ACESSAR O MENU

Formada turma do Curso Técnico em Agronegócio 2023/1 no Polo de São Miguel do Oeste

Formada turma do Curso Técnico em Agronegócio 2023/1 no Polo de São Miguel do Oeste
SENAR
11 de Março de 2025
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O Polo de São Miguel do Oeste formou no último sábado, dia 10, mais uma turma do Curso Técnico em Agronegócio. A formação é uma iniciativa Sistema Faesc/Senar e Sindicato Rural do município e região. O ato foi marcado por emoção e reconhecimento pelo esforço e dedicação dos estudantes ao longo dos dois anos de curso.

Estiveram presentes autoridades, tutores, equipes do Sistema Faesc/Senar, além de familiares e amigos dos formandos. O anfitrião da noite, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de São Miguel do Oeste, Adair José Teixeira, fez as honras da casa ao receber as autoridades e o vice-presidente da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, conduziu o ato de colação de grau.

Clemerson Pedrozo parabenizou os formandos pela dedicação e ressaltou o compromisso do Sistema em apoiar a educação no campo. “A qualificação profissional é uma das ferramentas mais importantes para o desenvolvimento do agronegócio. Cada um de vocês, formandos, agora tem a responsabilidade de aplicar os conhecimentos adquiridos para aumentar a produtividade e promover inovação e sustentabilidade em nosso setor”.

O vice-presidente da Faesc também reconheceu o potencial catarinense ao frisar que o estado é empreendedor e que, mesmo ocupando um pequeno percentual do território nacional, representa uma das maiores economias do país. “O papel de profissionais como vocês é fundamental, pois vocês têm a missão de promover inovação e auxiliar na geração de renda do setor”.

Adair José Teixeira reforçou a importância da formação profissional para o agronegócio e enfatizou papel dos novos técnicos na transformação e modernização do campo. Também frisou que esse curso abre portas para a inovação nas propriedades, gestão no agronegócio, além de ampliar a competitividade do setor.

Também fizeram parte da mesa de honra o secretário da Agricultura do município e associado do Sindicato Rural de São Miguel do Oeste, André Zapani, a supervisora regional do Senar/SC Grasiane Viêra, o paraninfo dos formandos Leandro Simioni e o patrono Fábio Luis Winter.

A cerimônia de formatura foi marcada pela entrega dos certificados aos formandos, que demonstraram entusiasmo e gratidão pela oportunidade de concluir a formação técnica em um setor tão relevante para a economia local e nacional.

HISTÓRIAS QUE INSPIRAM

Márcio Gresele, 36 anos, nasceu e cresceu no campo e, aos 19 anos, saiu de casa para buscar novas oportunidades. “Fiquei 10 anos fora de casa e com o tempo tive um convite do meu pai para voltar e ajudar a administrar a propriedade. Voltei para a fazenda há cerca de seis anos para atuar com produção de vaca leiteira”.

O recém-formado contou que ao voltar, percebeu o quanto o setor produtivo acelerou nos últimos anos, trazendo novas informações, atualizações e tecnologias. “Como fiquei tanto tempo longe, me sentia desatualizado em relação à produção leiteira. Esse foi o principal motivo que me levou a buscar um curso. Queria ampliar minha visão e entender como poderia investir melhor na propriedade”.

De acordo com Márcio, o curso proporcionou acesso a muitos dados reais e informações de outras propriedades, o que ajudou a estabelecer uma base para a produção. Ao comparar com outras fazendas que, em dois ou três anos, conseguiram evoluir significativamente, percebi o quanto minha propriedade estava atrasada. Isso me motivou a colocar as coisas em ordem”.

Antes, a família trabalhava com vacas da raça Jersey, mas foi feita a transição para a raça Holandesa. “Optamos por reduzir o número de animais e aumentar a produtividade. No início, tínhamos 32 animais e conseguíamos tirar apenas 12 mil litros de leite por mês. Hoje, temos 25 animais na ordenha e entregamos mais de 500 litros por dia”, ressaltou.

Entretanto, o produtor conta que enfrentou algumas dificuldades devido à estiagem. “Apesar dos desafios, consegui elevar a produtividade de uma média de 15 litros por vaca/dia para 23 ou 24 litros/dia. Esse progresso foi possível graças ao conhecimento adquirido no curso e às melhorias implementadas na fazenda. O aprendizado e a adaptação às novas tecnologias foram fundamentais para essa evolução”.

A produtora rural Ivone witt Bellan, 41 anos, também atua com pecuária de leite e decidiu buscar novos conhecimentos para melhorar a propriedade e a produção, além de crescer profissionalmente e contribuir para o desenvolvimento da produção de alimentos. “Tive um grande avanço na criação de bezerras, pois o curso ajudou a ter uma nova visão sobre o manejo”.

