Seminário de Líderes Rurais do Sistema FAESC/SENAR reforça o compromisso com o agronegócio catarinense

Seminário de Líderes Rurais do Sistema FAESC/SENAR reforça o compromisso com o agronegócio catarinense
FAESC
09 de Dezembro de 2025
Por: MB Comunicação
Fonte: Sistema FAESC/SENAR

Um encontro dedicado ao conhecimento e debates sobre os desafios e os potenciais do agronegócio, que contemplou também um momento especial de homenagens a pessoas e a um Sindicato Rural pelas importantes contribuições com o setor ao longo de suas trajetórias. Assim foi o Seminário Estadual de Líderes Rurais do Sistema Faesc/Senar, no último dia 05, em Gaspar. A programação também contemplou Assembleia Geral Ordinária da Faesc com aprovação de todos os itens da pauta.

O evento reuniu dirigentes sindicais, autoridades, especialistas e representantes do setor. Na abertura, o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, destacou a relevância da iniciativa para fortalecer a representação sindical rural e estimular o debate sobre os desafios contemporâneos do setor. “Esse seminário cumpre papel estratégico no fortalecimento da atuação das lideranças que trabalham pelo desenvolvimento da agropecuária catarinense”.

O presidente ressaltou o papel das lideranças rurais na defesa dos produtores e na sustentabilidade econômica e social do campo. Ele agradeceu a parceria nas bases e observou que o evento reforça o compromisso do Sistema Faesc/Senar com a inovação, a capacitação e a representatividade do setor.

Estiveram presentes o vice-presidente Clemerson Argenton Pedrozo; o primeiro vice-presidente de secretaria, Enori Barbieri; o primeiro vice-presidente de Finanças, Antônio Marcos Pagani de Souza; o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi; além do empresário e ex-ministro da Agricultura Dr. Antonio Cabrera Mano Filho, que conduziu palestra sobre os Desafios e Oportunidades do Agronegócio Brasileiro.

DESAFIOS E OPORTUNIDADES DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO

Após a abertura, o evento contemplou palestra de Antonio Cabrera Mano Filho que abordou os “Desafios e Oportunidades do Agronegócio Brasileiro”. Com visão estratégica e inspiradora, o palestrante destacou como a inovação, a eficiência e a sustentabilidade serão decisivas para que o agronegócio brasileiro aproveite suas potencialidades e supere os desafios do setor.

HOMENAGENS

A programação seguiu com momento especial de homenagens, reconhecendo lideranças, profissionais e uma entidade sindical pela contribuição expressiva para o fortalecimento do setor agropecuário. A entrega das honrarias foi conduzida pelo presidente da Federação, José Zeferino Pedrozo.

PRESIDENTES DE SINDICATOS RURAIS HOMENAGEADOS

A solenidade contemplou homenagens aos presidentes de Sindicatos Rurais que, ao longo de suas trajetórias, contribuíram de forma expressiva para o desenvolvimento do setor. Os reconhecimentos contemplaram categorias de 10, 15 e 20 anos de atuação. Conheça os dirigentes homenageados:

  • Neudi Gado, presidente do Sindicato Rural de Ipumirim recebeu o reconhecimento por mais de uma década de trabalho em defesa dos produtores rurais e no fortalecimento da instituição.
  • Evani Lole, presidente do Sindicato Rural de Armazém, também homenageado pelos mais de 10 anos dedicados ao fortalecimento do agro catarinense.
  • Clemerson Argenton Pedrozo, presidente do Sindicato Rural de Joaçaba, reconhecido pelos mais de 10 anos de contribuição à entidade sindical.
  • Márcio Cícero Neves Pamplona, presidente do Sindicato Rural de Lages, homenageado pelos mais de 15 anos de liderança e comprometimento.
  • Miguel Iankovski, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Papanduva, agraciado pelos mais de 20 anos de dedicação ao setor.

HOMENAGEM MÉRITO PROFISSIONAL

Em seguida foi realizada homenagem aos profissionais do Sistema Faesc/Senar que, ao longo de suas carreiras, contribuíram de maneira exemplar para a consolidação da instituição. As categorias contemplaram colaboradores com mais de 20 e mais de 30 anos de atuação. Confira os homenageados:

  • Aline Thais Gunsett (21 anos de atuação);
  • Gilmar Antonio Zanluchi (21 anos de atuação);
  • Andreia Barbieri Zanluchi (21 anos de atuação);
  • Carine Weiss (21 anos de atuação);
  • Darci Aloisio Wollmann (21 anos de atuação);
  • Helder Jorge Barbosa (21 anos de atuação);
  • Sueli Silveira Rosa (21 anos de atuação);
  • Tatiane M. Cupello (22 anos de atuação);
  • Francine Iagher (23 anos de atuação);
  • Clemerson Argenton Pedrozo (26 anos de atuação);
  • Emerson Cardozo Gava (27 anos de atuação);
  • Gilson Angnes (30 anos de atuação);
  • Angelita Aparecida Griss (31 anos de atuação).

RECONHECIMENTO AO SINDICATO RURAL

A Federação também prestou uma homenagem especial ao Sindicato Rural de Lages, instituição que desempenha papel fundamental no fortalecimento do setor agropecuário da Serra Catarinense e do Estado.

