ACESSAR O MENU

2º Dia de Campo Estadual da ATeG Piscicultura demonstra o expressivo potencial do setor

2º Dia de Campo Estadual da ATeG Piscicultura demonstra o expressivo potencial do setor
SENAR
27 de Junho de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O 2º Dia de Campo Estadual da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Piscicultura, em Guaramirim, evidenciou o expressivo potencial do setor, que vem crescendo de forma significativa no estado. A iniciativa, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com os Sindicatos Rurais, reuniu mais de 200 pessoas entre produtores, técnicos e especialistas para compartilhar conhecimentos sobre as melhores práticas para o desenvolvimento do setor.

Participaram grupos da ATeG das áreas de abrangência dos Sindicatos Rurais de Agrolândia, Armazém, Benedito Novo, Braço do Norte, Jacinto Machado, Massaranduba, Orleans, Rio Fortuna, São Lourenço do Oeste.

O evento, realizado na última terça-feira (25), contou com palestras e apresentações de casos de sucesso no período da manhã, na Sociedade Esportiva e Recreativa Comercial do município. Após o almoço com pratos à base de tilápia, no Pesque e Pague Will, as atividades seguiram com um Dia de Campo em uma propriedade.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, representou o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, no evento. Ele avaliou a programação de forma positiva e destacou que, além de demonstrar a expressiva evolução da cadeia da piscicultura, o 2º Encontro Estadual da Piscicultura evidenciou que há grande potencial de desenvolvimento. “É um setor que está crescendo de forma estruturada e, nós do Sistema Faesc/Senar, com o aval do nosso presidente Pedrozo, investimos em assistência técnica, capacitação e informação porque é fundamental que o produtor produza com qualidade e comercialize com segurança”.

A coordenadora estadual da ATeG, Paula Coimbra Nunes, apresentou o programa na área de piscicultura e os significativos resultados da iniciativa que iniciou em 2016. “Este evento, que teve sua primeira edição no ano passado, representa um marco para o setor em Santa Catarina, pois possibilita a troca de experiências entre os produtores, a atualização técnica e a prospecção de novas oportunidades de negócio”.

A programação também contou com palestra do pesquisador Bruno Corrêa da Silva (CEDAP/EPAGRI) sobre o “Manejo adequado dos viveiros para alta produtividade da tilapicultura”. As atividades da manhã encerraram com as apresentações de casos de sucesso, com o produtor Ivan Marciano de Borba e sua família, acompanhados pelo técnico de campo Luciano de Souza e com o produtor Wilian Hafemann e família, juntamente com o técnico Gustavo Rauh.

No período da tarde o destaque foi a visita à propriedade de Wilian Hafemann, onde os produtores participaram de atividades nas estações de Piscicultura 4.0; Manejo de inverno; Gestão e Qualidade da água.

Entre as lideranças estiveram presentes os presidentes dos Sindicatos Rurais Evani Lole (Armazém), Oscar Baade (Benedito Novo), Edemar Della Giustina (Braço do Norte), Ledio João Lucietti (Jacinto Machado), Rubem Fauth (Massaranduba), Silvestre Tenfen (Rio Fortuna) e a representante do Sindicato de Orleans, Iolene Bianco. Os supervisores regionais Sueli Silveira Rosa e Ricardo Costa, os supervisores técnicos da ATeG (Fernando Schneider, Jaison Buss, Taiane Caroline Plautz Pscheidt, Pablo Ambrósio e Gerson Cunha), e os técnicos de campo (Thayse Michilin, Vinicius Wensing Lole, Luciano de Souza, Juliano Silva Teles, Darlan Guolo Varela, Gustavo Rauh, Beatriz Bortolato, Anderson de Souza Correa e Cristiano Moschen Bordignon) também acompanharam as atividades.

