Setor produtivo catarinense comenta sobre a falta de acordo na rodada de reuniões sobre o preço do tabaco

Setor produtivo catarinense comenta sobre a falta de acordo na rodada de reuniões sobre o preço do tabaco
FAESC
16 de Janeiro de 2025
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Nos dias 14 e 15 de janeiro, a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) recebeu individualmente cinco empresas fumageiras para as reuniões de definição do preço do tabaco da safra 2024/2025. Embora onze tenham confirmado presença, algumas cancelaram as agendas por não contarem com propostas que atendessem às exigências da comissão representativa dos fumicultores, que determina que o reajuste deve, no mínimo, cobrir o custo de produção.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) é uma das entidades que compõem a comissão representativa dos produtores de tabaco. O vice-presidente regional da Faesc e presidente do Sindicato Rural de Irineópolis, Francisco Eraldo Konkol, acompanhou todo o processo e destacou que, apesar dos desafios, ocorreram avanços nas negociações.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, valorizou o trabalho da comissão. Destacou a habilidade de negociação de Eraldo Konkol e, principalmente, seu comprometimento com o setor. “Ficamos tranquilos porque o produtor está muito bem representado. Torcemos pelo sucesso das próximas reuniões, pois o êxito da comissão representativa dos fumicultores é o êxito do produtor”, ressaltou ao agradecer a atuação do representante catarinense em defesa dos produtores de tabaco do estado.

Konkol, que também faz parte da Comissão para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadec Tabaco da Faesc), representa a CNA/Faesc no Fórum Nacional de Integração do Tabaco (Foniagro) e é membro da CNA/Faesc na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco no MAPA, ressaltou que desde o início, a Comissão deixou claro que não aceitaria propostas abaixo do custo de produção.

“Por isso, empresas que não contavam com uma proposta clara nesse sentido não compareceram às negociações. Algumas, como a JTI, apresentaram estratégias para evitar oferecer o custo de produção, propondo um aumento não linear, com reajustes diferentes para cada classe de tabaco e menores para as classes de ponta. Rejeitamos essa proposta porque não atende à nossa meta de valorizar o produtor e garantir uma tabela justa”, afirmou.

De acordo com Konkol, a BAT tentou rediscutir o custo de produção que havia sido levantado em conjunto, argumentando que os custos com mão de obra estavam superestimados e que seu custo de produção não seria aquele percentual que vem sendo apresentado. “Essas são estratégias das empresas para reduzir o reajuste do tabaco, algo que a nossa representação não aceita”, afirmou.

Os representantes dos produtores de tabaco garantem que não encerraram as negociações e que esperam que as empresas fumageiras revejam suas posições e levem em consideração a importância da valorização do produtor e a manutenção sólida e sadia do sistema integrado de produção. Uma nova e última rodada está sendo organizada para o início de fevereiro.

Konkol completou, ainda, que apesar dessas dificuldades, ocorreram avanços. “Algumas empresas ofereceram o custo de produção e outras até 1% acima disso. Esperamos que na próxima rodada de negociações possamos realmente fechar pelo menos alguns desses acordos”.

CUSTO DE PRODUÇÃO:

Universal Leaf: Variação do custo de produção: 7,45% (Virgínia) e 0,66% (Burley)

China Brasil: Variação do custo de produção: 6,18% (Virgínia)

UTC: Variação do custo de produção: 8,43% (Virgínia) e 2,49% (Burley)

BAT: Variação do custo de produção: 10,55% (Virgínia) e 7,01% (Burley)

JTI: Variação do custo de produção: 10,10% (Virgínia) e 5,19% (Burley)

Alliance One: Variação do custo de produção: 8,27% (Virgínia) e 3,99% (Burley)

CTA: Variação do custo de produção: 8,46% (Virgínia) e 3,58% (Burley)

Philip Morris: Variação do custo de produção: 8,58% (Virgínia)

Premium: Variação do custo de produção: 8,60% (Virgínia) e 0,83% (Burley)

A comissão representativa dos produtores de tabaco é formada pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e pelas Federações da Agricultura (Farsul, Faesc e Faep) e dos Trabalhadores Rurais (Fetag, Fetaesc e Fetaep) do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da AFUBRA

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

Leia também

SENAR

|

4 de março 2026

Tecnologia no campo: Sistema FAESC/SENAR entrega kits de drones para capacitações O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), deu mais um passo rumo à inovação tecnológica no campo.

