Prazo para emissão do CCIR vai até 18 de julho

Prazo para emissão do CCIR vai até 18 de julho
FAESC
18 de Junho de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) alerta sobre o prazo para o produtor rural emitir o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) 2024. O documento está disponível desde a manhã desta terça-feira (18) no portal do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para emissão até o dia 18 de julho.

O documento, que é emitido de forma gratuita, possibilita transferir, arrendar, hipotecar, desmembrar, partilhar (em caso de divórcio ou herança) o imóvel rural, além de facilitar o acesso aos financiamentos bancários para investimento na propriedade.

O presidente do Sistema Faesc/Senar e vice-presidente de Finanças da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), José Zeferino Pedrozo, reforça a importância do CCIR ao mencionar que o documento é fundamental para qualquer transação envolvendo imóvel rural. “Além disso, facilita a vida do produtor rural no momento de buscar crédito, pois comprova que o imóvel está em situação regular. Por isso, é indispensável que todos os proprietários de imóveis rurais providenciem o CCIR o mais rápido possível", orienta o dirigente.

O CCIR 2024 substituirá o documento expedido em 2023 e só será válido com a quitação da Taxa de Serviços Cadastrais referente a exercícios anteriores. Para emitir, basta acessar o site do Incra e selecionar a opção "Emissão do CCIR", ou acessar diretamente pelo link: https://sncr.serpro.gov.br/ccir/emissao.

Importante destacar que caso o imóvel rural possua algum tipo de impedimento cadastral no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), o CCIR não estará disponível para emissão. Neste caso, o titular deverá entrar em contato ou se dirigir às Unidades Municipais de Cadastramento – UMC, vinculadas às Prefeituras Municipais, às Unidades Avançadas do INCRA ou às Salas da Cidadania das Superintendências Regionais do INCRA, a fim de receber orientações para resolução da pendência existente.

FIQUE ATENTO

  • O CCIR não é enviado pelos Correios para o endereço de correspondência do titular;
  • O CCIR só é válido com a quitação da Taxa de Serviços Cadastrais;
  • O acesso ao documento é gratuito.
  • O CCIR do exercício 2024 contém valores de débitos da Taxa de Serviços Cadastrais referentes a exercícios anteriores, caso existam;
  • O vencimento da Taxa de Serviços Cadastrais, referente ao exercício 2024, será 30 dias após a data de lançamento, ficando os débitos não pagos sujeitos à cobrança de multa e juros de mora, em consonância com a Lei nº 8.022, de 12 de abril de 1990, sendo os valores corrigidos de forma automática pelo sistema;
  • A quitação dos valores correspondentes à Taxa de Serviços Cadastrais por meio de boleto com códigos de barras deverá ser efetuada na rede de atendimento do Banco do Brasil.
  • A quitação da Taxa de Serviços Cadastrais por meio de PIX poderá ser realizada utilizando sistemas ou aplicativos de qualquer agente financeiro que permita esse tipo de pagamento;
  • A quitação da Taxa de Serviços Cadastrais por meio de Cartão de Crédito poderá ser feita utilizando um dos prestadores de pagamento disponíveis na página de emissão do CCIR, observando a tarifa correspondente ao serviço de cada prestador.

Mais informações no edital https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-n-692-de-12-de-junho-de-2024-565158771

Leia também

FAESC

|

19 de maio 2025

SC reforça importância das medidas de defesa sanitária em atenção ao foco de Influenza Aviária no RS A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) reforça a importância do Comunicado Técnico emitido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em razão da confirmação, no dia 15 de maio de 2025, do primeiro foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em uma granja comercial no Brasil. O caso foi registrado no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, e confirmado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

FAESC

|

19 de maio 2025

Sistema FAESC/SENAR promove palestra virtual sobre georreferenciamento de imóveis rurais O Sistema Faesc/Senar promove no próximo dia 29 de maio, às 9 horas, a palestra virtual com o tema “Obrigatoriedade do Georreferenciamento para Imóveis Rurais”. O evento será conduzido por videoconferência e contará com a participação do assessor técnico Pleno da Diretoria Técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Érico Melo Goulart, uma das principais autoridades no assunto.

FAESC

|

19 de maio 2025

Coragem e resiliência no campo JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

16 de maio 2025

Sistema FAESC/SENAR e SEBRAE/SC capacitam técnicos para atuar no projeto de ovinocaprinocultura em SC Os técnicos do Sistema Faesc/Senar e do Sebrae/SC que atuarão no Projeto de Desenvolvimento da Ovinocaprinocultura Catarinense participaram, na última semana, de uma capacitação intensiva. O evento, realizado em dois dias, contou com palestras, workshops e momentos de alinhamento estratégico, o que oportunizou reafirmar o compromisso das instituições com o desenvolvimento sustentável do agronegócio no estado.

FAESC

|

16 de maio 2025

Sistema FAESC/SENAR promove o 1º Dia de Campo da ATeG Turismo Rural O primeiro Dia de Campo da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) de Turismo Rural foi realizado no dia 29/04, pelo Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato Rural de Benedito Novo.

FAESC

|

14 de maio 2025

Faesc e CNA debatem entraves do CAR e georreferenciamento em audiência pública na Câmara dos Deputados A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) esteve ao lado da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), na terça (13), durante audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir os desafios enfrentados por produtores com o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o georreferenciamento dos imóveis.

FAESC

|

13 de maio 2025

Nesta quinta-feira, dia 15: FAESC e CNA promovem palestra virtual sobre "Regularização de Imóveis Rurais em Faixa de Fronteira" A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoverão uma palestra virtual com o tema "Regularização de Imóveis Rurais em Faixa de Fronteira".

FAESC

|

8 de maio 2025

Setor do tabaco: ações no presente com o olhar para o futuro Relatório Institucional 2025 do SindiTabaco traz informações sobre as atividades e dados atualizados.

FAESC

|

8 de maio 2025

Atenção produtor rural pessoa física: fique atento ao prazo para a Declaração do Imposto de Renda A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) alerta os produtores rurais para o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), referente ao ano-calendário de 2024. Conforme divulgado pela Receita Federal, o prazo final é 30 de maio, às 23h59min59s.

SENAR

|

7 de maio 2025

Oficina Técnica aborda “Implantação e manejo de pastagem perene de verão” no Sul de SC “Implantação e manejo de pastagem perene de verão” foi o foco da Oficina Técnica promovida pelo Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sindicato Rural de Imaruí, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pecuário e Pesqueiro e a Epagri. A iniciativa fez parte da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Pecuária de Corte.

FAESC

|

7 de maio 2025

Capacitação no campo: Senar/SC e Sindicato Rural de Chapecó levam conhecimento e oportunidades aos produtores rurais O mês de maio chegou com muitas oportunidades para os produtores rurais da região de Chapecó.

SENAR

|

6 de maio 2025

Sistema Faesc/Senar e Sindicato Rural de Campo Alegre formam turma do Curso Técnico em Zootecnia  O Polo de Campo Alegre formou no mês de abril a turma do Curso Técnico em Zootecnia 2023-1. A formação é uma iniciativa do Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato Rural do município e região, e representa um importante avanço na qualificação de profissionais para o setor agropecuário.