De acordo com o presidente Pedrozo, desde sua criação em 2016, o Programa ATeG tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento e aprimoramento da cadeia produtiva da piscicultura. "Este evento representa um grande passo para o desenvolvimento da piscicultura em Santa Catarina. Afinal, oportuniza reunir produtores, técnicos e especialistas para compartilhar conhecimentos e experiências, que impulsionam o crescimento do setor e a geração de renda no meio rural", afirmou Pedrozo.

CASOS DE SUCESSO

“O maior êxito hoje é estar em nossa licença ambiental, com características sustentáveis. Produzimos com água da chuva, ou seja, fazemos recircular a água. Então, se for falar em sucesso nesse momento destaco que nossa propriedade é sustentável”, frisou o piscicultor, de Indaial, Ivan Marciano de Borba ao comentar que, para ele, caso de sucesso significa montar um projeto cuja sustentabilidade faz parte de seu lucro.

A propriedade de Ivan possui 250 mil metros quadrados, com 10% de área aproveitável e o restante formado por reserva legal. São 10 tanques no total, nove como viveiros e um como açude, além de um espaço que em breve será dedicado ao turismo rural. “Vamos nos dedicar também ao turismo rural pedagógico que é um acordo com a Prefeitura de Indaial”, assinalou Ivan.

Sobre a ATeG, o produtor realçou que tem sido essencial para o desenvolvimento de negócio. “A parceria com o Senar/SC é fundamental e essa oportunidade de conversa diária com o técnico é extremamente importante para a evolução das atividades”.

O produtor de tilápia, Wilian Hafemann, que mostrou a beleza e o potencial de sua propriedade na programação da tarde, ressaltou que a empresa rural é marcada por dois momentos: antes e depois do Senar/SC. “Era tudo diferente, tanto que pensávamos se realmente iríamos continuar na piscicultura. Depois que o Senar/SC entrou em nossa propriedade com a ATeG tudo mudou. Hoje, conseguimos ter uma produção escalonada e mais segura. É uma produção de alto risco, mas hoje temos esse auxílio para conseguirmos melhor produtividade e maior rentabilidade”.

Wilian destacou, ainda, que há dois anos e meio, quando Senar/SC iniciou a Assistência Técnica e Gerencial, a produção era de quase 19 toneladas. “Hoje, chegamos a praticamente 55 toneladas. Tivemos uma produtividade de 8 kg e 20 por metro quadrado e tivemos lagoas com produtividade de 10 kg e 200 por metro quadrado.

SUGESTÃO TEXTO APOIO VÍDEO PARA REDES SOCIAIS

2º Dia de Campo Estadual da ATeG Piscicultura é sucesso em Guaramirim!

Mais de 200 produtores, lideranças, técnicos e especialistas se reuniram em Guaramirim para o 2º Dia de Campo Estadual da ATeG Piscicultura, promovido pelo Sistema Faesc/Senar e Sindicatos Rurais. O evento foi um sucesso e demonstrou o expressivo potencial da piscicultura catarinense.

Os produtores participantes fazem parte dos grupos da ATeG das áreas de abrangência dos Sindicatos Rurais de Agrolândia, Armazém, Benedito Novo, Braço do Norte, Jacinto Machado, Massaranduba, Orleans, Rio Fortuna e São Lourenço do Oeste.

A programação envolveu:

✔ Abertura com a participação de lideranças;

✔ Palestras e apresentações de casos de sucesso pela manhã;

✔ Almoço à base de tilápia no Pesque e Pague Will;

✔ Visita a uma propriedade com dia de campo.

O resultado não poderia ser melhor! Um dia de aprendizado, troca de experiências e mais um passo importante para o futuro da piscicultura catarinense!

Quer saber mais? Procure o Sindicato Rural de sua região!


