ACESSAR O MENU

Formada turma do Curso Técnico em Agronegócio 2023/1 no Polo de São Miguel do Oeste

Formada turma do Curso Técnico em Agronegócio 2023/1 no Polo de São Miguel do Oeste
SENAR
11 de Março de 2025
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O Polo de São Miguel do Oeste formou no último sábado, dia 10, mais uma turma do Curso Técnico em Agronegócio. A formação é uma iniciativa Sistema Faesc/Senar e Sindicato Rural do município e região. O ato foi marcado por emoção e reconhecimento pelo esforço e dedicação dos estudantes ao longo dos dois anos de curso.

Estiveram presentes autoridades, tutores, equipes do Sistema Faesc/Senar, além de familiares e amigos dos formandos. O anfitrião da noite, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de São Miguel do Oeste, Adair José Teixeira, fez as honras da casa ao receber as autoridades e o vice-presidente da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, conduziu o ato de colação de grau.

Clemerson Pedrozo parabenizou os formandos pela dedicação e ressaltou o compromisso do Sistema em apoiar a educação no campo. “A qualificação profissional é uma das ferramentas mais importantes para o desenvolvimento do agronegócio. Cada um de vocês, formandos, agora tem a responsabilidade de aplicar os conhecimentos adquiridos para aumentar a produtividade e promover inovação e sustentabilidade em nosso setor”.

O vice-presidente da Faesc também reconheceu o potencial catarinense ao frisar que o estado é empreendedor e que, mesmo ocupando um pequeno percentual do território nacional, representa uma das maiores economias do país. “O papel de profissionais como vocês é fundamental, pois vocês têm a missão de promover inovação e auxiliar na geração de renda do setor”.

Adair José Teixeira reforçou a importância da formação profissional para o agronegócio e enfatizou papel dos novos técnicos na transformação e modernização do campo. Também frisou que esse curso abre portas para a inovação nas propriedades, gestão no agronegócio, além de ampliar a competitividade do setor.

Também fizeram parte da mesa de honra o secretário da Agricultura do município e associado do Sindicato Rural de São Miguel do Oeste, André Zapani, a supervisora regional do Senar/SC Grasiane Viêra, o paraninfo dos formandos Leandro Simioni e o patrono Fábio Luis Winter.

A cerimônia de formatura foi marcada pela entrega dos certificados aos formandos, que demonstraram entusiasmo e gratidão pela oportunidade de concluir a formação técnica em um setor tão relevante para a economia local e nacional.

HISTÓRIAS QUE INSPIRAM

Márcio Gresele, 36 anos, nasceu e cresceu no campo e, aos 19 anos, saiu de casa para buscar novas oportunidades. “Fiquei 10 anos fora de casa e com o tempo tive um convite do meu pai para voltar e ajudar a administrar a propriedade. Voltei para a fazenda há cerca de seis anos para atuar com produção de vaca leiteira”.

O recém-formado contou que ao voltar, percebeu o quanto o setor produtivo acelerou nos últimos anos, trazendo novas informações, atualizações e tecnologias. “Como fiquei tanto tempo longe, me sentia desatualizado em relação à produção leiteira. Esse foi o principal motivo que me levou a buscar um curso. Queria ampliar minha visão e entender como poderia investir melhor na propriedade”.

De acordo com Márcio, o curso proporcionou acesso a muitos dados reais e informações de outras propriedades, o que ajudou a estabelecer uma base para a produção. Ao comparar com outras fazendas que, em dois ou três anos, conseguiram evoluir significativamente, percebi o quanto minha propriedade estava atrasada. Isso me motivou a colocar as coisas em ordem”.

Antes, a família trabalhava com vacas da raça Jersey, mas foi feita a transição para a raça Holandesa. “Optamos por reduzir o número de animais e aumentar a produtividade. No início, tínhamos 32 animais e conseguíamos tirar apenas 12 mil litros de leite por mês. Hoje, temos 25 animais na ordenha e entregamos mais de 500 litros por dia”, ressaltou.

Entretanto, o produtor conta que enfrentou algumas dificuldades devido à estiagem. “Apesar dos desafios, consegui elevar a produtividade de uma média de 15 litros por vaca/dia para 23 ou 24 litros/dia. Esse progresso foi possível graças ao conhecimento adquirido no curso e às melhorias implementadas na fazenda. O aprendizado e a adaptação às novas tecnologias foram fundamentais para essa evolução”.

A produtora rural Ivone witt Bellan, 41 anos, também atua com pecuária de leite e decidiu buscar novos conhecimentos para melhorar a propriedade e a produção, além de crescer profissionalmente e contribuir para o desenvolvimento da produção de alimentos. “Tive um grande avanço na criação de bezerras, pois o curso ajudou a ter uma nova visão sobre o manejo”.

A produtora realçou, ainda, que hoje tem um novo olhar para a propriedade, o que facilitou a identificação de pontos fracos e o trabalho para aprimorá-los, além de potencializar os pontos fortes para obter mais rentabilidade. “Também passei a ter uma visão mais ampla do mercado, avaliando o momento certo para investir. Aprendi a manter um controle financeiro mais eficiente, registrando entradas e saídas, acompanhando os custos de produção e determinando a quantidade ideal a ser produzida. Além disso, agora tenho um planejamento mais preciso da demanda alimentar do rebanho, garantindo reservas para enfrentar possíveis intempéries ao longo do ano”, afirmou a produtora ao reforçar que, de maneira geral, o curso trouxe benefícios significativos para sua propriedade e continuará sendo essencial para seu desenvolvimento.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/

Leia também

FAESC

|

5 de dezembro 2025

Calendário de eventos agropecuários 2026 do Sistema FAESC/SENAR terá mais de 220 eventos agropecuários O calendário de eventos agropecuários de 2026 do Sistema Faesc/Senar contabiliza mais de 220 exposições, feiras e leilões em todo o Estado de Santa Catarina. O levantamento foi divulgado após reuniões virtuais, nos dias 17 e 18 de novembro, voltadas à elaboração do calendário anual de feiras, leilões e exposições.

FAESC

|

5 de dezembro 2025

Setor produtivo apresenta ao Governo proposta que favorece compras conjuntas, reduz custos e regulariza as relações comerciais A Lei nº 19.395, aprovada em Santa Catarina e que entra em vigor a partir de 2026, representa um avanço que vai além dos créditos de ICMS. A norma consolida um modelo que fortalece toda a cadeia produtiva — do agricultor às pequenas e médias agroindústrias — ao trazer competitividade, segurança jurídica e um ambiente econômico mais equilibrado para quem vive do campo.

FAESC

|

5 de dezembro 2025

A perigosa escassez de recursos José Zeferino Pedrozo, Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

4 de dezembro 2025

Encontro de lideranças em Pouso Redondo reforça assistência técnica e capacitação no campo O Sindicato Rural de Pouso Redondo promoveu, com apoio do Sistema Faesc/Senar e parceria da Prefeitura Municipal, o Seminário de Líderes Rurais, reunindo 140 participantes entre autoridades, associados e convidados.

FAESC

|

4 de dezembro 2025

Sindicato Rural de Vidal Ramos realiza Seminário de Líderes e destaca mais de 140 ações em 2025 Com celebração de resultados e foco no planejamento, o Sindicato Rural de Vidal Ramos realizou no sábado (29), o Seminário de Líderes Rurais.

FAESC

|

4 de dezembro 2025

José Zeferino Pedrozo é homenageado nos 40 anos de Fundação do Sicoob Central SC/RS O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, recebeu uma placa de homenagem do Sicoob Central SC/RS e um exemplar do livro “Quatro décadas fortalecendo pessoas, negócios e comunidades”, publicação que celebra os 40 anos de história da cooperativa de crédito.

FAESC

|

4 de dezembro 2025

Sindicato Rural de Araranguá elege nova diretoria, durante Seminário de Líderes Rurais O fortalecimento da representatividade rural e o planejamento para os próximos anos marcaram o Seminário de Líderes Rurais do Sindicato Rural de Araranguá, realizado em 25 de novembro, no município de Balneário Arroio do Silva.

FAESC

|

4 de dezembro 2025

Sindicato Rural de Água Doce discute os desafios e os potenciais do agronegócio, durante Seminário de Líderes Rurais Um momento de diálogo, alinhamento e debates sobre os desafios e as potencialidades do agronegócio.

FAESC

|

3 de dezembro 2025

Seminário de Líderes Rurais reúne cerca de 100 participantes em São Miguel do Oeste O Sindicato dos Produtores Rurais de São Miguel do Oeste promoveu, na noite de sábado (29 de novembro), o Seminário de Líderes Rurais, evento que reuniu cerca de 100 participantes, entre associados, produtores, lideranças, técnicos e representantes de instituições parceiras.

FAESC

|

3 de dezembro 2025

Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Erê avalia ações de 2025, durante Seminário de Líderes O Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Erê promoveu, na noite da última sexta-feira, dia 28 de novembro, o Seminário de Líderes Rurais, um encontro marcado pela forte participação dos produtores e pelo balanço das ações voltadas ao fortalecimento do setor produtivo.

FAESC

|

2 de dezembro 2025

Sindicato Rural de Nova Veneza realiza Assembleia Geral Ordinária e homenageia lideranças do setor O Sindicato Rural de Nova Veneza realizou, no dia 22/11, no Restaurante Romagna, a Assembleia Geral Ordinária. O evento reuniu a diretoria, associados, autoridades, técnicos do setor agropecuário, técnicos de campo da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) nas áreas de bovinocultura de leite, apicultura e turismo rural, além de convidados.

FAESC

|

2 de dezembro 2025

Seminário de Líderes do Sindicato Rural de Armazém destaca os desafios e avanços do setor agropecuário na região O Sindicato Rural de Armazém promoveu, com apoio do Sistema Faesc/Senar, o Seminário de Líderes, realizado no Restaurante Tia Maria, no dia 26 de novembro. O encontro reuniu autoridades, lideranças e profissionais do setor para discutir temas estratégicos do meio rural e fortalecer o diálogo com os produtores da região.