A entidade, presidida por Márcio Cícero Neves Pamplona, recebeu o troféu pelos 60 anos de registro sindical, marco que reforça sua história de representatividade e compromisso. A Carta Sindical do Sindicato foi registrada em 21 de março de 1966 e permanece como a mais antiga entre os sindicatos filiados à Faesc.

De acordo com o presidente Pedrozo, os reconhecimentos reforçaram a importância das lideranças, profissionais e entidades sindicais que contribuem diariamente para o desenvolvimento do meio rural catarinense. “Com esse ato, reafirmamos o nosso compromisso com a valorização de quem atua com dedicação nas ações em defesa e fortalecimento do produtor rural”.

MENSAGEM DO PRESIDENTE

O presidente Pedrozo encerrou o evento com mensagem especial ao público presente. Destacou que o ano foi marcado por momentos que colocaram à prova a capacidade de adaptação e a esperança em dias melhores. “Mas, entre todos os desafios, houve algo essencial: o apoio de nossas famílias. O agro segue como exemplo de inovação, empreendedorismo e compromisso com o propósito que nos inspira. Em cada propriedade e em cada iniciativa, encontramos pessoas que acreditam que o campo é a construção do futuro. Neste período especial, celebremos a saúde preservada, o trabalho realizado, a família unida e a parceria que nos fortalece. Nossa força nasce justamente da união, da parceria sólida e do propósito compartilhado de evolução. Quando caminhamos juntos, transformamos dificuldades em aprendizado, esforço em resultados e trabalho em desenvolvimento.”

Leia também

FAESC

|

11 de dezembro 2025

Seminário de Líderes reúne associados e autoridades em confraternização em Imbuia O Sindicato Rural de Imbuia realizou, no dia 10 de dezembro, mais uma edição do Seminário de Líderes Rurais, um encontro marcado pela troca de experiências, integração e construção coletiva de ideias voltadas ao fortalecimento do setor agropecuário.

SENAR

|

11 de dezembro 2025

FAESC

|

11 de dezembro 2025

Sindicato Rural de Lages evidencia papel essencial das entidades sindicais no desenvolvimento do agronegócio Um evento que marcou a avaliação das ações realizadas neste ano, debates sobre os desafios e as perspectivas do agronegócio e a celebração das conquistas do setor. Assim foi o Seminário de Líderes Rurais do Sindicato Rural de Lages, realizado com o apoio do Sistema Faesc/Senar, no dia 02/12.

FAESC

|

11 de dezembro 2025

Seminário de Líderes destaca mais de 80 ações no ano em Ituporanga Sindicato Rural comemora aumento de produção de cebola, mas lamenta alta dos custos e desvalorização dos preços

FAESC

|

11 de dezembro 2025

Seminário de Líderes do Sindicato Rural de Benedito Novo reforça compromisso com o campo Momentos de aprendizado, avaliação de resultados e apresentação de expectativas para 2026 marcaram o Seminário de Líderes Rurais – evento que encerrou as atividades de 2025 do Sindicato Rural de Benedito Novo.

FAESC

|

11 de dezembro 2025

Sindicato Rural de Canoinhas destaca novidades para 2026 em Seminário de Líderes O Seminário de Líderes promovido pelo Sindicato Rural de Canoinhas, com o apoio do Sistema Faesc/Senar, reuniu carca de 100 produtores, lideranças e autoridades para avaliar as ações realizadas no ano e empossar a diretoria que atuará nos próximos quatro anos (03/12/2025 a 03/12/2029).

FAESC

|

9 de dezembro 2025

Agro ajuda indicadores econômicos em 2025, mas cenários de incertezas desafiam produtores em 2026 Dados e projeções foram divulgados na terça (9) durante coletiva de imprensa

FAESC

|

9 de dezembro 2025

Sindicato dos Produtores Rurais de Irineópolis elege diretoria para os próximos três anos O Sindicato dos Produtores Rurais de Irineópolis promoveu sua Assembleia Geral Ordinária, momento que marcou a eleição da nova diretoria (01/12/2025 a 01/12/2028).

FAESC

|

9 de dezembro 2025

Seminário de Líderes do Sindicato Rural de Seara aborda o cenário e as perspectivas do agronegócio O Seminário de Líderes promovido pelo Sindicato Rural de Seara, com o apoio do Sistema Faesc/Senar, reuniu produtores, lideranças e autoridades para discutir temas relevantes ao setor agropecuário.

FAESC

|

9 de dezembro 2025

Jovem de São Lourenço do Oeste fica entre os 10 destaques do Brasil no Programa CNA Jovem Cristiano Moschen Bordignon foi um dos quatro catarinenses classificados da etapa nacional e teve seu projeto “Peixe na Escola” escolhido entre os melhores do país

SENAR

|

9 de dezembro 2025

Mais de 160 produtores participam do Programa Saúde do Homem Rural em Urupema A ação do Programa Saúde do Homem Rural, realizada em Urupema pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural local e a Prefeitura, contou com mais de 160 participantes.

SENAR

|

9 de dezembro 2025

Vargem Bonita recebe ação do Programa Saúde do Homem Rural com foco em prevenção e autocuidado Vargem Bonita sediou recentemente uma ação do Programa Saúde do Homem Rural, iniciativa voltada à promoção da saúde integral do empresário rural.