ACESSAR O MENU

Projeto “Plantando para o Futuro” cultiva esperança e aprendizado na Casa da Teca em Florianópolis

Projeto “Plantando para o Futuro” cultiva esperança e aprendizado na Casa da Teca em Florianópolis
SENAR
16 de Junho de 2025
Por: MB Comunicação
Fonte: Sistema FAESC/SENAR

A Casa da Teca, em Florianópolis, é um serviço de acolhimento para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Em parceria com o Programa Novos Caminhos, a instituição foi palco recentemente da implementação bem-sucedida do projeto “Plantando para o Futuro: Horta no Acolhimento”, uma iniciativa que une educação ambiental, saúde, desenvolvimento de habilidades e fortalecimento da cidadania para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Idealizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), o projeto conta com o apoio dos Sindicatos Rurais e busca despertar nos participantes valores essenciais como o cuidado com o meio ambiente, a importância da alimentação saudável e o trabalho coletivo.

UM JARDIM DE SABERES E SABORES

Na Casa da Teca, os pequenos tiveram a oportunidade de colocar as mãos na terra e plantar uma grande variedade de hortaliças e temperos: salsa, cebolinha, salsinha, beterraba, rúcula, couve, capim-santo, agrião, alface e pimenta. “Cada iniciativa, que chega até nós, carrega consigo o potencial de transformar realidades. Foi com esse olhar que a Casa da Teca recebeu a oficina Plantando para o Futuro” promovida pelo Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Programa Novos Caminhos. Mais do que ensinar sobre cultivo orgânico e a importância de uma alimentação saudável, essa vivência proporcionou às nossas crianças e adolescentes a oportunidade de se reconectar com a terra, com o tempo das coisas e com os valores que promovem o cuidado consigo mesmos, com o outro e com o planeta”, enfatizou a psicóloga da instituição Cláudia Flores Abraham.

Em um contexto de acolhimento — onde muitas histórias são marcadas por rupturas e incertezas — experiências como essa mostram que é possível plantar sementes de protagonismo e autonomia. Um verdadeiro despertar para o senso de responsabilidade, pertencimento e trabalho em equipe.

“Agradecemos ao sistema Faesc/Senar e ao Programa Novos Caminhos pela parceria, sensibilidade e compromisso com as instituições de acolhimento. Que mais ações como essa floresçam e inspirem novos futuros”.

Mais do que um simples cultivo, a horta torna-se uma ferramenta de transformação social. “Estamos investindo na formação de uma geração mais consciente e comprometida com o meio ambiente, com a alimentação saudável e com o desenvolvimento rural”, destacou o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo. “A parceria com o Programa Novos Caminhos é fundamental para colocar essa iniciativa em prática e oferecer oportunidades para desenvolver a cidadania das crianças em situação de vulnerabilidade social”, completou. SEMEANDO OPORTUNIDADES: O PAPEL DO PROGRAMA NOVOS CAMINHOS O Programa Novos Caminhos, fundado em 2013, é fruto do Termo de Cooperação nº 175/2013, firmado entre o Poder Judiciário catarinense, a Associação de Magistrados Catarinenses (AMC) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC/SESI/SENAI). Ao longo do tempo, outras instituições se tornaram parceiras da iniciativa, como a OAB/SC, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o SENAC/SESC/Fecomércio, a Associação Catarinense de Medicina (ACM), a FESAG, o próprio Sistema Faesc/Senar e o CIEE/SC. O programa tem o objetivo de garantir oportunidades de formação e desenvolvimento integral para crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente, oferecendo ferramentas para que eles possam construir trajetórias de vida autônomas e seguras.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

Leia também

FAESC

|

15 de julho 2025

FAESC e Sindicatos Rurais reforçam apoio ao projeto que propõe mudanças na classificação do tabaco A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC, com o apoio dos Sindicatos Rurais da região Sul (Faesc), mobilizou diversos produtores de tabaco para participarem da audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), na tarde da última sexta-feira (11), em Içara.

FAESC

|

15 de julho 2025

Energia elétrica para o campo JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

14 de julho 2025

Sindicato Rural de Correia Pinto promove Seminário de Líderes e Assembleia Geral Ordinária Momentos de integração, conhecimento, planejamento e avaliação das ações marcaram o Seminário de Líderes e a Assembleia Geral Ordinária, promovido pelo Sindicato Rural de Correia Pinto, no auditório do Salão de Festas Florarte, no dia 26 de junho.

FAESC

|

14 de julho 2025

EMBRAPA Suínos & Aves: 50 anos JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

SENAR

|

14 de julho 2025

Mel Casanova conquista Selo Arte com apoio do Sistema FAESC/SENAR e leva sabor de Santa Catarina para todo o Brasil O Sistema Faesc/Senar e o Sindicato Rural de Água Doce celebram uma conquista histórica junto ao produtor Luciano Casanova de Salto Veloso, no Meio-Oeste: a obtenção do Selo Arte para o Mel Casanova, agora apto para ser comercializado em todo o território nacional.

FAESC

|

11 de julho 2025

Capacitações ampliam segurança e promovem a profissionalização no transporte agrícola Presidentes dos Sindicatos Rurais de Benedito Novo e de Seara relatam o sucesso dos treinamentos.

FAESC

|

10 de julho 2025

CNA e FAESC capacitam setor produtivo catarinense para o uso do Domicílio Judicial Eletrônico A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveram, na quinta-feira (10), a Capacitação em Domicílio Judicial Eletrônico (DJE).

FAESC

|

10 de julho 2025

CNA divulga nota sobre tarifa anunciada por Trump A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) acompanha com atenção a decisão do Governo dos Estados Unidos de impor tarifas adicionais de 50% sobre todas as suas importações de produtos brasileiros.

FAESC

|

9 de julho 2025

CAPADR aprova repasse mínimo anual de R$ 250 bilhões para execução do Plano Safra Poder Executivo não poderá suspender os recursos sem autorização expressa do Congresso Nacional

FAESC

|

9 de julho 2025

Seminário de Líderes reforça o importante papel do Sindicato Rural de Joaçaba no desenvolvimento do agronegócio regional O Seminário de Líderes Rurais, recentemente promovido pelo Sindicato Rural de Joaçaba, foi uma oportunidade para apresentar o balanço das atividades e destacar o impacto das ações nas áreas de conhecimento e saúde.

FAESC

|

9 de julho 2025

Nesta quarta-feira, dia 09 Mutirão no Sindicato Rural de Mafra orienta produtores sobre retificações do Cadastro Ambiental Rural O produtor rural que já realizou o Cadastro Ambiental Rural (CAR) tem agora a oportunidade de conferir se há alguma pendência para retificação.