FAESC

|

4 de março 2026

Sucessão no campo A sucessão nas propriedades rurais catarinenses figura entre os grandes desafios estruturais do Estado.

FAESC

|

27 de fevereiro 2026

Atualizado piso salarial do setor agropecuário As entidades sindicais catarinenses representativas dos empregadores (federações empresariais) e dos trabalhadores (Federações e Centrais Sindicais Laborais) fecharam o acordo para atualização do piso regional de salário para 2026.

FAESC

|

27 de fevereiro 2026

ENTREVISTA: José Zeferino Pedrozo “O agro segue como pilar central da economia” O ano de 2025 foi intenso para o agronegócio catarinense e brasileiro. De um lado, avanços institucionais relevantes, investimentos em inovação, segurança jurídica e qualificação de pessoas. De outro, um ambiente econômico desafiador, com crédito caro, instabilidade fiscal, crise em cadeias estratégicas e a necessidade constante de adaptação às novas regras tributárias e ambientais.

FAESC

|

25 de fevereiro 2026

Sistema FAESC/SENAR destaca força do cooperativismo na abertura do 30º Show Tecnológico Copercampos O primeiro dia do 30º Show Tecnológico Copercampos foi marcado por presença expressiva de público, intensa movimentação e anúncios relevantes para o setor.

SENAR

|

25 de fevereiro 2026

TREINAMENTOS Sistema Faesc/Senar/Sindicatos leva quase 500 cursos gratuitos ao campo em março O Sistema Faesc/Senar/SC disponibiliza, em março, uma extensa agenda de cursos gratuitos direcionados aos produtores rurais de Santa Catarina.

SENAR

|

25 de fevereiro 2026

Curso Técnico em Florestas do Sistema FAESC/SENAR forma nova turma no Polo de Santa Cecília Santa Cecília teve uma noite marcada por emoção, reconhecimento e conquista no último fim de semana (21/02).

FAESC

|

25 de fevereiro 2026

Webinar debate cenário global e tendências para carnes e leite em 2026 “Cenário de oferta e demanda global e perspectivas de mercado de carnes e leite” foi o tema do primeiro webinar de 2026 promovido pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com a com a Safras & Mercado, consultoria especializada em agronegócio.

SENAR

|

23 de fevereiro 2026

Sistema FAESC/SENAR forma em Seara maior turma de técnicos do Estado Seara foi destaque na educação profissional rural em Santa Catarina. A 1ª turma do curso Técnico em Zootecnia da rede e-Tec do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR) formou no último sábado (21/02) 36 alunos, a maior turma certificada no Estado ao longo dos dez anos de formação técnica.

FAESC

|

23 de fevereiro 2026

Carreta Agro encerra roteiro de eventos em SC no Show Tecnológico Copercampos O Show Tecnológico Copercampos inicia nesta terça-feira (24) e segue até sexta-feira (27), no Campo Demonstrativo Copercampos, em Campos Novos, no Meio Oeste catarinense. A feira reúne produtores, técnicos, lideranças e empresas do setor para apresentar as principais inovações voltadas ao agronegócio.

FAESC

|

18 de fevereiro 2026

Sistema Faesc/Senar anuncia investimentos nas cadeias produtivas durante o 27º Itaipu Rural Show em Pinhalzinho Federação da Agricultura e Serviço de Aprendizagem Rural são apoiadores e expositores da feira que acontece até sábado, no oeste catarinense