- HOME FAESC SENAR
- Notícias do agro
- Sindicatos
-
- Transparência e prestação de contas
- Transparência
- Normas
- Eventos
- Fale Conosco
SENAR
17 de outubro 2025
SENAR
17 de outubro 2025
O município de Jacinto Machado sediou, neste mês (10/10), uma ação do Programa Saúde da Mulher Rural. A iniciativa, do Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural local e a Prefeitura Municipal, visou promover a educação para o cuidado com a saúde, com ênfase na prevenção e diagnóstico precoce de doenças que afetam a população feminina.
Ao todo, mais de 230 pessoas foram atendidas durante a programação. Foram realizados 150 exames papanicolau, sessões de auriculoterapia, além de palestras com as médicas ginecologistas Dra. Arina Belettini e Dra. Bruna Fontana, que abordaram temas como câncer de mama e câncer de colo do útero, entre outras ações voltadas à saúde e ao bem-estar.
As atividades tiveram como foco prioritário a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de colo do útero, câncer de mama, doenças sexualmente transmissíveis e outras enfermidades que podem ser evitadas com cuidados preventivos. A programação também contou com depoimentos emocionantes de mulheres que venceram o câncer, reforçando a importância do autocuidado e da prevenção.
O evento contou com a presença do presidente do Sindicato Rural de Jacinto Machado, Lédio Luciette, da vice-prefeita de Jacinto Machado, Noeli Zacca, da prefeita de Sombrio, Gislaine Cunha, da supervisora regional do Senar/SC, Sueli Silveira Rosa, do representante da Câmara Municipal, Alan De Noni, da secretária de Saúde, Juliane Furlanetto, entre outras lideranças.
De acordo com Sueli Silveira Rosa, a ação superou as expectativas. “Atingimos nossa meta com o número de exames realizados e com a participação expressiva do público feminino, que buscou conhecimento e informações sobre os cuidados com a saúde preventiva”, destacou.
Lédio Luciette também ressaltou o êxito da ação. “O evento cumpriu seu propósito de promover a saúde, incentivar o autocuidado e estimular a adoção de medidas de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero”.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, enviou uma mensagem especial aos participantes, ressaltando a importância da iniciativa. “Queremos auxiliar no controle de fatores de risco que impactam diretamente a saúde da mulher rural. É gratificante perceber que os resultados têm evoluído a cada ano e receber relatos que comprovam a importância de investir em saúde e qualidade de vida no meio rural”, afirmou.
Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar: