FAESC
28 de março 2025
FAESC
27 de março 2025
Nesta segunda-feira, 24, durante reunião do Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (Cofem), na sede da Fiesc, em Florianópolis, foi realizada a assinatura oficial do convênio entre o Sistema Faesc/Senar, Fetrancesc e SEST SENAT. O objetivo da parceria é a capacitação de produtores rurais sobre legislação aplicada ao transporte agrícola.
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), José Zeferino Pedrozo, conduziu a solenidade e relembrou que a iniciativa é resultado de uma discussão que iniciou em julho do ano passado, quando o deputado Altair Silva, presidente da Comissão de Agricultura da Alesc, abordou a questão do trânsito de máquinas agrícolas nas rodovias catarinenses durante uma das reuniões do Cofem.
“Anunciamos essa parceria com muita felicidade. Fomos prontamente atendidos pela Fetrancesc e chegou o dia da assinatura desse importante convênio. Fica também o reconhecimento do trabalho do deputado Altair Silva”, enfatizou Pedrozo.
O deputado estadual Altair Silva participou da solenidade e agradeceu a oportunidade, também em nome do deputado estadual Oscar Gutz, que não pôde estar presente.
“Desafiamos o presidente da Faesc a buscar nossa coirmã Fetrancesc, por meio do SEST SENAT, para que, juntos, coordenássemos esse trabalho. Chegamos a este grande dia da assinatura oficial desse convênio, que permitirá a capacitação de milhares de produtores em todas as regiões de Santa Catarina. Quem ganha com isso é o produtor rural e todo o setor produtivo catarinense. Estamos envolvendo toda a cadeia produtiva, agregando valor e conhecimento ao nosso desafio”, ressaltou Altair Silva.
O presidente da Fetrancesc, Dagnor Schneider, destacou que a parceria reforça o compromisso da entidade com a segurança e a qualificação no transporte.
“Este convênio representa um grande avanço para o setor produtivo catarinense. A capacitação não apenas garante mais segurança nas estradas, mas também contribui para a profissionalização do setor”, afirmou Schneider.
A gestora do SEST SENAT de Florianópolis, Patrícia Ferreira, reforçou a importância da qualificação dos agricultores para garantir que operem suas máquinas agrícolas de maneira segura e dentro da legislação vigente.
“Essa parceria visa capacitar 2.020 produtores rurais em todo o Estado, envolvendo 70 sindicatos, 90 municípios e aproximadamente 202 turmas. O objetivo é garantir que esses trabalhadores tenham pleno conhecimento da legislação específica do setor agrícola no transporte, para que possam conduzir suas máquinas com segurança nas vias públicas e dentro de suas propriedades”, explicou Patrícia.