- HOME FAESC SENAR
- Notícias do agro
- Sindicatos
-
- Transparência e prestação de contas
- Transparência
- Normas
- Eventos
- Fale Conosco
SENAR
17 de outubro 2025
Aproximadamente 450 mulheres participaram da ação do Programa Saúde da Mulher Rural, na última semana (11/10), em São Martinho. A iniciativa foi do Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural de São Martinho, a Prefeitura Municipal e a Cooperzem.
Durante o evento, foram realizados 156 exames Papanicolau, exames de optometria e sinais vitais e outras iniciativas voltadas ao cuidado com a saúde e o bem-estar feminino. As ações tiveram como foco fortalecer a educação para o cuidado com a saúde, priorizando a prevenção, a adoção de hábitos saudáveis e o diagnóstico precoce de doenças, como câncer do colo do útero, câncer de mama e infecções sexualmente transmissíveis.
O evento contou com a presença da prefeita de São Martinho, Anelise Wiemes, do vice-prefeito Rudinei Heerdt Michels, da presidente do Sindicato Rural de São Martinho, Sueli Maria Willemann, da supervisora regional do Senar/SC, Sueli Silveira Rosa, de secretários municipais, vereadores e demais autoridades locais, que reforçaram o apoio à iniciativa e a importância de ações voltadas à saúde da mulher rural. O presidente da Cooperzem, Marcelino Heerdt, também esteve presente, destacando a relevância das parcerias para o fortalecimento da comunidade local.
A programação teve ainda um momento de ginástica laboral conduzido por Shayana Willeman, que animou as participantes e estimulou a prática de atividades físicas. A palestrante Gabriela Dias trouxe uma reflexão inspiradora com o tema “Desperte sua melhor versão” e o encerramento contou com uma apresentação especial da personagem Dona Maricotinha, que trouxe leveza e bom humor ao público.
A presidente do Sindicato Rural Sueli Maria, avaliou de forma positiva o evento e destacou a importância da mobilização. “A iniciativa foi fundamental para trazer conhecimentos e oportunizar atendimentos que ajudam a identificar eventuais problemas de saúde e iniciar o tratamento o quanto antes”, afirmou.
A supervisora regional do Senar/SC, Sueli Rosa, ressaltou o sucesso da ação e o engajamento das participantes. “Excelente evento com parcerias estabelecidas e envolvimento de todos, fortalecendo a importância do cuidado preventivo com a mente, corpo e espírito”.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, enviou uma mensagem ao público do evento e também enfatizou a relevância da iniciativa. “Queremos auxiliar no controle de fatores de risco que impactam diretamente a saúde da mulher rural. É gratificante perceber que os resultados têm evoluído a cada ano e receber relatos que comprovam a importância de investir em saúde e qualidade de vida no meio rural”, destacou.
Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar: