SENAR
17 de setembro 2025
SENAR
16 de setembro 2025
SENAR
16 de setembro 2025
Os desafios, as perspectivas e as oportunidades do agronegócio no Vale do Itajaí marcaram a pauta da primeira reunião regional da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) em 2025. O encontro ocorreu nesta quarta-feira (10), em Ituporanga, reunindo dirigentes de 11 Sindicatos Rurais da região para discutir as principais demandas e traçar estratégias em prol do setor.
As atividades foram conduzidas pelo presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, e pelo vice-presidente regional da Faesc e presidente do Sindicato Rural de Ituporanga, Arny Mohr. Também participaram o vice-presidente executivo da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo; o vice-presidente de secretaria, Enori Barbieri; o vice-presidente de finanças, Antônio Marcos Pagani de Souza; e o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.
Durante o evento, o presidente Pedrozo destacou a importância de os Sindicatos utilizarem cada vez mais o Sistema Faesc/Senar como apoio às atividades sindicais e, sobretudo, como instrumento de capacitação por meio da Formação Profissional Rural (FPR), da Promoção Social (PS) e da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). O dirigente também incentivou os Sindicatos a ampliarem as ações em suas bases, garantindo suporte contínuo para levar resultados concretos ao produtor rural.
Na sequência, os demais diretores compartilharam suas mensagens e se colocaram à disposição para atender às necessidades das entidades sindicais, reforçando o compromisso de fortalecer a atuação local. Os presidentes dos Sindicatos apresentaram a realidade de suas entidades e ressaltaram a relevância da parceria com o Sistema Faesc/Senar. Segundo eles, as iniciativas têm contribuído de forma decisiva para o desenvolvimento das atividades no campo e para o aumento da renda dos produtores rurais.
O encontro contou, ainda, com a presença dos membros da diretoria e equipe do Sindicato Rural de Ituporanga, do supervisor regional do Senar/SC, Ricardo da Costa, e do supervisor técnico da ATeG, Gerson Cunha.
De acordo com o presidente Pedrozo, a reunião cumpriu seu objetivo de fortalecer o contato com as lideranças locais, ouvir as principais reivindicações, acompanhar de perto a realidade do Sistema em suas bases e repassar as informações mais recentes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Senar Nacional. “Juntos, seguiremos trabalhando para fortalecer o setor produtivo, estimulando a inovação, ampliando oportunidades e construindo um ambiente cada vez mais sustentável e competitivo”, finalizou o dirigente.