- HOME FAESC SENAR
- Notícias do agro
- Sindicatos
-
- Transparência e prestação de contas
- Transparência
- Normas
- Eventos
- Fale Conosco
SENAR
17 de outubro 2025
Mais uma edição do Programa Saúde do Homem Rural foi realizada com êxito em Santa Catarina. Desta vez, no dia 8 de outubro, no pavilhão da Igreja da comunidade de Rio Novo, em Major Vieira, cerca de 200 homens participaram da programação. A ação foi promovida pelo Sistema Faesc/Senar e pelo Sindicato Rural de Major Vieira, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Prefeitura.
Durante o evento, os participantes tiveram acesso a serviços de saúde especializados, com destaque para consultas urológicas, cerca de 10 tipos de exames preventivos, palestras educativas com médicos urologistas sobre prevenção do câncer e saúde sexual, além de orientações sobre violência doméstica, conduzidas pela Polícia Militar. Houve ainda uma dinâmica com fisioterapeuta, incentivando a prática regular de atividades físicas.
A iniciativa, que contou com o apoio de 30 voluntários, reforçou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, especialmente de doenças como o câncer, que apresenta alta incidência entre a população masculina.
A supervisora regional do Senar/SC, Carine Weiss, destacou o sucesso da ação. Segundo ela, os produtores rurais valorizam muito a oportunidade de participar do programa, que permite verificar a saúde e adquirir conhecimentos fundamentais para o bem-estar. “Eventos como esse aproximam os serviços de saúde das comunidades do campo, contribuindo para a promoção da qualidade de vida”, afirmou.
O presidente do Sindicato Rural de Major Vieira, João Francisco de Mattos, também comemorou os resultados e ressaltou que a iniciativa cumpriu plenamente o propósito de levar informações e serviços essenciais às famílias rurais. “Além de identificar riscos e incentivar hábitos saudáveis, o programa possibilita realizar diagnósticos precoces, o que é fundamental para agilizar o tratamento e aumentar as chances de cura”, destacou.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, enfatizou a relevância do programa e a satisfação em acompanhar sua consolidação ao longo dos anos. “A adoção de hábitos saudáveis é fundamental para reduzir as chances de desenvolvimento de diversos problemas de saúde, entre eles o câncer – considerado um dos mais graves e com alta incidência. Reforço o orgulho em sermos pioneiros, em 2010, no Programa Saúde do Homem Rural, que hoje é realizado com sucesso em todo o País”, afirmou.
Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar: