- HOME FAESC SENAR
- Notícias do agro
- Sindicatos
-
- Transparência e prestação de contas
- Transparência
- Normas
- Eventos
- Fale Conosco
SENAR
10 de fevereiro 2026
Mais de duas mil pessoas passaram pela Carreta Agro pelo Brasil durante a Tecnoeste, em Concórdia, no Oeste catarinense. A estrutura itinerante e multiuso foi um dos destaques do evento e apresentou ao público as ações do Sistema CNA/Faesc/Senar e dos Sindicatos Rurais, de terça a quinta-feira (10 a 12 de fevereiro), no Parque do Instituto Federal Catarinense (IFC).
Ao longo dos três dias, produtores rurais, famílias, estudantes e parceiros do agro conferiram de perto uma programação diversificada, com palestras técnicas (conversas com especialistas), quiz do agro, ações do Programa Saúde no Campo (aferição de pressão arterial, medição de glicose e orientações sobre saúde) e um espaço de imersão interativo que permitiu vivenciar a história do agronegócio. No ambiente imersivo, paredes e piso da carreta se transformaram por meio de projeções em 3D e efeitos sonoros, proporcionando uma verdadeira “viagem” pelo universo do agro e pela história dos alimentos.
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, esteve presente e ressaltou a importância da iniciativa ao mencionar que foi uma oportunidade de apresentar, de forma dinâmica, as diferentes frentes de atuação do Sistema. “Demonstramos, de maneira integrada, as ações da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), da Formação Profissional Rural, da Promoção Social, entre outras. Tudo isso com o objetivo de aproximar o produtor das soluções que contribuem para aumentar a produtividade, melhorar a gestão e promover mais qualidade de vida às famílias rurais”, afirmou.
Zanluchi também marcou presença na abertura oficial da Tecnoeste e entregou juntamente com o presidente do Sindileite, Selvino Giesel, e outras lideranças, um documento com reivindicações do segmento de leite ao secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Admir Dalla Cort, ao deputado estadual Altair Silva e ao governador Jorginho Mello.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Concórdia, Celso André Rigo, avaliou que a participação na Tecnoeste fortaleceu a aproximação do produtor com o Sistema sindical e ampliou o acesso a informações essenciais para o setor.
“Foi uma alegria estar na Tecnoeste, em Concórdia, com a Carreta Agro pelo Brasil. A iniciativa representou uma oportunidade fantástica para o produtor se aproximar dessa estrutura sindical formada pela CNA, pela Faesc, Senar e Sindicato dos Produtores Rurais. Em um mundo com muita pesquisa e evolução, ações como essa se tornaram ainda mais importantes. Por isso, nossa mensagem foi para que a sociedade conhecesse mais, se aproximasse e tivesse orgulho da produção rural, que é vital para nossas vidas”, afirmou.
PROGRAMAÇÃO TÉCNICA
A programação técnica contemplou temas estratégicos para diferentes cadeias produtivas. Entre os assuntos apresentados estiveram a avaliação da estrutura da silagem com a peneira Penn State; a avaliação de carneiros e a interpretação do registro genealógico, bem como orientações sobre o valor do colostro para bovinos leiteiros. Além disso, especialistas apresentaram informações sobre avaliação de touros por meio da DEP, com dicas voltadas ao sucesso da próxima estação de monta e ao fortalecimento do melhoramento genético; entre outros temas.
O supervisor técnico da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), Fernando da Silveira, comentou sobre o sucesso da programação técnica e a participação do público ao longo do evento. “Tivemos excelente adesão do público em todas as atividades, com produtores muito interessados, fazendo perguntas, buscando informações e se aproximando das soluções apresentadas”.
CARRETA AGRO EM SC
Lançada em 2023, a Carreta Agro pelo Brasil esteve em Santa Catarina pela primeira vez em fevereiro de 2024 e, desde então, vinha ampliando sua presença no Estado. Para o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, receber novamente a estrutura reforça o compromisso com o desenvolvimento do agronegócio catarinense. “Estamos muito satisfeitos em receber, pelo terceiro ano consecutivo, uma estrutura tão relevante para a disseminação de conhecimento e tecnologias, impulsionando a inovação e a sustentabilidade no campo. Além de viabilizar palestras, uma experiência imersiva sobre a história do agro e outras ações, em um ambiente confortável e atrativo, a iniciativa estimulou o produtor a adotar novas tecnologias — fator essencial para fortalecer as cadeias produtivas locais e ampliar a competitividade no campo”, destacou.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DOS EVENTOS COM PRESENÇA DA CARRETA AGRO NO ESTADO:
Itaipu Rural Show: de 18 a 21 de fevereiro, no Parque de Exposições da Itaipu, em Pinhalzinho (Oeste);
Show Tecnológico Copercampos: de 24 a 27 de fevereiro, no Campo Demonstrativo Copercampos, em Campos Novos (Meio-Oeste).
Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:




