FAESC
23 de dezembro 2024
O Sistema Faesc/Senar promoveu, recentemente, a Oficina Técnica da ATeG Bovinocultura de Corte em Gaspar. O evento, realizado na propriedade da Família Assini, reuniu 37 produtores da região e teve a participação do Banco do Brasil com o Programa BB Agro. O objetivo foi destacar a importância da correção, fertilidade e manejo de solo, apresentar a área de aveia e azevém para utilização como alternativa de pastagens para o inverno.
A calagem é uma prática utilizada para correção do solo essencial para o bom desenvolvimento das plantas. O solo ácido limita a absorção de nutrientes pelas plantas e isso prejudica seu crescimento e produtividade. A aveia e o azevém são forrageiras de inverno anuais utilizadas como alternativa de pastagem de alto valor nutritivo que contribui e agrega para a melhoria da dieta dos animais.
Os produtores rurais foram recebidos por Osmar Assini (avô), José Henrique Assini (pai) e Luis Henrique Assini (filho e produtor cadastrado na ATeG). Os técnicos responsáveis pela ATeG Bovinocultura no município, Antônio Carlos Corrêa Junior e Alex Teixeira Stanck, avaliaram de forma positiva o evento que oportunizou abordar correção, fertilidade e manejo de solo.
O supervisor técnico da ATeG, Gerson Cunha, esteve presente e acompanhou todo o processo de organização do evento. Destacou a expressiva participação dos produtores no programa e frisou que foi possível observar melhorias significativas nas ações praticadas dentro das propriedades, com avanços nos índices zootécnicos, além de melhorar a gestão do negócio como um todo. “O Dia de Campo contribui neste aspecto, além da interação e troca de informações e ideias entre produtores e técnicos, buscando resultados positivos as nossas propriedades”.
O supervisor regional do Senar/SC, Ricardo Costa, também acompanhou a Oficina Técnica e destacou os excelentes retornos dos produtores que mencionaram satisfação em participar da programação. “Foi importante para discutir a evolução que o programa traz para as propriedades”.
ATEG BOVINOCULTURA DE CORTE
A ATeG Bovinocultura de Corte é um programa do Senar que atende produtores rurais de Santa Catarina. Desde 2016, o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) com foco para a Bovinocultura de Corte atendeu mais de 3.000 produtores na área de pecuária de corte em 197 municípios catarinenses.
Atualmente, 56 grupos com 1.680 produtores participam do programa no estado. A iniciativa vem contribuindo para promover a evolução no nível de gestão, aumentar a produção com o incremento da renda líquida, melhorar a nutrição e o padrão racial dos bovinos de corte. De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, Santa Catarina é reconhecida internacionalmente pela elevada qualidade na produção de proteína animal, principalmente de suínos e aves.
O dirigente lembra que o estado é declarado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como área livre de febre aftosa sem vacinação, o que é fundamental para acessar grandes mercados de exportação. “A intenção com a ATeG Bovinocultura de Corte é alavancar a produção de carne bovina, aumentando a produção e tornando o Estado autossuficiente e qualificado para a exportação”.
O programa atende produtores em parceria com os Sindicatos Rurais de forma gratuita. As atividades contemplam visita mensal de técnicos da ATeG pelo período de quatro anos. As visitas têm foco na transmissão de conhecimentos relacionados à gestão das empresas rurais e técnicas de manejo voltadas às atividades pecuárias. Todo o trabalho é acompanhado pelos supervisores técnicos. Os principais resultados alcançados incluem a implantação de sistemas de gestão nas propriedades; recuperação de pastagens degradadas e manejo de pastagens e implantação de sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta, aumento da produção com o incremento da renda líquida e as melhorias na nutrição e no padrão racial dos bovinos de corte. Além disso, o programa atua com o protocolo de Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF), no qual foram registrados grandes avanços.