FAESC
28 de março 2025
FAESC
27 de março 2025
A "Agenda Legislativa do Agro 2025" foi divulgada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) na manhã desta quarta-feira (26), durante sessão solene no plenário do Senado Federal. O documento contempla análise de 87 Projetos de Lei em tramitação no Congresso Nacional que impactam os produtores rurais e a sociedade brasileira.
O setor produtivo catarinense foi representado pelo presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, pelo vice-presidente da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, e pelo superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.
O evento contou com a presença do presidente da CNA, João Martins, diretores do Sistema CNA/Senar/ICNA, presidentes das Federações de Agricultura e Pecuária dos Estados, superintendentes do Senar, além de parlamentares, autoridades, entidades e lideranças do agro.
“Esse é um momento importantíssimo para o setor. Queremos cumprimentar a CNA pela dedicação, competência e articulação política para garantir que o agro siga impulsionando a economia do País, com competitividade, inovação e sustentabilidade. A Agenda Legislativa do Agro representa uma ferramenta essencial para a representatividade do setor no Congresso e para promover segurança jurídica e assegurar as melhores condições possíveis para os produtores rurais”, destacou o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo.
Atualmente, a Assessoria de Relações Institucionais (ARI) da CNA acompanha mais de 7,5 mil projetos de lei e, desses, 87 propostas foram selecionadas e consolidadas na agenda de 2025. Em todas elas há uma análise com as seguintes indicações: “apoia” (57), “não apoia” (16) e “apoia parcialmente” (14).
O vice-presidente da CNA, José Mário Schreiner, afirmou que a Agenda Legislativa traz os projetos que são de maior interesse para o agro, com o posicionamento claro da CNA sobre o que é favorável ou não para o setor.
“O documento reúne temas de fundamental importância para o agro, evidenciando os projetos que possuem maior potencial de impacto direto no desenvolvimento sustentável e competitivo do setor. A construção dessa agenda reforça o compromisso da CNA com o diálogo transparente e contínuo com o Congresso Nacional”, destacou.
Para a chefe da ARI, Mírian Vaz, o lançamento da agenda simboliza a relevância e o protagonismo do setor no desenvolvimento do Brasil.
“Trazer essa discussão para o Congresso demonstra o reconhecimento da importância de termos um diálogo constante com o Legislativo, garantindo que as demandas e os desafios do produtor rural estejam no centro das decisões que impactam diretamente o futuro do país”, disse.
Essa foi a primeira vez que o lançamento da Agenda Legislativa do Agro foi realizado no Congresso Nacional simbolizando a relevância e o protagonismo do setor agropecuário no desenvolvimento do Brasil.
AGENDA – A Agenda Legislativa está dividida em oito eixos temáticos: Tributação e Política Agrícola; Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Direito de Propriedade; Relações Trabalhistas; Relações Internacionais; Infraestrutura e Logística; Produção Agropecuária e Educação.
Conheça a Agenda Legislativa do Agro em: https://cnabrasil.org.br/paginas-especiais/agenda-legislativa-do-agro-2025