FAESC
22 de agosto 2025
FAESC
22 de agosto 2025
O município de Meleiro sediou, neste mês, o Dia de Campo Regional da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) das cadeias produtivas de bovinocultura de corte e de leite. O evento foi promovido pelo Sistema Faesc/Senar e pelo Sindicato Rural de Meleiro, com a participação de produtores de diversas localidades do Extremo-Sul catarinense, especialmente das regiões de Araranguá, Nova Veneza, Passo de Torres e municípios vizinhos. Também estiveram presentes lideranças e equipes técnicas.
As atividades foram conduzidas pelo supervisor técnico da ATeG, Jaison Buss, e pelos técnicos de campo Antônio Simoni e Willian Buzanello. A programação contemplou a apresentação de um experimento com pastagens anuais de inverno, que incluiu 17 variedades de aveia e azevém. Foram aplicados três métodos distintos de manejo: um mais agressivo, outro considerado ideal e um terceiro no qual o ponto de corte foi ultrapassado.
Jaison Buss explicou que os participantes puderam observar, na prática, como cada variedade reagiu aos diferentes manejos, analisando pontos fortes e fracos, além de compreender quais opções se adaptam melhor às condições de suas propriedades. Segundo ele, essa avaliação prática é fundamental para que cada produtor, junto com o técnico de campo, escolha a variedade mais adequada para sua realidade. “Também tivemos o depoimento do produtor Cezar Giassi e seu filho que contaram sobre a evolução das variedades, o que validou as informações transmitidas pela equipe técnica”.
Outro tema abordado foi a variedade de milho para silagem, com explicações sobre as variedades mais plantadas no Sul catarinense. Foram discutidas as características de cada tipo, época de plantio, vantagens e limitações. “As informações auxiliaram produtores que ainda estavam indecisos sobre qual variedade adotar para a próxima safra”.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Meleiro, João Alexandre Zocce Saccon, o evento foi marcado pela interação entre produtores e técnicos, o que foi essencial para a troca de experiências e a disseminação de boas práticas. “A demonstração em campo proporcionou aos participantes uma visão clara das tecnologias e estratégias de manejo, o que contribui para o aumento da produtividade das propriedades rurais da região”.
ATEG EM SC
Para o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, o êxito das técnicas aplicadas nas propriedades evidencia o compromisso da instituição e dos Sindicatos Rurais com a qualificação contínua dos produtores, por meio de alternativas que tornam as cadeias produtivas cada vez mais profissionalizadas e competitivas em Santa Catarina.
Além da bovinocultura de leite e corte, a ATeG atende outras nove cadeias produtivas no Estado: agroindústria; agroindústria apícola; apicultura; fruticultura; maricultura; olericultura; ovinocaprinocultura; piscicultura; e turismo rural. A iniciativa é coordenada por Paula Coimbra Nunes e conta com o acompanhamento próximo do superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.
O trabalho desenvolvido pelo ATeG vai além do suporte técnico: promove o aperfeiçoamento da gestão nas propriedades rurais, ampliando a produtividade, a eficiência e a sustentabilidade das atividades. Com um acompanhamento contínuo e personalizado, o serviço contribui para a profissionalização do campo e o fortalecimento da agropecuária catarinense.