Seminário de Líderes Rurais aborda sucessão familiar e repressão aos crimes contra o agronegócio

Seminário de Líderes Rurais aborda sucessão familiar e repressão aos crimes contra o agronegócio
FAESC
21 de Maio de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O Sindicato Rural de Seara, oeste catarinense, promoveu com apoio do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina) o Seminário de Líderes Rurais. O objetivo foi abordar o “Planejamento sucessório rural” e a “Repressão aos crimes contra o agronegócio” – temas de grande relevância para o setor agropecuário e para a sociedade como um todo.

O evento ocorreu no último sábado (18) e reuniu mais de 200 pessoas entre produtores, familiares e lideranças. A programação envolveu palestras do delegado coordenador do Centro de Apoio Operacional de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio (Caoagro) e diretor de Polícia da Fronteira (DIFRON) da Polícia Civil, Dr. Fernando Calfass, e do desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Dr. Raulino Jacó Brünning.

Além de apresentação institucional do Sindicato Rural, a abertura foi marcada por um vídeo do presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, que reconheceu o potencial da região e realçou a importância do seminário e das mais diversas iniciativas do Sistema Faesc/Senar/Sindicatos voltadas à disseminação de conhecimentos. “Que possamos, juntos, continuar fortalecendo o setor agropecuário, promovendo o desenvolvimento sustentável e a inovação no campo. Contem sempre com o Sistema Faesc/Senar”.

O presidente do Sindicato Rural, Valdemar Zanluchi, frisou que o engajamento do público demonstrou a importância dos temas para o agronegócio catarinense. “Muito importante a expressiva presença dos produtores para que se mantenham atualizados sobre a repressão aos crimes contra o agronegócio e sobre planejamento sucessório rural, assuntos essenciais para o desenvolvimento do setor produtivo”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, explicou que o Sistema Faesc/Senar é mantido por recursos oriundos de quem produz e comercializa de forma correta. “Nada mais justo que retribuirmos aos empresários rurais, em forma de informações, treinamentos, cursos, assistência técnica e seminários. É uma satisfação levarmos conhecimentos para que sejam mais assertivos nas tomadas de decisões, no cuidado com o patrimônio, com a família e com as questões econômicas, ambientais e sociais. O agro precisa de acesso facilitado às informações”, pontuou.

O prefeito de Seara, Edemilson Canale, valorizou a iniciativa e destacou a importante parceria com o Sistema Faesc/Senar/Sindicatos para fortalecer o setor produtivo.

PALESTRAS

Calfass destacou a satisfação em falar sobre a repressão que a Polícia Civil realiza nas investigações dos crimes contra o agronegócio por meio do Caoagro. “Mais uma vez conversamos com os produtores rurais, informamos os canais de denúncia que da Polícia Civil, mostramos o trabalho que desenvolvemos há dois anos e ressaltamos os resultados positivos”.

O delegado reforçou, ainda, como proceder caso o produtor seja vítima de furtos em sua propriedade, sobretudo nos crimes contra o patrimônio, como por exemplo, furto de gado e de maquinários agrícolas. “Registre o seu boletim de ocorrência! Procure a Delegacia da Polícia Civil ou acesse os canais de denúncia digitais. Quanto mais cedo a investigação for iniciada, maiores as chances de resultados positivos na recuperação de objetos furtados”, destacou ao citar o WhatsApp (49) 99173-8826, que funciona 24 horas por dia e é válido para denúncias de todo o Estado.

O desembargador Brünning trouxe um tema crucial para o futuro do agronegócio em Santa Catarina: o planejamento sucessório rural. Sua apresentação abordou como um planejamento eficiente, feito com auxílio de profissionais experientes e confiáveis, pode garantir a tranquilidade das famílias e a continuidade dos negócios. “Parabenizo a grandeza do agronegócio – orgulho de Santa Catarina. Estive no evento para contribuir com algumas informações sobre direito de família, regime de bens no casamento, parentes e seus direitos, entre outros. Foi gratificante porque todos demonstraram interesse no assunto, especialmente em relação ao planejamento da transferência dos bens para herdeiros, – algo que é fundamental fazer em vida, com ajuda de contadores, advogados e outros profissionais experientes na área”, finalizou.