A produtora realçou, ainda, que hoje tem um novo olhar para a propriedade, o que facilitou a identificação de pontos fracos e o trabalho para aprimorá-los, além de potencializar os pontos fortes para obter mais rentabilidade. “Também passei a ter uma visão mais ampla do mercado, avaliando o momento certo para investir. Aprendi a manter um controle financeiro mais eficiente, registrando entradas e saídas, acompanhando os custos de produção e determinando a quantidade ideal a ser produzida. Além disso, agora tenho um planejamento mais preciso da demanda alimentar do rebanho, garantindo reservas para enfrentar possíveis intempéries ao longo do ano”, afirmou a produtora ao reforçar que, de maneira geral, o curso trouxe benefícios significativos para sua propriedade e continuará sendo essencial para seu desenvolvimento.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/

Leia também

FAESC

|

22 de dezembro 2025

Sistema FAESC/SENAR/SINDICATOS promove 275 cursos gratuitos em janeiro O Sistema FAESC/SENAR/SINDICATOS/SC inicia o ano com uma ampla programação de capacitações voltadas ao fortalecimento do meio rural. Em janeiro, serão realizados 275 cursos gratuitos em todas as regiões de Santa Catarina, integrando as ações de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS).

FAESC

|

19 de dezembro 2025

Seminário de Líderes debate mercado agrícola em Xanxerê Em Xanxerê, o Seminário de Líderes Rurais, realizado no dia 12 de dezembro, debateu o mercado agrícola para 2026, com avaliação da produtividade de grãos e de leite, fortes na região. O evento ocorreu na sede da AABB e contou com a parceria do Sistema Faesc/Senar-SC.

FAESC

|

19 de dezembro 2025

Seminário de Líderes encerra ações do ano em Concórdia O Seminário de Líderes Rurais encerrou o ano no dia 11 de dezembro, em Concórdia, reunindo produtores rurais, dirigentes sindicais e convidados em um momento de avaliação do ano e troca de experiências. O evento aconteceu no Salão Social da ABC Piscina Clube e contou com a parceria do Sistema Faesc/Senar-SC.

FAESC

|

19 de dezembro 2025

Sistema FAESC/SENAR alerta para o prazo da obrigatoriedade da Nota Fiscal Eletrônica A partir de 5 de janeiro de 2026, a emissão de Nota Fiscal Eletrônica passa a ser regra para todos os produtores rurais.

FAESC

|

18 de dezembro 2025

Seminário de Líderes presta contas e comemora conquistas em São José do Cerrito O Sindicato do Produtor Rural de São José do Cerrito realizou, no dia 12 de dezembro, o Seminário de Líderes Rurais, reunindo a diretoria, além de associados, familiares e autoridades locais. O evento apresentou a prestação de contas das ações desenvolvidas ao longo de 2025 e antecipou projetos previstos para 2026.

FAESC

|

18 de dezembro 2025

Seminário de Líderes destaca a força dos produtores em Bom Retiro O Seminário de Líderes Rurais, realizado no dia 11 de dezembro, em Bom Retiro, reuniu produtores rurais, dirigentes sindicais e convidados em um momento de integração, troca de experiências e fortalecimento da liderança no meio rural. O evento contou com a parceria do Sistema Faesc/Senar-SC.

FAESC

|

18 de dezembro 2025

Seminário de Líderes reúne associados em Anita Garibaldi O Sindicato do Produtor Rural de Anita Garibaldi realizou, no dia 9 de dezembro, o Seminário de Líderes Rurais com produtores associados, dirigentes sindicais e convidados em evento no Lago Azul Campestre Clube.

FAESC

|

18 de dezembro 2025

Webinar do Sistema FAESC/SENAR e SAFRAS & MERCADO analisa cenário e perspectivas do milho e da soja O cenário global de oferta e demanda e as perspectivas para os mercados de milho e soja — duas potências do agronegócio brasileiro — foram o foco do último webinar do ano promovido pelo Sistema Faesc/Senar, em parceria com a consultoria Safras & Mercado.

FAESC

|

17 de dezembro 2025

Seminário de Líderes destaca resultados e planejamento para 2026 em Santa Terezinha O Sindicato Rural de Santa Terezinha realizou, no dia 11 de dezembro, o Seminário de Líderes Rurais, com a participação de membros da diretoria e convidados. O encontro contou com o apoio do Sistema Faesc/Senar-SC e teve como objetivo apresentar os resultados das ações desenvolvidas ao longo do ano, além de promover o alinhamento das estratégias para o fortalecimento do setor agropecuário no município.

FAESC

|

17 de dezembro 2025

Seminário de Líderes reúne produtores e fortalece parcerias em Rio dos Cedros O Sindicato Rural de Rio dos Cedros realizou, no mês de dezembro, o Seminário de Líderes Rurais, em parceria com o Sistema Faesc/Senar-SC. O encontro reuniu dirigentes sindicais, produtores, técnicos e representantes de entidades locais para avaliar as ações desenvolvidas ao longo do ano, promover a prestação de contas e reforçar a integração entre as instituições que atuam no fortalecimento do meio rural no município.

FAESC

|

17 de dezembro 2025

Seminário de Líderes reúne produtores e debate desafios do campo em Major Vieira O Sindicato do Produtor Rural de Major Vieira realizou, no dia 12 de dezembro, o Seminário de Líderes Rurais, reunindo produtores, dirigentes sindicais e convidados no Centro Comunitário do município. O evento contou com a parceria do Sistema Faesc/Senar-SC e foi marcado por debates relevantes sobre temas atuais do meio rural, além da assembleia geral da entidade.