Produtores Rurais de Araranguá, promoveu nessa quinta-feira (13) o terceiro painel do Projeto Campo Futuro 2024 em Santa Catarina. O objetivo foi levantar os custos de produção de grãos, com foco para o arroz. A programação no estado segue até agosto e envolverá seis cadeias produtivas em oito municípios.

SENAR

|

17 de junho 2024

Oficina ATeG em Itainópolis apresenta técnicas e manejos para apicultura no outono-inverno Reunir apicultores e compartilhar novas técnicas e manejos de outono e inverno para manter e melhorar as colmeias durante essa época do ano. Com esse objetivo o Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado) e o Sindicato Rural de Itaiópolis, promoveram a Oficina Técnica do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), com foco para a apicultura.

FAESC

|

14 de junho 2024

FAESC apoia pedido da CNA para rejeição da MP do Equilíbrio Fiscal para o agro A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) orienta aos produtores rurais para que confiram a nota técnica, divulgada nesta quinta-feira (6), pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) sobre o impacto da Medida Provisória 1.227/2024 para o agro e o produtor rural. A medida modifica a legislação tributária federal e, entre outros pontos, limita a compensação de crédito de PIS/Cofins.

FAESC

|

12 de junho 2024

Equipes dos Sindicatos Rurais aperfeiçoam conhecimentos em encontros virtuais Os dois primeiros encontros reuniram profissionais do oeste, meio-oeste e extremo-oeste, bem como do sul e da serra. O último aconteceu contou com representantes do vale do Itajaí e planalto norte.

FAESC

|

11 de junho 2024

Seguro para a atividade agrícola JOSÉ ZEFERINO PEDROZO, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)