São Lourenço do Oeste e Novo Horizonte sediam primeiros treinamentos de Legislação Aplicada ao Transporte Agrícola

São Lourenço do Oeste e Novo Horizonte sediam primeiros treinamentos de Legislação Aplicada ao Transporte Agrícola
FAESC
11 de Abril de 2025
Por: MB Comunicação
Fonte: Sistema Faesc/Senar

Três edições do treinamento de Legislação Aplicada ao Transporte Agrícola foram destaques nesta semana (dias 07/08) no extremo-oeste catarinense. A iniciativa foi do Sistema Faesc/Senar,Fetrancesc e SEST SENAT, com o apoio do Sindicato Rural de São Lourenço do Oeste.

Duas capacitações ocorreram em São Lourenço do Oeste (uma na cidade e outra na Linha Planalto) e uma em Novo Horizonte. Com carga horária de quatro horas/aula, os treinamentos visam capacitar produtores rurais sobre a legislação vigente, o que contribui para aumentar a segurança nas estradas, prevenindo acidentes e infrações e promovendo a profissionalização do setor.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de São Lourenço do Oeste, Nelso Luiz Moresco, realçou a relevância da parceria entre Sistema Faesc/Senar, Sest/Senat e Fretrancesc e agradeceu a oportunidade de sediar as capacitações na região.

“Tivemos três encontros bastante produtivos, que contaram com a presença de produtores, lideranças e representantes de entidades. Foram momentos de grande importância, nos quais as leis e normas vigentes foram esclarecidas, o que proporciona mais segurança a todos. Para nós, foi fundamental sediar esses eventos, especialmente porque a SC-157 — rodovia que conecta os três estados do Sul — tem apresentado aumento significativo no tráfego. Essa legislação veio justamente para esclarecer diversos pontos e contribuir para que esses espaços compartilhados por todos os cidadãos se tornem cada vez mais seguros.”


Os treinamentos foram ministrados pelo instrutor de formação profissional do SEST SENAT, Fernando Burg, e contaram com o acompanhamento da supervisora regional do Senar/SC, Grasiane Viêra.

Em nome das entidades parceiras, o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, o presidente da Fetrancesc, Dagnor Schneider, e a diretora de unidade do SEST SENAT de Florianópolis, Patrícia Ferreira, reforçam o convite aos produtores que utilizam as rodovias para o transporte de máquinas e equipamentos agrícolas para que aproveitem essa oportunidade, oferecida gratuitamente em todas as regiões do Estado.

Mais informações e inscrições procure o Sindicato Rural da sua região.


Leia também

FAESC

|

10 de fevereiro 2026

Negociação do tabaco segue sem acordo Comissão recebeu Alliance One, CTA e JTI, reafirmou o custo de produção como referência e disse que continuará buscando ajustes na tabela 2025/2026 dentro do Sistema Integrado.

FAESC

|

10 de fevereiro 2026

A verdade é aliada do agronegócio JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

SENAR

|

6 de fevereiro 2026

Santa Catarina tem dois vencedores na 6ª edição do Concurso de Vídeos Educativos do SENAR Santa Catarina conquistou dois vencedores na 6ª edição do Concurso de Vídeos Educativos de Formação Profissional Rural (FPR), Promoção Social (PS) e Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

FAESC

|

5 de fevereiro 2026

“Mercado de carnes e leite” é tema de webinar do Sistema FAESC/SENAR e da Safras & Mercado Pelo quarto ano consecutivo, o Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) mantém parceria com a Safras & Mercado, consultoria líder em agronegócio, para disseminar informações e indicadores das principais culturas de Santa Catarina.

SENAR

|

5 de fevereiro 2026

Carreta Agro pelo Brasil segue para a Tecnoeste, em Concórdia, no Oeste catarinense Evento será realizado no período de 10 a 12 de fevereiro no Parque do Instituto Federal Catarinense (IFC).

SENAR

|

4 de fevereiro 2026

Agroindústria do Extremo Oeste é certificada com o Selo Arte em seis produtos A Queijaria Empório dos Queijos, atendida pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faesc/Senar, conquistou um importante reconhecimento: o Selo Arte, certificação que autoriza a comercialização de produtos artesanais de origem animal em todo o território nacional.

FAESC

|

29 de janeiro 2026

Ausência sentida JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

28 de janeiro 2026

Projeto integrado fortalecerá a cadeia de ovinos e caprinos no Extremo Oeste O Sistema Faesc/Senar/Sindicatos foi parceiro do evento promovido pelo Sebrae/SC e Governo do Estado de SC, que reuniu produtores rurais e lideranças regionais na terça-feira (27), em Dionísio Cerqueira, na fazenda Dois Irmãos. A iniciativa marcou o lançamento do Projeto Ovinocaprinocultura Regional Extremo Oeste.

FAESC

|

28 de janeiro 2026

Sul do Estado recebe Carreta Agro pelo Brasil nesta quinta e sexta Primeira parada do projeto itinerante será no Campo Agroacelerador Coperja, em Jacinto Machado. Em fevereiro, ação chega em Concórdia, Pinhalzinho e Campos Novos

FAESC

|

26 de janeiro 2026

Capacitação gratuita do SENAR PLAY orienta sobre os impactos e as estratégias da Reforma Tributária para o agro A Reforma Tributária representa uma das maiores mudanças no sistema fiscal brasileiro nas últimas décadas e promete impactar diretamente diversos setores da economia, especialmente o agronegócio.

FAESC

|

23 de janeiro 2026

Sistema FAESC/SENAR/SINDICATOS promove mais de 350 capacitações gratuitas em fevereiro O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoverá no mês de fevereiro mais de 350 capacitações gratuitas.