Setor produtivo catarinense comenta sobre a falta de acordo na rodada de reuniões sobre o preço do tabaco

Setor produtivo catarinense comenta sobre a falta de acordo na rodada de reuniões sobre o preço do tabaco
FAESC
16 de Janeiro de 2025
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Nos dias 14 e 15 de janeiro, a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) recebeu individualmente cinco empresas fumageiras para as reuniões de definição do preço do tabaco da safra 2024/2025. Embora onze tenham confirmado presença, algumas cancelaram as agendas por não contarem com propostas que atendessem às exigências da comissão representativa dos fumicultores, que determina que o reajuste deve, no mínimo, cobrir o custo de produção.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) é uma das entidades que compõem a comissão representativa dos produtores de tabaco. O vice-presidente regional da Faesc e presidente do Sindicato Rural de Irineópolis, Francisco Eraldo Konkol, acompanhou todo o processo e destacou que, apesar dos desafios, ocorreram avanços nas negociações.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, valorizou o trabalho da comissão. Destacou a habilidade de negociação de Eraldo Konkol e, principalmente, seu comprometimento com o setor. “Ficamos tranquilos porque o produtor está muito bem representado. Torcemos pelo sucesso das próximas reuniões, pois o êxito da comissão representativa dos fumicultores é o êxito do produtor”, ressaltou ao agradecer a atuação do representante catarinense em defesa dos produtores de tabaco do estado.

Konkol, que também faz parte da Comissão para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadec Tabaco da Faesc), representa a CNA/Faesc no Fórum Nacional de Integração do Tabaco (Foniagro) e é membro da CNA/Faesc na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco no MAPA, ressaltou que desde o início, a Comissão deixou claro que não aceitaria propostas abaixo do custo de produção.

“Por isso, empresas que não contavam com uma proposta clara nesse sentido não compareceram às negociações. Algumas, como a JTI, apresentaram estratégias para evitar oferecer o custo de produção, propondo um aumento não linear, com reajustes diferentes para cada classe de tabaco e menores para as classes de ponta. Rejeitamos essa proposta porque não atende à nossa meta de valorizar o produtor e garantir uma tabela justa”, afirmou.

De acordo com Konkol, a BAT tentou rediscutir o custo de produção que havia sido levantado em conjunto, argumentando que os custos com mão de obra estavam superestimados e que seu custo de produção não seria aquele percentual que vem sendo apresentado. “Essas são estratégias das empresas para reduzir o reajuste do tabaco, algo que a nossa representação não aceita”, afirmou.

Os representantes dos produtores de tabaco garantem que não encerraram as negociações e que esperam que as empresas fumageiras revejam suas posições e levem em consideração a importância da valorização do produtor e a manutenção sólida e sadia do sistema integrado de produção. Uma nova e última rodada está sendo organizada para o início de fevereiro.

Konkol completou, ainda, que apesar dessas dificuldades, ocorreram avanços. “Algumas empresas ofereceram o custo de produção e outras até 1% acima disso. Esperamos que na próxima rodada de negociações possamos realmente fechar pelo menos alguns desses acordos”.

CUSTO DE PRODUÇÃO:

Universal Leaf: Variação do custo de produção: 7,45% (Virgínia) e 0,66% (Burley)

China Brasil: Variação do custo de produção: 6,18% (Virgínia)

UTC: Variação do custo de produção: 8,43% (Virgínia) e 2,49% (Burley)

BAT: Variação do custo de produção: 10,55% (Virgínia) e 7,01% (Burley)

JTI: Variação do custo de produção: 10,10% (Virgínia) e 5,19% (Burley)

Alliance One: Variação do custo de produção: 8,27% (Virgínia) e 3,99% (Burley)

CTA: Variação do custo de produção: 8,46% (Virgínia) e 3,58% (Burley)

Philip Morris: Variação do custo de produção: 8,58% (Virgínia)

Premium: Variação do custo de produção: 8,60% (Virgínia) e 0,83% (Burley)

A comissão representativa dos produtores de tabaco é formada pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e pelas Federações da Agricultura (Farsul, Faesc e Faep) e dos Trabalhadores Rurais (Fetag, Fetaesc e Fetaep) do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da AFUBRA

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

Leia também

FAESC

|

20 de janeiro 2026

SC terá presença da Carreta Agro pelo Brasil em quatro feiras em janeiro e fevereiro Santa Catarina será o primeiro Estado do País a receber a Carreta Agro pelo Brasil do Sistema CNA/Senar em quatro eventos consecutivos.

