- HOME FAESC SENAR
- Notícias do agro
- Sindicatos
-
- Transparência e prestação de contas
- Transparência
- Normas
- Eventos
- Fale Conosco
FAESC
12 de novembro 2024
FAESC
12 de novembro 2024
FAESC
12 de novembro 2024
A noite do último sábado (26) marcou a formatura da primeira turma do Curso Técnico em Agronegócio do Polo de Paulo Lopes. A formação, da rede e-Tec Brasil, é oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Florianópolis.
A solenidade, realizada no Eco Mirante Hotel, contou com a presença do vice-presidente executivo da Faesc Clemerson Argenton Pedrozo, do presidente do Sindicato Rural de Florianópolis Erasmo Tiepo, do prefeito Nadir Rodrigues, da paraninfa e tutora do curso Thalyta Marcílio, da coordenadora da formação técnica do Senar/SC Katia Zanela, da amiga da turma e tutora Flávia Lapa, da supervisora regional do Senar/SC Sueli Silveira Rosa, entre outras lideranças. Também estiveram presentes membros das equipes do Sistema Faesc/Senar e Sindicato, familiares e amigos dos formandos.
Em seu discurso, Clemerson Argenton Pedrozo destacou que o Senar é referência em todo o país. Enalteceu o potencial do agronegócio catarinense ao comentar que o estado representa uma das maiores economias do Brasil e ressaltou a importância da formação profissional para o futuro do setor.
“Santa Catarina destaca-se nacionalmente na produção de carne suína e de frango, de maçã, cebola, arroz, leite, tabaco, madeiras plantadas, mel, pescados e outros produtos. Com apenas 1,12% do território nacional temos essa produção fantástica e precisamos cada vez mais de profissionais qualificados para atuar junto aos nossos produtores rurais e nossas agroindústrias. Essa é a missão do Senar de Santa Catarina: qualificar e formar todos aqueles que atuam ou atuarão no agronegócio”, frisou ao falar também em nome do presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo.
Erasmo Tiepo realçou a satisfação em formar a primeira turma no polo de Paulo Lopes. “É uma honra oferecer um curso que se destaca pela formação de profissionais preparados para inovar e contribuir com o desenvolvimento do setor produtivo”.
O curso é gratuito e prepara profissionais para a gestão, operação e supervisão de toda a cadeia produtiva do agronegócio.
EXPECTATIVAS SUPERADAS
Técnico em meio ambiente, com formação em Ecologia Humana e especialização em Gestão e Educação Ambiental, Gilmar Barcellos de Freitas agora é também um dos novos técnicos em Agronegócio formados pelo Senar/SC. Natural do Rio de Janeiro, ele mora em São José e é proprietário da GBF Ambiental – empresa especializada em biodigestores.
A decisão em cursar a formação do Senar/SC surgiu para integrar os conhecimentos da área ambiental e do agronegócio. “Hoje, os dejetos de suínos e bovinos precisam ser tratados. A ideia que me levou ao curso foi exatamente a oportunidade de oferecer aos produtores essa possibilidade. Isso representa um investimento no descarte adequado e o biodigestor permite transformar esses resíduos em receita ou gerar gás e até mesmo energia elétrica”, salientou.
O empresário rural realçou, ainda, que o curso superou as suas expectativas. “Foi, de fato, fantástico, com um conteúdo riquíssimo. Agradeço bastante ao Senar/SC e recomendo a todos os que buscam uma formação profissional na área”, declarou.
Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar: