FAESC
28 de março 2025
FAESC
27 de março 2025
A Confederação da Agricultura e Pecuária divulga o Prêmio CNA Brasil Artesanal 2025 Queijos. As inscrições estão abertas até o dia 6 de maio. O Sistema Faesc/Senar reforça o convite aos produtores catarinenses para que acessem o regulamento no site do Sistema CNA/Senar e façam sua inscrição.
A segunda edição do concurso para queijos promovida pela CNA será realizada em três categorias: tradicional (de 30 a 180 dias de maturação); tratamento térmico; e com adições de aromatizantes e condimentos.
De acordo com o edital, o prêmio é voltado para produtores rurais com produção anual de até 72 toneladas de queijos produzidos exclusivamente com leite de vaca, e que atendam à legislação com registro no serviço oficial de inspeção municipal, estadual ou federal.
Ao se inscrever, o produtor deverá encaminhar amostra do queijo até 20 de maio. O produto inscrito deverá estar dentro do prazo de validade no momento do julgamento das amostras pelo júri técnico.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, destaca que a participação dos produtores catarinenses no concurso representa uma excelente oportunidade para mostrar ao Brasil a excelência da produção de queijos artesanais catarinenses. “Santa Catarina se destaca pela diversificação, cuidado e inovação na produção artesanal deste produto e, por isso, é importante que nossos produtores representem o estado nessa premiação”.
Pedrozo destaca, ainda, que ao participar do prêmio, os empresários rurais têm a oportunidade de dar visibilidade ao seu negócio, valorizar seus produtos e alcançar novos mercados. “Santa Catarina tem grande potencial para a produção de queijos de qualidade. Temos boa genética, manejo adequado e Assistência Técnica e Gerencial eficiente, como a que oferecemos pelo Senar/SC, além do apoio de órgãos como o Governo do Estado e outras instituições. Esses aspectos, aliados ao comprometimento dos produtores com a qualidade, resultam em queijos que merecem destaque”, finaliza.
COMO OS QUEIJOS SERÃO ANALISADOS?
Após o júri técnico, os queijos serão analisados por um júri popular (público em geral), que fará a degustação sem a identificação dos produtos inscritos. A última etapa será a avaliação da história dos produtos finalistas.
A novidade do concurso é que os produtores de queijos que produzam até 51% do volume de leite utilizado na fabricação dos queijos, receberão um bônus de 10% na pontuação final geral.
A assessora técnica da CNA e organizadora do Prêmio, Fernanda Regina Silva, explica que as amostras dos queijos avaliados devem ser enviadas em embalagens de comercialização e o produto deverá estar rotulado conforme a legislação vigente.
“Não serão aceitas amostras provenientes de agroindústrias artesanais que terceirizem qualquer etapa produtiva de queijos, incluindo a embalagem. E os queijos devem ser provenientes de um único lote homogêneo no momento do envase”, explica.
Os cinco finalistas das três categorias serão premiados com certificados e valores em dinheiro. Os três primeiros vão ganhar também o Selo de Participação Ouro, Prata e Bronze.
ARTESANAIS E TRADICIONAIS
A premiação é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA. O objetivo é valorizar os pequenos e médios produtores, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor dos alimentos que produzem.
O Prêmio CNA Brasil Artesanal é realizado desde 2019. Já foram realizados concursos para produtores de chocolates, queijos, salames, cachaças, charcutaria, azeites e vinhos, cafés especiais, mel e cerveja. Atualmente, está em andamento o concurso de geleia artesanal.
*Com informações da Assessoria Comunicação CNA