FAESC
9 de dezembro 2025
FAESC
9 de dezembro 2025
FAESC
9 de dezembro 2025
O Seminário de Líderes promovido pelo Sindicato Rural de Seara, com o apoio do Sistema Faesc/Senar, reuniu produtores, lideranças e autoridades para discutir temas relevantes ao setor agropecuário. O evento ocorreu no dia 28 de novembro, no CTG Macanudos, e oportunizou fazer um balanço das ações e debater cenário e as perspectivas do agronegócio.
As atividades foram coordenadas pelo presidente da entidade sindical, Valdemar Zanluchi, que ressaltou a importância do encontro para fortalecer a representatividade do setor. Durante a Assembleia Geral Ordinária, ele apresentou a previsão orçamentária para o próximo exercício, detalhando as prioridades e ações previstas, com foco na sustentabilidade financeira e no aprimoramento dos serviços oferecidos aos produtores rurais.
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, também destacou a importância das ações desenvolvidas pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural de Seara. Ele enfatizou o papel fundamental da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e dos treinamentos oferecidos aos produtores, reconhecendo o quanto essas iniciativas têm contribuído para a evolução das propriedades rurais.
Zanluchi também anunciou a principal novidade do momento ao informar que o Programa Saúde no Campo, iniciativa do Senar Nacional e executada em Santa Catarina pelo Sistema Faesc/Senar/Sindicatos, será implementado em todo o Estado em 2026. “O êxito do projeto-piloto, realizado neste ano no Meio Oeste, demonstra que temos condições de atender todo o Estado, oferecendo cuidado em saúde e contribuindo para a qualidade de vida do público do campo.”
CENÁRIO E AS PERSPECTIVAS DO AGRONEGÓCIO
A programação contemplou palestra com o vice-presidente de secretaria da Faesc, Enori Barbieri, que representou o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo. Ele apresentou uma análise detalhada sobre o “Cenário e as perspectivas do agronegócio”, trazendo informações estratégicas para o planejamento das atividades rurais na região.
Barbieri ressaltou que essa crise deixa um legado que evidencia a necessidade de o Brasil se preparar melhor em relação à armazenagem, aos custos logísticos e à melhoria da estrutura de rodovias e ferrovias, visando manter a competitividade dos produtos nacionais.
Entre as estratégias para o momento, destacou que o produtor precisa estar tecnicamente preparado para quando a economia e os mercados voltarem a reagir. Lembrou que a crise não é um fenômeno exclusivamente brasileiro, mas mundial, afetando todos os setores.
REPRESENTATIVIDADE
O evento também contou com a presença do prefeito de Seara, Gilberto Gonçalves; do secretário de Agricultura, Renato Tumelero; da presidente da Câmara de Vereadores de Seara, Dirlei Giombelli Wildner, bem como da vereadora de Xavantina e coordenadora da CADEC/Creche, Joseana Tofolo, que representou a Prefeitura do município e do supervisor regional do Senar/SC, Helder Barbosa.
Também participaram os supervisores técnicos da ATeG/Senar, Fernando da Silveira e Felipe Brandelero; o consultor da CADEC, Renato Rodrigues; além de prestadores de serviço e técnicos da ATeG, que contribuíram para enriquecer as discussões e fortalecer a integração entre as instituições.
MENSAGEM DO PRESIDENTE
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, reconheceu o importante desempenho do Sindicato Rural de Seara e reforçou quanto os Seminários de Líderes são essenciais para avaliar as ações desenvolvidas, fortalecer a integração do setor e avançar nas iniciativas em defesa dos interesses dos produtores rurais. “Esses encontros oportunizam alinhar estratégias, ouvir as demandas e construir soluções conjuntas que contribuem para o desenvolvimento sustentável do campo”.
Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar: