Sistema Faesc/Senar convida produtores de SC a participarem do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2025 Queijos

Sistema Faesc/Senar convida produtores de SC a participarem do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2025 Queijos
FAESC
24 de Março de 2025
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

A Confederação da Agricultura e Pecuária divulga o Prêmio CNA Brasil Artesanal 2025 Queijos. As inscrições estão abertas até o dia 6 de maio. O Sistema Faesc/Senar reforça o convite aos produtores catarinenses para que acessem o regulamento no site do Sistema CNA/Senar e façam sua inscrição.

A segunda edição do concurso para queijos promovida pela CNA será realizada em três categorias: tradicional (de 30 a 180 dias de maturação); tratamento térmico; e com adições de aromatizantes e condimentos.

De acordo com o edital, o prêmio é voltado para produtores rurais com produção anual de até 72 toneladas de queijos produzidos exclusivamente com leite de vaca, e que atendam à legislação com registro no serviço oficial de inspeção municipal, estadual ou federal.

Ao se inscrever, o produtor deverá encaminhar amostra do queijo até 20 de maio. O produto inscrito deverá estar dentro do prazo de validade no momento do julgamento das amostras pelo júri técnico.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, destaca que a participação dos produtores catarinenses no concurso representa uma excelente oportunidade para mostrar ao Brasil a excelência da produção de queijos artesanais catarinenses. “Santa Catarina se destaca pela diversificação, cuidado e inovação na produção artesanal deste produto e, por isso, é importante que nossos produtores representem o estado nessa premiação”.

Pedrozo destaca, ainda, que ao participar do prêmio, os empresários rurais têm a oportunidade de dar visibilidade ao seu negócio, valorizar seus produtos e alcançar novos mercados. “Santa Catarina tem grande potencial para a produção de queijos de qualidade. Temos boa genética, manejo adequado e Assistência Técnica e Gerencial eficiente, como a que oferecemos pelo Senar/SC, além do apoio de órgãos como o Governo do Estado e outras instituições. Esses aspectos, aliados ao comprometimento dos produtores com a qualidade, resultam em queijos que merecem destaque”, finaliza.

COMO OS QUEIJOS SERÃO ANALISADOS?

Após o júri técnico, os queijos serão analisados por um júri popular (público em geral), que fará a degustação sem a identificação dos produtos inscritos. A última etapa será a avaliação da história dos produtos finalistas.

A novidade do concurso é que os produtores de queijos que produzam até 51% do volume de leite utilizado na fabricação dos queijos, receberão um bônus de 10% na pontuação final geral.

A assessora técnica da CNA e organizadora do Prêmio, Fernanda Regina Silva, explica que as amostras dos queijos avaliados devem ser enviadas em embalagens de comercialização e o produto deverá estar rotulado conforme a legislação vigente.

“Não serão aceitas amostras provenientes de agroindústrias artesanais que terceirizem qualquer etapa produtiva de queijos, incluindo a embalagem. E os queijos devem ser provenientes de um único lote homogêneo no momento do envase”, explica.

Os cinco finalistas das três categorias serão premiados com certificados e valores em dinheiro. Os três primeiros vão ganhar também o Selo de Participação Ouro, Prata e Bronze.

ARTESANAIS E TRADICIONAIS

A premiação é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA. O objetivo é valorizar os pequenos e médios produtores, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor dos alimentos que produzem.

O Prêmio CNA Brasil Artesanal é realizado desde 2019. Já foram realizados concursos para produtores de chocolates, queijos, salames, cachaças, charcutaria, azeites e vinhos, cafés especiais, mel e cerveja. Atualmente, está em andamento o concurso de geleia artesanal.

*Com informações da Assessoria Comunicação CNA

Leia também

FAESC

|

28 de março 2025

Formada turma do Curso Técnico em Zootecnia do Polo de Rio do Sul O Polo de Rio do Sul formou no último domingo (23) a turma do Curso Técnico em Zootecnia 2023-1.

FAESC

|

28 de março 2025

Palestra orienta setor produtivo sobre “Saúde e segurança no meio ambiente de trabalho rural” “Saúde e segurança no meio ambiente de trabalho rural” foi o tema da palestra on-line promovida, nesta quinta-feira (27), pelo Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

FAESC

|

27 de março 2025

Produtor de mel catarinense conquista dois selos Artes com apoio da ATeG SENAR/SC Com o apoio da Assistência Técnica e Gerencial do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), o produtor rural catarinense Tiago Tinelli obteve dois Selos Arte do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

FAESC

|

27 de março 2025

Seminário do Sistema Campo Limpo aborda Descarte Correto de Embalagens de Defensivos A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) convida dirigentes e equipes dos Sindicatos Rurais do estado, além de prestadores de serviço — como instrutores, supervisores e técnicos de campo — a participarem do Seminário on-line “Sistema Campo Limpo: Descarte Correto de Embalagens de Defensivos”.

FAESC

|

27 de março 2025

Atenção Produtor Rural Pessoa Física: Fique atento ao prazo para a Declaração do Imposto de Renda A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) alerta os produtores rurais para o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), referente ao ano-calendário de 2024.

FAESC

|

20 de março 2025

Sucessão e população no campo José Zeferino Pedrozo, presidente do Sistema Faesc/Senar

SENAR

|

19 de março 2025

Assistência Técnica e Gerencial do Senar/SC planeja e alinha ações para 2025 O evento foi conduzido pelo presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, e pela coordenadora estadual da ATeG, Paula Coimbra Nunes, que abordaram o alinhamento metodológico e técnico do programa além de definir as principais estratégias para atender de forma mais eficaz as necessidades dos produtores catarinenses.

SENAR

|

19 de março 2025

Formados novos técnicos em Agronegócio e Zootecnia no Polo do Sistema Faesc/Senar e Fetaesc A iniciativa, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de SC (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaesc), reuniu lideranças, tutores, além de familiares e amigos dos formandos.

FAESC

|

18 de março 2025

Faesc sedia 1º Encontro Regional da CNA para levantar propostas para o Plano Safra 2025/2026 CNA e representantes do setor se reuniram na segunda (17), em Florianópolis

SENAR

|

18 de março 2025

ATeG: propriedade de apicultura cresce com o apoio do Sistema Faesc/Senar A evolução do Sítio Jeferson Adriano Ketzler, localizado na Linha Barra Pequena, em Cunhataí, foi expressiva após a implementação da Assistência Técnica e Gerencial em Apicultura (ATeG).

FAESC

|

17 de março 2025

Prazo para Prefeituras conveniadas lançarem o Valor da Terra Nua vai até 30 de abril O Sistema Faesc/Senar reforça pedido para o habitual apoio dos Sindicatos Rurais no acompanhamento, junto às Prefeituras conveniadas, do cálculo e lançamento do Valor de Terra Nua (VTN) no Sistema de Preços de Terras (SIPT) da Receita Federal do Brasil (RFB), com o objetivo de calcular o Imposto Territorial Rural (ITR).

FAESC

|

14 de março 2025

Sistema Faesc/Senar alinha ações de interesse do setor produtivo com os Sindicatos Rurais Com o objetivo de aprimorar ainda mais o atendimento aos produtores rurais catarinenses e garantir a excelência na prestação de serviços, o Sistema Faesc/Senar promoveu, nesta semana, três reuniões online com as equipes das entidades sindicais de todo o estado. Divididos por regiões, os encontros possibilitaram o alinhamento das ações e atividades.