FAESC
9 de setembro 2025
FAESC
9 de setembro 2025
A Fazenda Brasil Florestal, em Itaiópolis, sediou o Seminário de Líderes Rurais do Planalto Norte, que reuniu presidentes e representantes dos Sindicatos Rurais da região, além de outras lideranças, técnicos e parceiros. O encontro representou um espaço de diálogo, troca de experiências e discussão de estratégias para o fortalecimento da representatividade sindical no setor agropecuário catarinense.
A iniciativa teve como objetivos avaliar as ações realizadas pelo Sistema Sindical Rural no Norte neste ano, alinhar estratégias para enfrentar os desafios atuais do agronegócio, discutir oportunidades de desenvolvimento regional e debater medidas de fortalecimento dos Sindicatos Rurais como agentes de transformação social e econômica.
O evento contou com a participação do vice-presidente da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo; do presidente do Sindicato anfitrião, Mauro Kazmierczak; do prefeito de Itaiópolis Ivan Rech; do vice-presidente regional da Faesc e presidente do Sindicato Rural de Irineópolis, Eraldo Konkol; além de outros dirigentes de Sindicatos Rurais da região. Também prestigiaram o encontro a supervisora regional do Senar/SC, Carine Weiss, e a supervisora técnica da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), Taiane Caroline Plautz Pscheidt.
A abertura foi conduzida por Mauro Kazmierczak, que destacou a relevância da iniciativa para o fortalecimento da agropecuária regional. Ele falou sobre os avanços, os desafios e as oportunidades do setor e destacou a importante parceria com o Sistema Faesc/Senar.
Em sua explanação, o vice-presidente da Faesc, Clemerson Pedrozo, ressaltou a importância da atuação integrada entre a Federação, os Sindicatos e os produtores rurais. Segundo ele, “o Seminário destaca a força e a atuação dos Sindicatos do Planalto Norte de Santa Catarina, consolidando o papel do Sistema Faesc/Senar/Sindicatos Rurais na defesa da classe produtora e na construção de um setor cada vez mais organizado e competitivo”.
A programação incluiu a palestra “Fumicultura – Produção e Comercialização”, com Eraldo Konkol, que é representante da Faesc na Foniagro. Outro assunto relevante discutido foi o Cadastro Ambiental Rural (CAR), apresentado pelo técnico Eduardo, da Epagri.
Ao fim do evento, Clemerson Pedrozo e as demais lideranças agradeceram de forma especial ao representante da Brasil Florestal, o médico-veterinário Luiz Henrique, que oportunizou a utilização do espaço para o Seminário. Também realçaram a relevância da Brasil Florestal, reconhecida pela excelência na criação de touros Angus. Seu proprietário, Nivaldo Dzyekanski, é reconhecido como uma autoridade no setor, com produção de animais de elevada qualidade genética e uma propriedade que se destaca em toda a América Latina.
Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar: