- HOME FAESC SENAR
- Notícias do agro
- Sindicatos
-
- Transparência e prestação de contas
- Transparência
- Normas
- Eventos
- Fale Conosco
FAESC
12 de setembro 2025
SENAR
11 de setembro 2025
Um Dia de Campo dedicado aos cultivares de inverno reuniu, recentemente, produtores rurais do Meio-Oeste, em Treze Tílias, para conhecer diversas opções de aveias, trigos, azevéns, além de misturas de cobertura com plantas e serviços. A iniciativa, do Sistema Faesc/Senar e Sindicato Rural de Água Doce, visou aproximar o produtor das técnicas e tecnologias disponíveis no mercado, ampliando as alternativas para fortalecer a produção no campo.
As atividades foram conduzidas pelos técnicos de campo Lucas Verona e Jonas Verona, juntamente com o supervisor técnico da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), Guilherme Romani de Mello, e demais integrantes da equipe técnica. Guilherme ressaltou que o objetivo central foi possibilitar que os produtores visualizassem os resultados, aprendessem na prática, trocassem experiências e absorvessem as melhores técnicas e tecnologias disponíveis para o campo. “Afinal, isso é ATeG”, destacou.
O supervisor regional do Senar/SC, Jeam Carlos Palavro, afirmou que os produtores tiveram a oportunidade de observar de perto o comportamento das variedades em sua própria região. “Nossos técnicos realizam os experimentos dentro de uma propriedade, reproduzindo a realidade do produtor. Dessa forma, criamos condições para ampliar a produção de forragem, garantir melhor alimentação aos animais e, consequentemente, aumentar a rentabilidade. Com isso, o Sistema Faesc/Senar e o Sindicato Rural cumprem sua missão de fazer um campo cada vez mais eficiente”, explicou.
O presidente do Sindicato Rural de Água Doce, Newton Bedin, reforçou a relevância da iniciativa, realizada na propriedade da família Natter (Cabanha HVR). Ele destacou que o encontro foi uma oportunidade para compartilhar conhecimento em um momento desafiador, marcado pelas dificuldades climáticas que afetaram o desenvolvimento das pastagens na região. “A parceria com o Sistema Faesc/Senar é fundamental para estarmos próximos dos produtores, trazendo conhecimento e fortalecendo a rentabilidade de suas propriedades”, afirmou.
SOBRE A ATEG
O trabalho desenvolvido pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) vai além do suporte técnico: promove o aperfeiçoamento da gestão nas propriedades rurais, ampliando a produtividade, a eficiência e a sustentabilidade das atividades. Com acompanhamento contínuo e personalizado, o serviço contribui para a profissionalização do campo e o fortalecimento da agropecuária catarinense.
Para o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, os resultados obtidos nas propriedades reforçam a relevância da iniciativa. “A ATeG vem cumprindo, de forma exemplar, seu papel ao impulsionar a evolução socioeconômica dos produtores e ao difundir tecnologias e práticas de gestão voltadas à produção de alimentos em harmonia com o meio ambiente.”
A ATeG atende onze cadeias produtivas em Santa Catarina: agroindústria, agroindústria apícola, apicultura, bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, fruticultura, maricultura, olericultura, ovinocaprinocultura, piscicultura e turismo rural. A iniciativa é coordenada por Paula Coimbra Nunes e acompanhada de perto pelo superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.
Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar: