ACESSAR O MENU

Programa Saúde da Mulher Rural reúne cerca de 450 participantes em São Martinho

Programa Saúde da Mulher Rural reúne cerca de 450 participantes em São Martinho
SENAR
17 de Outubro de 2025
Por: MB Comunicação
Fonte: Sistema FAESC/SENAR

Aproximadamente 450 mulheres participaram da ação do Programa Saúde da Mulher Rural, na última semana (11/10), em São Martinho. A iniciativa foi do Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural de São Martinho, a Prefeitura Municipal e a Cooperzem.

Durante o evento, foram realizados 156 exames Papanicolau, exames de optometria e sinais vitais e outras iniciativas voltadas ao cuidado com a saúde e o bem-estar feminino. As ações tiveram como foco fortalecer a educação para o cuidado com a saúde, priorizando a prevenção, a adoção de hábitos saudáveis e o diagnóstico precoce de doenças, como câncer do colo do útero, câncer de mama e infecções sexualmente transmissíveis.

O evento contou com a presença da prefeita de São Martinho, Anelise Wiemes, do vice-prefeito Rudinei Heerdt Michels, da presidente do Sindicato Rural de São Martinho, Sueli Maria Willemann, da supervisora regional do Senar/SC, Sueli Silveira Rosa, de secretários municipais, vereadores e demais autoridades locais, que reforçaram o apoio à iniciativa e a importância de ações voltadas à saúde da mulher rural. O presidente da Cooperzem, Marcelino Heerdt, também esteve presente, destacando a relevância das parcerias para o fortalecimento da comunidade local.

A programação teve ainda um momento de ginástica laboral conduzido por Shayana Willeman, que animou as participantes e estimulou a prática de atividades físicas. A palestrante Gabriela Dias trouxe uma reflexão inspiradora com o tema “Desperte sua melhor versão” e o encerramento contou com uma apresentação especial da personagem Dona Maricotinha, que trouxe leveza e bom humor ao público.

A presidente do Sindicato Rural Sueli Maria, avaliou de forma positiva o evento e destacou a importância da mobilização. “A iniciativa foi fundamental para trazer conhecimentos e oportunizar atendimentos que ajudam a identificar eventuais problemas de saúde e iniciar o tratamento o quanto antes”, afirmou.

A supervisora regional do Senar/SC, Sueli Rosa, ressaltou o sucesso da ação e o engajamento das participantes. “Excelente evento com parcerias estabelecidas e envolvimento de todos, fortalecendo a importância do cuidado preventivo com a mente, corpo e espírito”.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, enviou uma mensagem ao público do evento e também enfatizou a relevância da iniciativa. “Queremos auxiliar no controle de fatores de risco que impactam diretamente a saúde da mulher rural. É gratificante perceber que os resultados têm evoluído a cada ano e receber relatos que comprovam a importância de investir em saúde e qualidade de vida no meio rural”, destacou.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

Leia também

SENAR

|

17 de outubro 2025

Major Vieira atende cerca de 200 pessoas em ação do Programa Saúde do Homem Rural Mais uma edição do Programa Saúde do Homem Rural foi realizada com êxito em Santa Catarina.

SENAR

|

17 de outubro 2025

Programa Saúde da Mulher Rural reúne cerca de 450 participantes em São Martinho Aproximadamente 450 mulheres participaram da ação do Programa Saúde da Mulher Rural, na última semana (11/10), em São Martinho. A iniciativa foi do Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural de São Martinho, a Prefeitura Municipal e a Cooperzem.

SENAR

|

17 de outubro 2025

Programa Saúde da Mulher é promovido com sucesso em Jacinto Machado O município de Jacinto Machado sediou, neste mês (10/10), uma ação do Programa Saúde da Mulher Rural.

FAESC

|

14 de outubro 2025

Equipes da ATeG preparadas para oferecer um atendimento de excelência aos produtores rurais A capacitação das equipes técnicas da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), realizada na última semana em Chapecó, recebeu avaliações muito positivas dos participantes.

FAESC

|

13 de outubro 2025

Encontros reforçam estratégias para fortalecer o Sistema Integrado de Produção de Tabaco Mais de 1,3 mil pessoas dos três Estados do Sul participaram dos sete seminários para Fortalecimento do Sistema Integrado de Produção de Tabaco (SIPT) promovidos pelas entidades que integram o Fórum Nacional de Integração da Cadeia Produtiva do Tabaco (Foniagro) entre os dias 8 e 25 de setembro.

FAESC

|

13 de outubro 2025

Equipes dos Sindicatos Rurais participam de Treinamento sobre Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural e Legislação Tributária Aplicada “Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural e Legislação Tributária Aplicada” foi o foco do treinamento promovido pelo Sistema Faesc/Senar na última quinta-feira (9), com a participação das equipes dos Sindicatos Rurais de Santa Catarina.

FAESC

|

8 de outubro 2025

Confira atualização parcial dos leilões de touros desta semana em Santa Catarina A pecuária catarinense segue em constante desenvolvimento, impulsionada por iniciativas que valorizam a qualidade genética e a sanidade dos rebanhos.

FAESC

|

8 de outubro 2025

Webinar do Sistema Faesc/Senar e da Safras & Mercado aborda o cenário e as perspectivas de mercado do arroz” “Cenário de oferta e demanda global, perspectivas de mercado do arroz” é o tema do próximo webinar gratuito promovido pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com a Safras & Mercado.

SENAR

|

7 de outubro 2025

Sistema FAESC/SENAR abre inscrições para Cursos Técnicos gratuitos em 2026 Estão abertas as inscrições para três cursos técnicos da Rede e-Tec do Sistema Faesc/Senar, em Santa Catarina. As formações, com início no primeiro semestre de 2026, são totalmente gratuitas e ofertadas na modalidade presencial e a distância.

FAESC

|

7 de outubro 2025

FAESC debate pautas estratégicas do agronegócio na região Sul As demandas estratégicas e as oportunidades do agronegócio do Sul catarinense foram destaques na reunião regional e Assembleia Geral Ordinária com os Sindicatos Rurais, realizada nesta segunda-feira (06), em Criciúma.

FAESC

|

6 de outubro 2025

Sistema FAESC/SENAR planeja ações do setor produtivo com os Sindicatos Rurais catarinenses Planejar e alinhar ações com foco no aperfeiçoamento do atendimento aos produtores rurais catarinenses e garantir excelência na prestação de serviços.

FAESC

|

2 de outubro 2025

Divulgada mais uma atualização parcial dos leilões de touros em Santa Catarina O Grupo de Melhoramento Genético (GMG) da Udesc divulgou, nesta quarta-feira (01/10), mais um resultado parcial dos leilões de touros em Santa Catarina.