Inteligência agrícola

Inteligência agrícola
Foto: divulgação | Sistema Faesc/Senar
FAESC
24 de Janeiro de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

A agricultura é uma atividade exposta a muitos fatores incontroláveis e imprevisíveis: clima, mercado, câmbio, políticas públicas, crédito etc. É uma empresa sem telhado. Nas últimas décadas, o crescente emprego de tecnologia garantiu sucessivos aumentos da produção e da produtividade e, assim, reduziu o nível de incerteza nesse aspecto. Como resultado de todas essas variáveis imprevisíveis, os agentes do mercado – produtores rurais, agroindústrias, consumidores – enfrentam, alternadamente, períodos de escassez sucedidos de períodos de excesso de demanda, ora castigando quem consume, ora quem produz.

Exemplos marcantes são as crises de abastecimento de matéria-prima, ora por escassez acentuada, ora por excesso de oferta, que se repetem de tempos em tempos. Esse é um dos fenômenos mercadológicos que podem ser estudados com modelos de previsão e prevenção de crise. Essa atividade de inteligência e planejamento agrícola seria atribuição da Companhia Nacional de Abastecimento, a Conab. Países desenvolvidos já contam com esse serviço.

As avaliações e previsões de agência de inteligência agrícola são essenciais para balizar o mercado, orientar a planificação das grandes cadeias produtivas, o desenvolvimento das lavouras, a pecuária e o extrativismo, prevenindo escassez acentuada ou oferta excessiva. Esse esforço de inteligência também auxilia para que as exportações – necessárias e essenciais para a economia brasileira – não provoquem desabastecimento interno.

Recentemente, especialistas do setor agropecuário e pesquisadores participaram de um evento que discutiu ‘Inteligência de Mercado e Competitividade do Agro’, promovido pelo Sistema CNA/Senar e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por meio do acordo “Juntos pelo Agro”. O encontro reuniu parlamentares, lideranças do setor produtivo, representantes do governo, especialistas e presidentes de Federações de Agricultura e Pecuária. Contou com o apoio da FAO, do Cepea e da Sober.

A competitividade do setor frente ao cenário mundial, a influência das tendências de consumo e da geopolítica na produção de alimentos e as inovações e gestão de dados que auxiliam nas tomadas de decisão foram aspectos debatidos. O produtor brasileiro não tem subsídios do governo, precisa investir em insumos para o solo, sofre com variações climáticas e, ainda assim, é competitivo no mercado global, graças à produtividade e sustentabilidade. Mas precisa investir em melhorias do escoamento e no armazenamento. O país possui muitas vantagens em termos de área e solo, mas precisa ser mais competitivo fora da porteira. O Brasil tem que continuar produzindo, ganhando economia de escala. Precisa estar preparado para as exigências do mercado externo.

A compreensão da dinâmica do mercado permite prever as tendências de consumo e os modelos de negócios dos principais parceiros comerciais do Brasil, as megatendências setoriais (como a natureza e o clima) pautando negócios, mão de obra qualificada escassa, digitalização etc. A inteligência de mercado prepara todos os atores para a nova agenda ambiental e as novas legislações sobre o tema, como a Lei Antidesmatamento da União Europeia, a agenda ESG e as exigências que geram responsabilidades para o Brasil.

Face a sua importância para a segurança alimentar global e para a segurança energética e socioambiental, o Brasil só tem a ganhar com inteligência de mercado.

Leia também

SENAR

|

5 de dezembro 2023

Transformando vidas: Senar/SC forma primeira turma do Curso Técnico em Fruticultura do Estado em São Joaquim A solenidade ocorreu no último fim de semana no auditório do Sindicato Rural de São Joaquim, reunindo lideranças, professores, parceiros e familiares dos formandos.

FAESC

|

1 de dezembro 2023

Cidasc 44 anos: Sistema Faesc/Senar reconhece o comprometimento da Companhia com a defesa agropecuária de SC Representando o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, o superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, esteve presente no estande e também no momento da cerimônia alusiva ao aniversário. O evento foi marcado por honrarias, entregas simbólicas e reconhecimento.

FAESC

|

20 de outubro 2023

Grupo Pró-Ferrovias define metodologia de trabalho ABPA, Acic, CEC, Facisc, Faesc, Fiesc, Ocesc e Sindicarne lideram o movimento em Santa Catarina

SENAR

|

20 de outubro 2023

Oficina Técnica aborda planejamento forrageiro e manejo de pastagens em Nova Erechim Planejamento forrageiro e manejo de pastagens foi o tema da Oficina Técnica do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Pecuária de Corte, realizada recentemente, na propriedade de Angelin Scalon, na Linha Guabiroba, em Nova Erechim (SC). A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Pinhalzinho.

FAESC

|

4 de outubro 2023

Jantar do Agro reúne lideranças do setor na Efapi Para valorizar o setor como impulsionador do desenvolvimento nacional e reconhecer as lideranças e instituições, o Sindicato Rural de Chapecó promoverá na próxima quarta-feira (dia 11), às 19 horas, na Casa do Criador (Parque da Efapi) o 1º JANTAR DO AGRO.

FAESC

|

3 de outubro 2023

Presidente do Sistema Faesc/Senar recebe sugestões de participantes do programa CNA Jovem No domingo (1º), os participantes receberam a visita do presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, para quem apresentaram sugestões de iniciativas e ações para o desafio que havia sido proposto pelo sistema ao longo das últimas etapas. O dirigente não poupou elogios ao trabalho desenvolvido e se comprometeu em levar as ideias adiante, para que sejam executadas.

SENAR

|

3 de outubro 2023

Senar/SC promove diversas ações dos Programas Saúde do Homem e da Mulher em Santa Catarina A programação conta com a parceria dos Sindicatos Rurais e das Prefeituras por meio das Secretarias Municipais de Saúde e das Secretarias da Agricultura.

FAESC

|

3 de outubro 2023

Atualização metodológica: Senar/SC capacita equipes do Programa de Assistência Técnica e Gerencial O primeiro evento reuniu técnicos da ATeG das regiões Norte, Vale do Itajaí e Serra. A segunda turma contou com a participação de técnicos do Sul e do Meio-Oeste. Nos dias 10 e 11 de outubro a capacitação ocorrerá em Chapecó com o público-alvo do Oeste e Extremo-Oeste.

FAESC

|

3 de outubro 2023

Sistema Faesc/Senar promove 1º Encontro Estadual dos colaboradores dos Sindicatos Rurais O Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de SC) promove o 1º Encontro Estadual de Colaboradores dos Sindicatos Rurais nos dias 09 e 10 de novembro de 2023, às 08 horas, no Favorita Golden Hotel & Eventos, em São José (SC).

FAESC

|

29 de setembro 2023

Sistema Faesc/Senar promove palestra sobre Planejamento Previdenciário Rural As inscrições podem ser feitas no site do Sistema Faesc/Senar (https://sistemafaesc.com.br/ https://sistemafaesc.com.br/faesc ou https://sistemafaesc.com.br/senar).

FAESC

|

28 de setembro 2023

ATeG Bovinocultura de Corte encerra turma em Xanxerê A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Xanxerê.

SENAR

|

27 de setembro 2023

Assistência Técnica e Gerencial: oficina Técnica aborda Sistemas de irrigação para a cultura da macieira em São Joaquim O evento reuniu 44 fruticultores que fazem parte dos grupos do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) atendidos com a parceria dos Sindicatos Rurais de São Joaquim e Urupema.