Leia também

FAESC

|

23 de maio 2025

Terceiro painel do Projeto Campo Futuro deste ano em SC levanta custos de produção do camarão O ciclo de painéis da semana do projeto Campo Futuro em Santa Catarina teve como foco a aquicultura, com ênfase para o levantamento dos custos de produção do camarão. A iniciativa, realizada na quinta-feira (22), foi do Sistema CNA/Senar com a parceria do Sistema Faesc/Senar e Sindicato Rural de Rio Imaruí.

FAESC

|

23 de maio 2025

SENAR/SC oferece mais de 450 treinamentos gratuitos para produtores rurais em junho Com foco no desenvolvimento técnico, social e econômico dos produtores rurais, neste mês de junho, estão previstas mais de 450 capacitações gratuitas. A iniciativa é realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com os Sindicatos Rurais do estado.

FAESC

|

21 de maio 2025

Projeto Campo Futuro levanta custos de produção da cadeia produtiva de pinus em Santa Cecília O primeiro painel deste ano do projeto Campo Futuro em Santa Catarina levantou os custos de produção da cadeia produtiva de pinus (silvicultura) em Santa Cecília, na serra catarinense. A iniciativa foi da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) com a parceria do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sindicato Rural de Santa Cecília.

FAESC

|

19 de maio 2025

SC reforça importância das medidas de defesa sanitária em atenção ao foco de Influenza Aviária no RS A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) reforça a importância do Comunicado Técnico emitido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em razão da confirmação, no dia 15 de maio de 2025, do primeiro foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em uma granja comercial no Brasil. O caso foi registrado no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, e confirmado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

FAESC

|

19 de maio 2025

Sistema FAESC/SENAR promove palestra virtual sobre georreferenciamento de imóveis rurais O Sistema Faesc/Senar promove no próximo dia 29 de maio, às 9 horas, a palestra virtual com o tema “Obrigatoriedade do Georreferenciamento para Imóveis Rurais”. O evento será conduzido por videoconferência e contará com a participação do assessor técnico Pleno da Diretoria Técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Érico Melo Goulart, uma das principais autoridades no assunto.

FAESC

|

19 de maio 2025

Coragem e resiliência no campo JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

16 de maio 2025

Sistema FAESC/SENAR e SEBRAE/SC capacitam técnicos para atuar no projeto de ovinocaprinocultura em SC Os técnicos do Sistema Faesc/Senar e do Sebrae/SC que atuarão no Projeto de Desenvolvimento da Ovinocaprinocultura Catarinense participaram, na última semana, de uma capacitação intensiva. O evento, realizado em dois dias, contou com palestras, workshops e momentos de alinhamento estratégico, o que oportunizou reafirmar o compromisso das instituições com o desenvolvimento sustentável do agronegócio no estado.

FAESC

|

16 de maio 2025

Sistema FAESC/SENAR promove o 1º Dia de Campo da ATeG Turismo Rural O primeiro Dia de Campo da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) de Turismo Rural foi realizado no dia 29/04, pelo Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato Rural de Benedito Novo.

FAESC

|

14 de maio 2025

Faesc e CNA debatem entraves do CAR e georreferenciamento em audiência pública na Câmara dos Deputados A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) esteve ao lado da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), na terça (13), durante audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir os desafios enfrentados por produtores com o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o georreferenciamento dos imóveis.

FAESC

|

13 de maio 2025

Nesta quinta-feira, dia 15: FAESC e CNA promovem palestra virtual sobre "Regularização de Imóveis Rurais em Faixa de Fronteira" A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoverão uma palestra virtual com o tema "Regularização de Imóveis Rurais em Faixa de Fronteira".

FAESC

|

12 de maio 2025

Faesc defende constitucionalidade do Código Ambiental de SC e condena ação da PGR O Código Ambiental de Santa Catarina – o primeiro do País criado por uma unidade da Federação – foi aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado pelo então governador Luiz Henrique em março de 2009. O código tornou-se lei estadual e levou tranquilidade ao campo e segurança jurídica para milhares de propriedades rurais.

FAESC

|

12 de maio 2025

Lançados projetos estratégicos para o agronegócio catarinense durante Seminário de Líderes Rurais Entre os destaques da programação estiveram as assinaturas de termos de cooperação para o Desenvolvimento da Ovinocaprinocultura e para a contratação de mão-de-obra legal para as cadeias produtivas da maçã, cebola e tabaco