- HOME FAESC SENAR
- Notícias do agro
- Sindicatos
-
- Transparência e prestação de contas
- Transparência
- Normas
- Eventos
- Fale Conosco
FAESC
5 de novembro 2025
SENAR
5 de novembro 2025
O município de São Pedro de Alcântara foi cenário de uma importante ação voltada à promoção da saúde e qualidade de vida da população do campo. O evento integrou os Programas Saúde do Homem e Saúde da Mulher Rural, iniciativas do Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato Rural local e a Prefeitura Municipal.
A programação teve início com coleta de sangue, seguida por abertura com a presença de autoridades que reforçaram o compromisso conjunto em fortalecer políticas públicas voltadas à saúde rural. Estiveram presentes o prefeito Charles da Cunha, a supervisora regional do Senar/SC, Sueli Silveira Rosa, o presidente do Sindicato Rural de São José e região, Ezequiel Ceciliano Teixeira Garcia, a secretária municipal de Saúde, Joselaine Cristina Stein, entre outras lideranças.
A iniciativa contou com palestras sobre temas essenciais para o cuidado à saúde. Os urologistas Dr. Francisco H. Marconato e Dr. André de Souza conduziram as apresentações sobre Câncer de Próstata e Câncer de Pênis, trazendo orientações ao público sobre a importância do diagnóstico precoce e dos cuidados regulares.
Também ocorreu apresentação com a personagem Dona Maricotinha, que levou mensagens de conscientização sobre prevenção e hábitos saudáveis de forma descontraída. No Circuito Saúde, foram oferecidos atendimentos de verificação de sinais vitais, auriculoterapia e orientações sobre hábitos saudáveis.
O evento contemplou, ainda, palestras sobre “Violência Doméstica”, com a delegada Graziela de Souza e sobre “Saúde da Mulher”, ministrada pela Dra. Gabriela Coletto. A programação encerrou com a entrega de kits de autocuidado aos participantes.
De acordo com Sueli, o evento foi um sucesso. Com ações como essa, levamos conhecimentos e cuidado às comunidades rurais, fortalecendo parcerias locais e promovendo saúde e bem-estar para homens e mulheres do campo. “Os relatos dos participantes foram extremamente positivos, destacando a importância da iniciativa e os benefícios proporcionados à comunidade”.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, destacou a relevância da iniciativa e os resultados alcançados ao longo dos anos. “Queremos auxiliar no controle de fatores de risco que impactam diretamente a saúde da mulher e do homem rural. É gratificante perceber que os resultados têm evoluído a cada ano e representa uma satisfação receber relatos que comprovam a importância de investir em saúde e qualidade de vida das famílias do campo”, afirmou Pedrozo.