- HOME FAESC SENAR
- Notícias do agro
- Sindicatos
-
- Transparência e prestação de contas
- Transparência
- Normas
- Eventos
- Fale Conosco
FAESC
12 de setembro 2025
A propriedade de Fernanda Reck e família, na Linha São Paulinho, em São Lourenço do Oeste (SC), sediou recentemente uma Oficina Técnica na área de Apicultura. A iniciativa, do Sistema Faesc/Senar e Sindicato Rural local, reuniu produtores da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) interessados em alternativas para agregar valor à cadeia da apicultura.
As atividades foram conduzidas pela técnica de campo Mardiori Souza e pela bióloga Janes Cristina Garda dos Santos, que já participou da ATeG em um grupo de apicultura. Em sua apresentação, Janes destacou a produção de sabonetes e lip balms elaborados a partir de produtos apícolas.
O encontro contou com a presença do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de São Lourenço do Oeste, Nelson Luiz Moresco, que destacou a importância do evento e do acesso ao conhecimento técnico para fortalecer a atividade apícola na região. Estiveram presentes, ainda, o secretário da Agricultura Gilberto Bordignon, a supervisora regional Grasiane Viêra e o supervisor técnico da ATeG, Fernando Schneider.
Para Grasiane, a iniciativa reforçou o compromisso institucional com a qualificação dos produtores e o estímulo à inovação no campo. “O evento proporcionou troca de experiências e integração entre apicultores, confirmando a relevância da ATeG como ferramenta de desenvolvimento e inovação da apicultura”.
SOBRE A ATEG
O trabalho desenvolvido pela ATeG vai além do suporte técnico: promove o aperfeiçoamento da gestão nas propriedades rurais, ampliando a produtividade, a eficiência e a sustentabilidade das atividades. Com um acompanhamento contínuo e personalizado, o serviço contribui para a profissionalização do campo e o fortalecimento da agropecuária catarinense.
De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, a ATeG Apicultura e a ATeG Agroindústria Apícola têm sido essenciais para o desenvolvimento da atividade em todo o Estado. “A evolução da apicultura de Santa Catarina é significativa, tanto que temos produtos reconhecidos internacionalmente”.
A ATeG atende 11 cadeias produtivas no estado: agroindústria, agroindústria apícola, apicultura, bovinocultura de leite, bovinocultura de corte, fruticultura, maricultura, olericultura, ovinocultura de corte, piscicultura e turismo rural. A iniciativa é coordenada por Paula Coimbra Nunes e conta com o acompanhamento do superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.