Leia também

SENAR

|

16 de julho 2024

Alunos do novo Polo do Senar Santa Catarina encerram semestre com visita em Viveiro Florestal A primeira turma do curso Técnico em Florestas da rede e-Tec Brasil, no novo Polo do Sistema Faesc/Senar situado em Santa Cecília, na serra catarinense, encerrou o semestre com êxito. Entre as atividades que marcaram esses primeiros meses de aula esteve a recente visita técnica ao Viveiro Florestal Duffatto, localizado em Monte Castelo. Essa jornada imersiva foi essencial para o aprendizado na prática dos conceitos aprendidos na disciplina de Fundamentos do Agronegócio.

FAESC

|

16 de julho 2024

FGTS Digital e Domicílio Eletrônico Trabalhista são destaques em evento promovido pelo Sistema Faesc/Senar A iniciativa foi do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de SC).

SENAR

|

16 de julho 2024

Sindicato dos Produtores Rurais de Campos Novos apresenta balanço positivo das atividades O Sindicato dos Produtores Rurais de Campos Novos promoveu, recentemente, Assembleia Ordinária, reunindo associados para discutir as atividades e apresentar o exercício financeiro do ano de 2023. O evento representou uma oportunidade importante para a prestação de contas e o diálogo transparente com o setor produtivo.

FAESC

|

16 de julho 2024

Sindicato Rural de Canoinhas demonstra consolidação das atividades durante Seminário de Líderes A explanação ocorreu durante recente Seminário de Líderes Rurais e Assembleia Geral Ordinária da entidade sindical, na sede da Assemca, no Bairro Alto das Palmeiras.

FAESC

|

12 de julho 2024

FAESC reforça aos produtores para que confiram nota técnica do Plano Agrícola e Pecuário 2024/2025, divulgada pela CNA A nota técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) analisa o Plano Agrícola e Pecuário 2024/2025, divulgado no dia 3 de julho de 2024, pelos Ministérios da Agricultura e Pecuária e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

SENAR

|

12 de julho 2024

Oficina Técnica aborda manejo e criação de bezerras em Papanduva O evento contou com a participação de 40 produtores e as atividades foram realizadas na propriedade do produtor Luiz Octávio Pechebelo.

FAESC

|

12 de julho 2024

Faculdade CNA com inscrições abertas até o dia 7 de agosto Santa Catarina conta com polos em Braço do Norte, São Miguel do Oeste, São Joaquim e Seara

FAESC

|

10 de julho 2024

FAESC e CNRTPS da CNA promovem encontro on-line sobre requerimento de benefícios previdenciários A videoconferência ocorreu na última sexta-feira (5) e contou com a participação de presidentes, membros de diretorias, equipes dos Sindicatos Rurais e produtores rurais.

FAESC

|

8 de julho 2024

Sistema FAESC/SENAR apoia novas entregas de alimentos para animais ao RS A iniciativa faz parte de uma campanha da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) que mobilizou os 92 Sindicatos Rurais catarinenses para diminuir o sofrimento animal e impedir o agravamento da crise que afeta o estado.

SENAR

|

4 de julho 2024

Planejamento do agronegócio, alimentos e bebidas de SC é debatido em Chapecó Como exemplo de ação que impulsiona o agro catarinense, o vice-presidente citou o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), desde 2016, que conta com a parceria do Sebrae em duas cadeias produtivas. “No melhoramento genético da pecuária de corte ocorreu uma verdadeira transformação, com um salto de qualidade importante.

FAESC

|

4 de julho 2024

Santa Catarina presente no Primeiro Fórum da Liderança Sindical Feminina promovido pela CNA, em Brasília O estado de Santa Catarina esteve representado no primeiro Fórum da Liderança Sindical Feminina, organizado pela Comissão Nacional das Mulheres do Agro da CNA. O evento ocorreu, nesta quarta-feira (03), na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, em Brasília, com representantes do agro de todas as regiões do país.

FAESC

|

4 de julho 2024

FAESC e CNRTPS da CNA promovem encontro on-line sobre requerimento de benefícios previdenciários e administrativo A videoconferência, com o tema “Requerimento de benefícios previdenciários e administrativo”, está programada para esta sexta-feira, dia 05 de julho, às 09 horas.