Uma vitória da sociedade

Uma vitória da sociedade
FAESC
12 de Abril de 2024
Por: José Zeferino Pedrozo, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC).
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O Código Ambiental de Santa Catarina – o primeiro do País criado por uma unidade da Federação – foi aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado pelo então governador Luiz Henrique em março de 2009. O código tornou-se lei estadual e levou tranquilidade ao campo, mas antes de ser aprovado, o projeto foi severamente atacado. A mais recente vitória foi obtida pela Procuradoria-Geral do Estado junto ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região. O TRF-4 acolheu recurso e reformou sentença proferida pela 6ª Vara Federal de Florianópolis, que entendeu existir conflito entre o Código Florestal e a Lei da Mata Atlântica.

As principais entidades do agronegócio barriga-verde – Faesc, Sindicarne, Ocesc, Fecoagro e Fetaesc – credenciaram escritório de advocacia para atuar como terceiros interessados na causa. Na prática, a PGE reverteu decisão que impedia aplicação de legislações estaduais de Meio Ambiente. A sentença agora derrubada determinava que os órgãos ambientais federal e estadual deixassem de observar o regime jurídico de áreas consolidadas, previsto no Código Florestal e no Código Estadual do Meio Ambiente, e passassem a seguir o marco previsto em um decreto de 1990, supostamente acolhido pela Lei da Mata Atlântica.

Caso a sentença original fosse mantida ficaria inviabilizada grande parcela das pequenas propriedades rurais de Santa Catarina. Causaria extrema insegurança jurídica, além de prejuízos à economia catarinense e severas restrições a milhares de empresas rurais catarinenses.

O essencial é que restou pacificada a inexistência do conflito entre as leis e a plena aplicabilidade do regime de áreas rurais consolidadas previsto no Código Florestal, o qual foi, aliás, declarado constitucional pelo Supremo Tribunal Federal ao bioma Mata Atlântica.

A Faesc foi grande incentivadora da criação do Código Ambiental estadual, sempre amparada no artigo 24 da Constituição Federal, segundo o qual, compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre floresta, caça, pesca, fauna, conservação da natureza, defesa do solo e dos recursos naturais, proteção do meio ambiente e controle da poluição. Cabe à União definir os preceitos genéricos, mas os Estados devem elaborar leis para atender a suas peculiaridades.

O sucesso do código catarinense foi tão grande que a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) passou a defender, na esfera nacional, a tese segundo a qual cada Estado deveria criar seu Código Ambiental. A elaboração de normas ambientais deve ser balizada por conclusões científicas e não por orientação ideológica. Por exemplo, o tamanho da mata ciliar para fins de área de preservação permanente (APP), de acordo com conclusões científicas, deve ser definido de acordo com a declividade, profundidade e textura dos solos e não pela largura dos rios e riachos.

No passado, estudos e avaliações científicas sobre a utilização dos recursos naturais e a exploração racional e sustentável da agricultura e da pecuária permitiram demonstrar que muitas normas ambientais federais eram excessivas, incoerentes e irreais e apenas inviabilizam a agricultura, a pecuária e o agronegócio no país.

O que fez o Código de SC? Descriminalizou a conduta de famílias rurais que apenas produziam, mas, a pura e simples aplicação da legislação ambiental federal colocava na ilegalidade, por exemplo, grande parte dos produtores de suínos, aves e leite de Santa Catarina. Tudo o que queremos é paz e tranquilidade para o campo produzir dentro da lei e dos critérios de sustentabilidade. A decisão da Justiça Federal evitará a paralisação da agricultura catarinense – e essa é uma vitória da sociedade.

Leia também

FAESC

|

17 de setembro 2025

Iniciativas inovadoras de liderança são destaques no 3º Encontro Estadual do CNA Jovem em SC A apresentação de iniciativas inovadoras de liderança em diferentes segmentos do agronegócio marcou o 3º Encontro Estadual da 6ª edição do Programa CNA Jovem, realizado no último fim de semana (13 e 14/09), em Florianópolis. Promovido pelo Sistema CNA/Senar, em parceria com o Sistema Faesc/Senar e os Sindicatos Rurais, o evento encerrou uma jornada de desafios voltados à implementação de tecnologias, à inovação e ao fortalecimento da liderança jovem no setor.

SENAR

|

16 de setembro 2025

Dia de Campo em Pinhalzinho destaca importância de investir em forragens de inverno Um Dia de Campo sobre “Pastagens de Inverno” reuniu inúmeros produtores rurais, no Parque do Itaipu Rural Show, neste mês, em Pinhalzinho.

SENAR

|

16 de setembro 2025

Oficina Técnica destaca estratégias para fortalecer a bovinocultura de corte em Rancho Queimado O município de Rancho Queimado sediou recentemente uma Oficina Técnica sobre Implantação e manejo de pastagens perenes e anuais de inverno, promovida pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural de São Bonifácio.

SENAR

|

16 de setembro 2025

Visita Técnica do Programa Novos Caminhos no Sítio Balbinot promove conhecimento e troca de experiências Crianças e adolescentes atendidos pelo Programa Novos Caminhos participaram de uma enriquecedora visita técnica ao Sítio Balbinot, em Guaraciaba.

SENAR

|

16 de setembro 2025

FAESC

|

15 de setembro 2025

Produtor, a UDESC quer sua opinião para fortalecer o futuro da pecuária catarinense A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está executando o projeto “Análise e estruturação da produção de bovinos inclusos no programa Novilho Precoce de Santa Catarina”, desenvolvido no âmbito do Programa Agroinovação SC II – EDITAL FAPESC Nº 30/2022.

SENAR

|

15 de setembro 2025

Santa Catarina preparada para a formação técnica do Sistema Faesc/Senar/Sindicatos Uma comitiva formada por representantes do Sistema Faesc/Senar/Sindicatos e dos polos dos cursos técnicos da Rede e-Tec em Santa Catarina participou, nos dias 10 e 11 de setembro, do Workshop de Formação Técnica Senar 2025, realizado em São Paulo.

FAESC

|

15 de setembro 2025

Sistema FAESC/SENAR promove palestra sobre Reforma Tributária no Agro O Sistema Faesc/Senar promoverá no dia 23 de outubro, das 13h30 às 17h, a palestra “Reforma Tributária no Agro”, transmitida por videoconferência.

FAESC

|

15 de setembro 2025

Divulgado o 5º resultado parcial dos leilões de touros em Santa Catarina Os eventos agropecuários em Santa Catarina estão em plena expansão e consolidam o Estado como referência em genética, manejo, sanidade e qualidade avançada na pecuária.

SENAR

|

12 de setembro 2025

Dia de Campo aborda cultivares de inverno para a pecuária em Treze Tílias Um Dia de Campo dedicado aos cultivares de inverno reuniu, recentemente, produtores rurais do Meio-Oeste, em Treze Tílias, para conhecer diversas opções de aveias, trigos, azevéns, além de misturas de cobertura com plantas e serviços.

SENAR

|

11 de setembro 2025

Oficina Técnica fortalece cadeia produtiva da apicultura em São Lourenço do Oeste A propriedade de Fernanda Reck e família, na Linha São Paulinho, em São Lourenço do Oeste (SC), sediou recentemente uma Oficina Técnica na área de Apicultura.

FAESC

|

10 de setembro 2025

Seminário de Líderes Rurais do Planalto Norte fortalece integração sindical A Fazenda Brasil Florestal, em Itaiópolis, sediou o Seminário de Líderes Rurais do Planalto Norte, que reuniu presidentes e representantes dos Sindicatos Rurais da região, além de outras lideranças, técnicos e parceiros.