Uma vitória da sociedade

Uma vitória da sociedade
FAESC
12 de Abril de 2024
Por: José Zeferino Pedrozo, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC).
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O Código Ambiental de Santa Catarina – o primeiro do País criado por uma unidade da Federação – foi aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado pelo então governador Luiz Henrique em março de 2009. O código tornou-se lei estadual e levou tranquilidade ao campo, mas antes de ser aprovado, o projeto foi severamente atacado. A mais recente vitória foi obtida pela Procuradoria-Geral do Estado junto ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região. O TRF-4 acolheu recurso e reformou sentença proferida pela 6ª Vara Federal de Florianópolis, que entendeu existir conflito entre o Código Florestal e a Lei da Mata Atlântica.

As principais entidades do agronegócio barriga-verde – Faesc, Sindicarne, Ocesc, Fecoagro e Fetaesc – credenciaram escritório de advocacia para atuar como terceiros interessados na causa. Na prática, a PGE reverteu decisão que impedia aplicação de legislações estaduais de Meio Ambiente. A sentença agora derrubada determinava que os órgãos ambientais federal e estadual deixassem de observar o regime jurídico de áreas consolidadas, previsto no Código Florestal e no Código Estadual do Meio Ambiente, e passassem a seguir o marco previsto em um decreto de 1990, supostamente acolhido pela Lei da Mata Atlântica.

Caso a sentença original fosse mantida ficaria inviabilizada grande parcela das pequenas propriedades rurais de Santa Catarina. Causaria extrema insegurança jurídica, além de prejuízos à economia catarinense e severas restrições a milhares de empresas rurais catarinenses.

O essencial é que restou pacificada a inexistência do conflito entre as leis e a plena aplicabilidade do regime de áreas rurais consolidadas previsto no Código Florestal, o qual foi, aliás, declarado constitucional pelo Supremo Tribunal Federal ao bioma Mata Atlântica.

A Faesc foi grande incentivadora da criação do Código Ambiental estadual, sempre amparada no artigo 24 da Constituição Federal, segundo o qual, compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre floresta, caça, pesca, fauna, conservação da natureza, defesa do solo e dos recursos naturais, proteção do meio ambiente e controle da poluição. Cabe à União definir os preceitos genéricos, mas os Estados devem elaborar leis para atender a suas peculiaridades.

O sucesso do código catarinense foi tão grande que a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) passou a defender, na esfera nacional, a tese segundo a qual cada Estado deveria criar seu Código Ambiental. A elaboração de normas ambientais deve ser balizada por conclusões científicas e não por orientação ideológica. Por exemplo, o tamanho da mata ciliar para fins de área de preservação permanente (APP), de acordo com conclusões científicas, deve ser definido de acordo com a declividade, profundidade e textura dos solos e não pela largura dos rios e riachos.

No passado, estudos e avaliações científicas sobre a utilização dos recursos naturais e a exploração racional e sustentável da agricultura e da pecuária permitiram demonstrar que muitas normas ambientais federais eram excessivas, incoerentes e irreais e apenas inviabilizam a agricultura, a pecuária e o agronegócio no país.

O que fez o Código de SC? Descriminalizou a conduta de famílias rurais que apenas produziam, mas, a pura e simples aplicação da legislação ambiental federal colocava na ilegalidade, por exemplo, grande parte dos produtores de suínos, aves e leite de Santa Catarina. Tudo o que queremos é paz e tranquilidade para o campo produzir dentro da lei e dos critérios de sustentabilidade. A decisão da Justiça Federal evitará a paralisação da agricultura catarinense – e essa é uma vitória da sociedade.

Leia também

SENAR

|

2 de setembro 2026

Sistema FAESC/SENAR e Capitania dos Portos formam 18 novos Pescadores Profissionais Nível 1 Formandos receberam certificado de conclusão e a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), documento que os habilita como aquaviários profissionais

FAESC

|

1 de setembro 2026

Sistema FAESC/SENAR e SEBRAE/SC alinham parceria para orientar produtores sobre a Reforma Tributária Parceria prevê a produção de um guia com informações práticas sobre as novas regras para auxiliar produtores e profissionais do setor agropecuário na adaptação ao novo sistema tributário.

FAESC

|

1 de setembro 2026

Santa Cecília forma 24 novos técnicos em Zootecnia pelo Sistema FAESC/SENAR e Sindicato Rural Curso oferecido em parceria com o Sindicato Rural prepara profissionais para atuar na produção pecuária e no processamento de alimentos de origem animal

FAESC

|

1 de setembro 2026

Programa Lar Legal Rural entrega 56 títulos de propriedades em Cunha Porã Cinquenta e seis produtores rurais de Cunha Porã, Extremo-Oeste de Santa Catarina, celebraram a regularização de áreas que, em alguns casos, aguardavam há anos pela documentação definitiva.

FAESC

|

1 de setembro 2026

Produtores de Faxinal dos Guedes recebem títulos do Programa Lar Legal Rural Produtores rurais de Faxinal dos Guedes receberam na sexta-feira (28) os títulos de seus imóveis por meio do programa Lar Legal Rural, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) e com a Prefeitura de Faxinal dos Guedes.

FAESC

|

31 de agosto 2026

Produtos de Santa Catarina são apresentados ao público na Casa do Produtor Catarinense, na Expointer No último sábado, 29 de agosto, iniciou a 49ª Expointer, considerada uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). O evento prossegue até o dia 6 de setembro, com atrações culturais, mais de 5.700 animais em exibição e muitas oportunidades de negócios.

FAESC

|

31 de agosto 2026

Equipes dos Sindicatos Rurais do Grande Oeste catarinense recebem capacitação sobre DITR 2026 e Ganho de Capital Profissionais dos Sindicatos Rurais do Oeste, Meio-Oeste e Extremo-Oeste de Santa Catarina participaram, na última semana (de 25 a 27 de agosto), em Chapecó, do segundo treinamento promovido neste ano pelo Sistema Faesc/Senar sobre Declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) 2026 e Ganho de Capital.

FAESC

|

31 de agosto 2026

Equipes dos Sindicatos Rurais do Grande Oeste catarinense recebem capacitação sobre DITR 2026 e Ganho de Capital Profissionais dos Sindicatos Rurais do Oeste, Meio-Oeste e Extremo-Oeste de Santa Catarina participaram, na última semana (de 25 a 27 de agosto), em Chapecó, do segundo treinamento promovido neste ano pelo Sistema Faesc/Senar sobre Declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) 2026 e Ganho de Capital.

SENAR

|

31 de agosto 2026

Sistema FAESC/SENAR promove cerca de 520 treinamentos gratuitos em setembro Novas oportunidades de qualificação profissional e desenvolvimento social estarão disponíveis ao público do campo catarinense ao longo de setembro.

FAESC

|

31 de agosto 2026

Evento em Chapecó destaca a força das mulheres no agronegócio Agropocket Grande Oeste reuniu produtoras e lideranças em Chapecó para debater conhecimento, gestão e protagonismo feminino no setor.

FAESC

|

28 de agosto 2026

Sistema FAESC/SENAR e Capitania dos Portos formam 18 novos Pescadores Profissionais Nível 1 Formandos receberam certificado de conclusão e a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), documento que os habilita como aquaviários profissionais

FAESC

|

28 de agosto 2026

Leilões de touros movimentam mercado de genética bovina em Santa Catarina Terceiro levantamento parcial do GMG/Udesc, com o apoio da FAESC, acompanha preços de sete raças comercializadas em diferentes regiões do Estado.