FAESC
11 de dezembro 2025
SENAR
11 de dezembro 2025
O Seminário de Líderes Rurais realizado pelo Sindicato Rural de Ituporanga aconteceu no dia 8 de dezembro, em Petrolândia, um dos municípios atendidos pela entidade sindical, além de Ituporanga, Aurora e Chapadão do Lageado.
O encontro reuniu associados, lideranças locais, técnicos do Sistema Faesc/Senar/SC e representantes de instituições parceiras do setor. Marcaram presença o prefeito de Ituporanga, Geison Kurtz, o secretário da Agricultura de Ituporanga, Joelcio Demarchi e o engenheiro agrônomo da Epagri local, Édio Zunino.
A programação foi conduzida pelo presidente do Sindicato Rural de Ituporanga, Arny Mohr, que destacou os avanços alcançados ao longo do ano e reforçou a importância da união dos produtores rurais para o fortalecimento do setor. “Nosso Sindicato tem mais de 800 sócios ativos, um número expressivo que mostra a força e a união dos nossos produtores. Nosso trabalho é atender e orientar todos com o máximo de excelência”, enfatizou o presidente.
Na sequência, o supervisor regional do Senar/SC, Ricardo Costa, fez um balanço das ações do Sistema Faesc/Senar e ressaltou as ações desenvolvidas em parceria com os Sindicatos nos municípios atendidos. Entre as principais iniciativas, destaque para o trabalho da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e as atividades de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS). Ele também explicou como será a implementação do Programa Saúde no Campo, novidade em todo o Estado para 2026. “O Sindicato Rural de Ituporanga é referência no Estado e contou com mais de 80 ações do Senar/SC no ano. Um trabalho realizado em conjunto com os produtores e a comunidade regional”, sublinhou Costa.
O supervisor da ATeG, Gerson Cunha, também destacou os resultados dos programas no ano e parabenizou os produtores pelo aumento e melhorias na produção regional.
Arny Mohr ressaltou ainda a capacitação sobre Leis Trabalhistas realizada em parceria com o Sebrae para 50 produtores da região. “Eles aprenderam um pouco mais sobre trabalho, emprego e legislação para melhorar a empregabilidade em época de colheita, assunto importante para a região”.
PRODUÇÃO DE CEBOLA
O presidente do Sindicato Arny Mhor e o supervisor do Senar/SC Ricardo Costa também reforçaram a importância do controle de custos feito pelos produtores para garantir maior rentabilidade na produção de cebola. “Tivemos uma excelente produção, 40 toneladas por hectare, porém os custos com insumos e a desvalorização dos preços do produto preocupam os produtores e requerem maior controle e organização nas propriedades”, explicou Costa.
MENSAGEM DO PRESIDENTE
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, enfatizou que o Seminário de Líderes de Ituporanga demonstra a força do produtor rural e a relevância do trabalho integrado entre Sindicato e Sistema Faesc/Senar/SC. “Mesmo diante dos desafios, os produtores mostram capacidade de adaptação e resiliência. É essa união, conhecimento e organização que fortalecem o setor e impulsionam o desenvolvimento rural em toda a região."

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:
· Site: https://bit.ly/faescsenar
· Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc
· Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar
· Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar
· YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar
· Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/