FAESC

|

17 de janeiro 2026

Reajuste das tabelas do tabaco será debatido em reuniões na próxima semana A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) anunciou que a definição do reajuste das tabelas de preço mínimo deve ocorrer em reuniões marcadas nos próximos dias 19 e 20 de janeiro. As definições ocorrem por empresa, no âmbito das Cadecs (Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração).

FAESC

|

16 de janeiro 2026

Sistema FAESC/SENAR abre matrículas para os aprovados nos Cursos Técnicos de três polos O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) abre, na próxima segunda-feira (19), o período de matrícula para os cursos técnicos do 1º semestre de 2026. Em Santa Catarina, as formações são conduzidas pelo Sistema Faesc/Senar em 17 polos de apoio presencial.

FAESC

|

14 de janeiro 2026

Produtor: chegou o momento de escolher a forma de tributação da Contribuição Previdenciária Rural Todo início de ano, o empregador rural pessoa física se depara com uma decisão estratégica relevante: definir a forma de tributação da Contribuição Previdenciária Rural, conhecida como Funrural. Essa escolha, que deve ser feita no mês de janeiro, é fundamental, pois impacta diretamente o regime de tributação aplicado ao longo de todo o ano-calendário, especialmente no que se refere ao recolhimento incidente sobre a comercialização da produção rural.

FAESC

|

22 de dezembro 2025

Sistema FAESC/SENAR/SINDICATOS promove 275 cursos gratuitos em janeiro O Sistema FAESC/SENAR/SINDICATOS/SC inicia o ano com uma ampla programação de capacitações voltadas ao fortalecimento do meio rural. Em janeiro, serão realizados 275 cursos gratuitos em todas as regiões de Santa Catarina, integrando as ações de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS).

FAESC

|

19 de dezembro 2025

Seminário de Líderes debate mercado agrícola em Xanxerê Em Xanxerê, o Seminário de Líderes Rurais, realizado no dia 12 de dezembro, debateu o mercado agrícola para 2026, com avaliação da produtividade de grãos e de leite, fortes na região. O evento ocorreu na sede da AABB e contou com a parceria do Sistema Faesc/Senar-SC.

FAESC

|

19 de dezembro 2025

Seminário de Líderes encerra ações do ano em Concórdia O Seminário de Líderes Rurais encerrou o ano no dia 11 de dezembro, em Concórdia, reunindo produtores rurais, dirigentes sindicais e convidados em um momento de avaliação do ano e troca de experiências. O evento aconteceu no Salão Social da ABC Piscina Clube e contou com a parceria do Sistema Faesc/Senar-SC.

FAESC

|

19 de dezembro 2025

Sistema FAESC/SENAR alerta para o prazo da obrigatoriedade da Nota Fiscal Eletrônica A partir de 5 de janeiro de 2026, a emissão de Nota Fiscal Eletrônica passa a ser regra para todos os produtores rurais.

FAESC

|

18 de dezembro 2025

Seminário de Líderes presta contas e comemora conquistas em São José do Cerrito O Sindicato do Produtor Rural de São José do Cerrito realizou, no dia 12 de dezembro, o Seminário de Líderes Rurais, reunindo a diretoria, além de associados, familiares e autoridades locais. O evento apresentou a prestação de contas das ações desenvolvidas ao longo de 2025 e antecipou projetos previstos para 2026.

FAESC

|

18 de dezembro 2025

Seminário de Líderes destaca a força dos produtores em Bom Retiro O Seminário de Líderes Rurais, realizado no dia 11 de dezembro, em Bom Retiro, reuniu produtores rurais, dirigentes sindicais e convidados em um momento de integração, troca de experiências e fortalecimento da liderança no meio rural. O evento contou com a parceria do Sistema Faesc/Senar-SC.

FAESC

|

18 de dezembro 2025

Seminário de Líderes reúne associados em Anita Garibaldi O Sindicato do Produtor Rural de Anita Garibaldi realizou, no dia 9 de dezembro, o Seminário de Líderes Rurais com produtores associados, dirigentes sindicais e convidados em evento no Lago Azul Campestre Clube.

FAESC

|

18 de dezembro 2025

Webinar do Sistema FAESC/SENAR e SAFRAS & MERCADO analisa cenário e perspectivas do milho e da soja O cenário global de oferta e demanda e as perspectivas para os mercados de milho e soja — duas potências do agronegócio brasileiro — foram o foco do último webinar do ano promovido pelo Sistema Faesc/Senar, em parceria com a consultoria Safras & Mercado.